A filosofia Lean teve sua origem no Japão pós-guerra tendo o como ideia central eliminar desperdícios, utilizando menos recursos e agregando mais valor para os clientes, isso foi fortemente aplicado na indústria automobilística, mais precisamente na Toyota.

Nascendo com um forte viés na área de manufatura, encontrou novas aplicações com o passar do tempo e a comprovação do seu sucesso em diversas áreas. A gestão empresarial e o gerenciamento de projeto são áreas importantes para a empresa e que cabem a eliminação de desperdícios, além de melhorar os processos e incentivar a inovação tecnológica.

A Cast group está aplicando a Filosofia Lean para auxiliar nos projetos do seus clientes. Continue acompanhando a nossa publicação, veja como isso acontece e tire insights para o seu negócio!

A FILOSOFIA LEAN APLICADA PARA A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO EMPRESARIAL

A Filosofia Lean vem sendo amplamente utilizada para além do panorama industrial, encontrando um ótimo ambiente propício quando aplicada para a otimização da gestão empresarial. Vem também sendo combinada com outras metodologias ágeis e aplicada em diversas outras áreas.

O ciclo da Filosofia Lean se adapta a gestão empresarial, principalmente quando se enxerga o processo como um dos pilares que necessitam de mudança e melhoria contínua. Ao identificar o valor no processo de gestão empresarial, consegue-se melhores resultados para a empresa.

A Filosofia Lean e o A3

O A3 é considerado como “sangue do Lean”, uma poderosa ferramenta para poder visualizar o processo como um todo, além dos pontos que necessitam de alguma melhoria ou que podem ser beneficiados pela eliminação de desperdícios – pontos chave da Filosofia Lean. A visualização de todos os aspectos relevantes da empresa e do negócio conseguem ser mapeados de form aclara e objetiva, facilitando a análise integrada e visual para o trabalho que está sendo executado em determinado processo.

O relacionamento com os clientes e fornecedores também é considerado um ponto importante da Filosofia Lean e do A3 como um todo, principalmente na decisão sobre qual o tipo de relação se deseja estabelecer. Manter boas relações com clientes e fornecedores é uma ótima forma de manter a satisfação e a saúde do negócio.

O significado de “Ir ao Gemba”

Ir ao Gemba é um conceito simples mas que tem um impacto enorme quando aplicado de forma correta, utilizando a Metodologia Lean. A palavra Gemba tem origem japonesa e significa o

“lugar real” onde as coisas realmente acontecem. A caminhada Gemba é para que os executivos deixem suas rotinas diárias para andar e ver o trabalho onde ele realmente acontece e, construir relações com os funcionários, baseadas na confiança mútua. Existem três elementos fundamentais ligados ao Gemba: 1º) Vá e veja, 2º) pergunte por que, 3º) respeite as pessoas.

Isto permite que sejam identificados os gargalos no processo e melhora da comunicação interna, impactando positivamente tanto na equipe interna da empresa quanto nos seus clientes, que enxergam os benefícios por meio da sua melhor execução e entrega de valor.

Ao absorver os princípios do Lean e ir ao Gemba, o gestor enxerga os processos de outra forma, a qual permite que sejam transformados e melhorados como um todo. A eliminação de desperdícios deve-se sempre estar em mente na hora de ir ao Gemba e é importante identificar os gargalos do processo.

A ANÁLISE DE RESULTADOS E A MELHORIA CONTÍNUA AO APLICAR A FILOSOFIA LEAN

Analisar os resultados e testar as possibilidades de melhoria dos processos ao aplicar a Metodologia Lean é uma das tarefas mais importantes quando se quer o resultado desejado. Mostra que com uma visão sistêmica de solucionar os problemas, consegue-se agregar valor para toda a empresa além de melhorar os processos como um todo, que ficam mais transparente e mais fáceis de serem entendidos e cumpridos.

Ao trazer os bons resultados com a aplicação da Metodologia Lean e seguindo os seus conceitos, promove-se também uma mudança cultural dentro da empresa. Consegue-se mostrar aos funcionários e parceiros que sempre é possível melhorar algum processo ou método que está sendo empregado dentro da empresa, agregando valor para o cliente ao longo do tempo.

ENTENDA NA PRÁTICA!

A Cast group é um ótimo exemplo da aplicação da filosofia Lean, criou um programa interno chamado de LeanCast, que vem obtendo excelentes resultados através da eliminação de desperdício, caminhada gemba, construção de A3 e etc, na busca constante da melhoria contínua em seus processos produtivos, além de motivar também as demais áreas de apoio, afim de identificar e tratar os gargalos que podem impactar negativamente suas operações.

Veja no vídeo abaixo um pouco de como funciona esta metodologia:

 

 

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais como a Cast group pode ajudá-lo transformando de maneira enxuta e inteligente, seus processos de negócio!