Evite os principais erros de gestão na era digital
BLOG
Gestão Empresarial

Evite os principais erros de gestão na era digital

5 de março de 2020

Normalmente uma empresa começa o processo de transformação digital sem pensar de fato quais são os principais erros de gestão na era digital – seu principal foco são nos resultados esperados e no sucesso a partir de todo o esforço que está sendo dispensado nesse processo. Um ponto importante é que caso as empresas se mantenham aquém dos objetivos que foram mapeados, ocorrem impactos negativos no retorno esperado do processo.

Ao evitar que estes principais erros de gestão na era digital ocorram, os especialistas em tecnologia, consultores e diretores envolvidos no processo conseguem atingir o objetivo que foi previamente acordado, entregando os melhores resultados para a companhia. Com uma cultura organizacional que favorece as mudanças, é importante entender que os resultados também devem oferecer um valor comercial claro para os negócios.

Evitar os principais erros de gestão na era digital é um importante passo para garantir o sucesso da jornada de transformação digital do negócio. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

Os erros de gestão na era digital mais comuns

Existem erros comuns que aparecem no processo de gestão na era digital, principalmente quando a empresa está passando ou já passou por um processo de transformação digital. Um ponto importante é ter um amplo gerenciamento das mudanças que podem ocorrer, evitando que falhas aconteçam pela falta de comunicação.

Não entender a suscetibilidade do negócio para transformações

As transformações estão ocorrendo cada vez mais rápido na era digital. A transformação do padrão de consumo, do padrão de interação social e até da forma como a tecnologia impacta na vida dos consumidores. Uma etapa importante para evitar os erros de gestão na era digital é estar atento e entender o poder que estas transformações tem no negócio e na forma de se produzir algo de valor para o cliente.

Por muito tempo os processos de TI tinham como premissa implantar tecnologias que modificassem e melhorassem a execução dos processos internos – desde que bem mapeados e funcionando num cenário esperado. Ao entender que as mudanças culturais podem ocorrer durante a transformação digital e que líderes devem compartilhar a sua visão para alinhar os objetivos e engajar as pessoas.

Não manter uma liderança efetiva na era digital

Bons líderes estão preparados para realizar um gerenciamento de mudanças e não devem passar esta tarefa a outros departamentos. O time de tecnologia deve estar atento ao que ocorre em termos de transformação digital e deve auxiliar o negócio no caminho certo para alcançar os objetos e garantir os melhores resultados.

Não estar presente quando o negócio precisa

Este é um dos erros que podem ser difíceis de se notar, principalmente por depender de entender o papel da liderança de TI enquanto as mudanças ocorrem e quais ações são mais benéficas para o negócio. Os líderes e gestores do time de tecnologia devem garantir que as diferentes áreas do negócio estejam a frente das mudanças, com todo o suporte necessário – como um verdadeiro time, com o compromisso total dos colegas na defesa e na boa adaptação as mudanças.

Outra forma de se manter presente quando o negócio precisa é entender quais são as dificuldades que podem impactar a boa execução das tarefas relativas ao negócio uma vez que mudanças ocorram. Este é um dos tipos de erros de gestão na era digital que demonstram que subestimar as dificuldades e não reconhecer o alto impacto das mudanças pode afetar diretamente na boa execução do processo.

Isolar quem pode estar preparado para mudanças

Outro exemplo de um dos erros de gestão na era digital é acabar isolando qualquer time ou equipe que trabalha diretamente com as mudanças causadas pela transformação digital ao seu negócio. Este time deve estar sim preparado e deve trabalhar sempre em conjunto com os demais para que ocorra o crescimento organizacional, com os ajustes sendo realizados de forma compartilhada.

A atribuição do papel de gerenciamento na era digital também depende da aquisição de bons profissionais para a equipe. Este perfil deve saber lidar bem com as tarefas da área, além de contar múltiplas habilidades que vão desde o entendimento do comportamento organizacional e até a psicologia.

A alocação errada de recursos

Este é um tema delicado e ao mesmo tempo totalmente relevante para as organizações que se preocupam em mitigar possíveis erros de gestão na era digital. As empresas devem reservar parte do orçamento dedicados a ações que a preparem para possíveis mudanças – e não sobrecarregar os profissionais que atuam nesta área com outras funções ou outras responsabilidades.

Não trabalhar de forma inclusiva com os funcionários

Valorizar a iniciativa e as ideias de todos os funcionários que atuam no negócio é uma ótima forma de entender e estar preparado possíveis mudanças. É importante contar com a colaboração de todos para tornar uma equipe de liderança heterogênea, além de auxiliar na redução dos silos organizacionais – como por exemplo quando o time de RH tem processos que não são integrados com o time financeiro – e podem inclusive trabalhar contra os benefícios da transformação digital.

A inclusão também ocorre quando todos sabem sobre o que está ocorrendo no momento atual da empresa e quais são os planos para o futuro, podendo inclusive opinar sobre este plano afim de buscar os melhores indicadores e as melhores opções possíveis. Os diretores, líderes e gestores da área de tecnologia devem se sentir responsáveis por realizar uma gestão considerada como inclusiva e que agregue as diferentes visões da empresa e do mercado em prol do crescimento saudável.

Saiba mais!

Entender os impactos de possíveis erros de gestão na era digital é uma das principais formas de se estar preparado para os impactos da mudanças que são inerentes a evolução tecnológica. A transformação digital também promove que as empresas pensem conforme um panorama de inovações juntamente com o surgimento de novas possibilidades para evoluir as práticas do negócio.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais sobre os impactos da transformação digital no seu negócio, além de dicas importantes para estar preparados contra possíveis erros de gestão na era digital.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS