A estratégia brasileira para transformação digital tem como intuito principal apresentar uma agenda para que o país se torne uma sociedade digital num futuro próximo. Este tipo de guia deve propor e nortear uma proposta ou estratégia de longo prazo para a economia digital, levando em consideração a aplicação de tecnologia e inovação.

Ter um parceiro para auxiliar na estratégia brasileira para transformação digital juntamente com o apoio necessário para o governo é importante no sucesso desse tipo de jornada. E o Cast Group tem o potencial para impactar positivamente, tanto organizações governamentais quanto organizações do setor privado. E mais, permite que país tenha uma jornada de sucesso para dar ainda mais eficiência nos seus serviços.

Quer saber mais sobre a estratégia brasileira para transformação digital e como a Cast Group pode apoiar tanto o governo quanto organizações privadas? Continue acompanhando a nossa publicação!

A EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA BRASILEIRA PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A estratégia brasileira para transformação digital tem como foco principal aproveitar todo o potencial da tecnologia e inovação para alcançar um aumento de produtividade e competitividade. E ainda de acordo com o abordado no documento, espera-se aumentar os níveis de emprego e renda por todo país com novas frente de aplicação de recursos.

Este tipo de iniciativa vai de acordo com a evolução e digitalização dos serviços importantes em diversos países. Em todo o mundo, ao alavancar as competências e vantagens com o uso da tecnologia, grandes nações conseguem preencher lacunas que poderiam impactar esse tipo de estratégia. E mais, a competitividade se torna um fator principal na economia digital.

Temas importantes presentes na estratégia brasileira para transformação digital

É claro que uma definição de estratégia para transformação digital de um país não poderia ficar solta e sem um plano específico de evolução. Para o Brasil, alguns temas são definidos como importantes, como:

  • A cidadania digital, que visa ter um conceito de governo eletrônico além de facilitar a promoção e oferecimento de serviços públicos digitais. Permite-se também mais transparência e engajamento do cidadão;
  • A ampliação da infraestrutura do país para o uso e o acesso a novas tecnologias;
  • Apoio a pesquisa e desenvolvimento, com uma política produtiva e tecnológica;
  • Proporcionar a confiança no ambiente digital, com segurança,  proteção ao consumidor, privacidade e proteção de dados pessoais;
  • Melhorar a educação e a capacitação num ambiente digital. Além disso, ter o ensino das tecnologias de informação já na educação básica visando as novas carreiras e empregos do futuro;
  • Fazer com que o Brasil tenha visibilidade e dimensão internacional para debater e gerir os temas relacionados à transformação digital;
  • Promover uma digitalização da economia, com novos formatos e otimizando os processos produtivos com a Internet das Coisas, Plataformas Digitais e Empreendedorismo.

Assim, a iniciativa de governo digital e a estratégia brasileira para transformação digital ganha corpo e consegue-se visualizar as iniciativas essenciais para que se torne realidade. E vale salientar que conta ainda com a sinergia entre diferentes setores e atores da economia do país, principalmente pelos desafios presentes na implementação.

O APOIO AO GOVERNO E O IMPACTO NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS

Por ser uma iniciativa do governo, a estratégia brasileira para transformação digital nasceu a partir de um grupo de trabalho com participações de diversos órgãos, em colaboração. Além disso, representantes da sociedade civil também auxiliaram a traçar diagnósticos e uma visão do futuro para uma abordagem completa da estratégia.

Ao promover uma visão única em torno da transformação digital, as ações visão integram tanto um ambiente de transformação no governo quanto transformação na economia do país. Com isso, o apoio ao governo pode se dar de diferentes formas e variam desde a concepção da infraestrutura necessária quanto na evolução dos marcos regulatórios adequados.

E mais, os mecanismos institucionais para promover estas ações devem ser claros e se manter em evolução para entregar a melhor qualidade possível  à sociedade. O acesso da população a internet e as tecnologias digitais são um ótimo exemplo de como o governo pode influenciar o desenvolvimento econômico e global, junto com a estratégia brasileira para transformação digital.

Outro exemplo importante no sentido de apoio ao governo são as ações de inclusão digital, principalmente em escolas públicas – tanto em áreas urbanas quanto rurais. A banda larga de alta velocidade e uma rede de conexão e transmissão de dados terrestre ou via satélite podem ser implantadas em parceria com organizações privadas.

O impacto nas organizações privadas

As organizações privadas serão impactadas pela estratégia brasileira para transformação digital a medida que fornecem ou consomem os serviços públicos. E isso pode ser benéfico para a empresa – desde que tenha uma visão clara e possua a sua própria cultura ou jornada de transformação digital. 

O mundo está em constante mudança e a tecnologia tem o poder de entregar soluções melhores ao consumidor final – e ao mesmo tempo de fácil utilização e alto nível de complexidade de execução. Com isso, as organizações privadas tem uma ótima oportunidade de se engajar no conjunto de ações propostas pelo governo brasileiro, apoiando o país rumo a um futuro tecnológico.

Alguns exemplos importantes estão no fornecimento de soluções que melhorem a experiência digital do cidadão e até atuando na simplificação de processos dentro de órgãos públicos. E mais, entregando maior capacidade ao governo digital, com eficiência gerencial, transparência e agilidade.

 Como a Cast Group pode apoiar o governo?

A Cast Group tem mais de 30 anos de experiência e possui um amplo portfólio de serviços para apoiar o setor público e o próprio governo na otimização de processos e aumento da eficiência na gestão. Assim, consegue promover a melhor experiência para o cidadão, com a simplicidade e a segurança que a estratégia brasileira para transformação digital necessita.

A evolução da tecnologia faz necessária uma evolução dos serviços prestados ao cidadão e é isso que motiva a estratégia brasileira para transformação digital. Além disso, permite que o governo tenha um plano traçado para atuação em diversas áreas, fazendo com que a digitalização seja realizada uniformemente e com a qualidade esperada.

A Cast Group tem a experiência necessária para apoiar o governo nas ações propostas pelo plano, além de entender o impacto que estas ações terão também nas organizações privadas.

Acompanhe as publicações no nosso blog e saiba mais!