O setor de RH é um dos que mais têm se beneficiado das novas tecnologias. Há desde recursos simples que otimizam a rotina realizando tarefas operacionais até ferramentas extremamente avançadas, que contribuem para a atuação estratégica desse departamento. Uma excelente alternativa para conhecer todas essas novidades são os eventos da área de gestão de pessoas.

Mas não é apenas sobre a tecnologia que esses eventos falam. Eles trazem conceitos altamente relevantes para os profissionais, baseados em resultados de estudos ou em necessidades observadas recentemente. Outra vantagem da participação é o contato com soluções que diversas empresas estão desenvolvendo para o setor.

Feiras, congressos, fóruns — há diversas opções tanto em cidades específicas quanto em eventos itinerantes. Quer saber quais são eles para começar a se preparar? Então, confira o post!

PRINCIPAIS EVENTOS NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

1. CONARH

Período de ocorrência: segundo semestre, possivelmente no mês de agosto

Local: São Paulo

Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH) está entre os eventos que mais crescem a cada ano. Em 2018, foram mais de 3.000 congressistas reunidos na São Paulo Expo. Além das palestras, apresentações de cases e painéis, os participantes conhecem uma série de soluções e ferramentas mostradas pelos expositores.

No entanto, apesar de todas essas ferramentas tecnológicas, o objetivo do evento é chamar a atenção dos profissionais para a importância de valorizar o que existe de mais importante nas organizações: as pessoas. Você pode esperar uma troca de experiências riquíssima, que mostrará exatamente como é possível as organizações serem ao mesmo tempo tão tecnológicas e tão humanas.

2. HSM Expo

Período de ocorrência: segundo semestre, geralmente no mês de novembro

Local: São Paulo

HSM Expo trás palestrantes de grande renome no mercado. Alguns exemplos são Ariana Huffington, Eric Ries, Charlene Li, Hugh Herr, Fareed Zakaria e Yuval Harari. Além disso, o evento abre espaços para troca de ideias, contribuindo para que todos os participantes saiam da exposição com uma nova visão sobre os conceitos mais importantes sobre gestão de pessoas.

Para os organizadores, o objetivo não é simplesmente informar. Trata-se de uma oportunidade para mudar o mindset de executivos e gestores, possibilitando uma verdadeira transformação da realidade e de seus negócios. A ideia é aprender hoje para criar o amanhã.

3. Fórum Capital Humano

Período de ocorrência: primeiro semestre, geralmente em junho

Local: São Paulo

Além da teoria, a prática — essa é a característica do Fórum de Gestão do Capital Humano. Não são simplesmente palestras, mas o compartilhamento de experiências bem-sucedidas. Os palestrantes são nada menos que profissionais de RH que atuam em grandes empresas. No palco, eles falam sobre práticas que fizeram a diferença nas organizações onde trabalham, gerando engajamento e resultados.

Além dessa oportunidade de aprender com os grandes nomes do mercado, o Fórum também é marcado pela possibilidade de debater os temas pertinentes ao setor e ficar de olho nas tendências do mercado. Também é o espaço em que os profissionais de RH podem fazer networking e ampliar sua rede de contatos.

4. Fórum RH

Período de ocorrência: primeiro semestre, geralmente em abril

Local: São Paulo

Este é outro evento focado no compartilhamento de experiências práticas, por meio de cases relacionados às grandes organizações do país. Os palestrantes do Fórum RH são executivos altamente qualificados que abordam os temas mais relevantes do momento para o setor e criam oportunidades para que os participantes tenham insights e ideias transformadoras.

Além dos palestrantes, os participantes têm a chance de ouvir o que pesquisadores e outros profissionais descobriram em seus estudos recentes. Assim, o evento se torna um ambiente propício para a discussão de tendências e conhecimento de inovações.

5. HR4results

Período de ocorrência: primeiro semestre, geralmente em maio

Local: São Paulo

Palestras, painéis, discussões cases de sucesso — essas são apenas algumas das oportunidades que o participante encontra no HR4results, um evento que costuma se destacar pela apresentação de tendências, inovações e recursos tecnológicos.

Um dos temas que é sempre discutido, até mesmo porque não pode ser ignorado, é o futuro do RH. Afinal, com tantos recursos relacionados à Inteligência Artificial, People Analytics, Machine Learning e o surgimento das HR Techs, qual será o papel do profissional da área?

Além dos palestrantes, o evento tem uma abordagem prática muito interessante. O “Mão na massa” faz parte de sua programação, ou seja, a oferta de conteúdo que pode ser colocado em ação logo após a participação.

O salão de resultados também contém experiências interativas, tecnologia de ponta e as soluções oferecidas pelas principais startups de RH do país.

6. RH-Rio

Período de ocorrência: primeiro semestre, geralmente em maio

Local: Rio de Janeiro

E não é só São Paulo que recebe grandes eventos de RH. O Congresso de Gestão de Pessoas do Rio de Janeiro já tem mais de 45 anos de atividade e traz conteúdos e ferramentas de qualidade. Assim como os outros congressos, eles oferecem dezenas de palestras.

Na parte prática, o RH-Rio se destaca pelas oficinas, apresentação de ferramentas que revolucionam a rotina do RH, possibilidade de networking e contato com fornecedores. Assim, os participantes conseguem se atualizar e conhecer as tendências da área, bem como os principais conceitos que estão sendo aplicados no Brasil e no mundo.

7. RH on the Road

Período de ocorrência: diversas datas, de acordo com a cidade

Local: Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Rio de Janeiro, Vitoria e Curitiba.

Se você não é de São Paulo e nem do Rio de Janeiro, mas quer se atualizar sem precisar se deslocar para tão longe, existe a oportunidade de participar do RH on the Road. Trata-se de um evento itinerante, que leva as novidades do setor para diversas cidades do país.

O RH on the Road leva uma série de debates e palestras com profissionais de destaque no mercado a todos os estados que recebem os eventos. Os inscritos também participam de oficinas e programas de imersão, onde têm contato com atividades práticas.

Além disso, os expositores apresentam soluções para otimizar o trabalho do setor, fazendo com que eles tenham a oportunidade de atuar de forma mais estratégica.

A agenda completa de eventos está no site do próprio RH on the Road. Confira e saiba quando eles estarão perto de você!

E então, gostou da programação de eventos na área de gestão de pessoas? Que tal conhecer alguns pontos importantes sobre a gestão de desempenho com objetivos estratégicos, para sua empresa obter melhores resultados? Baixe nosso e-book gratuitamente e descubra como não ficar para trás no mercado!

Leave a Reply