Gêmeos digitais e seus impactos no futuro da indústria
BLOG
Inovação

Gêmeos digitais e seus impactos no futuro da indústria

18 de dezembro de 2019

A indústria 4.0 já é uma realidade e está presente em grande parte das empresas de todo o mundo. Com as novas tecnologias, é possível adequar os recursos e trabalhar com mais eficiência, lucratividade, flexibilidade e melhores resultados. Os gêmeos digitais são um exemplo disso, você já ouviu falar deles?

Um gêmeo digital nada mais é do que uma cópia virtualizada de dados reais. Assim sendo, quando um novo produto é desenvolvido no plano físico, também é projetado nos ambientes digitais, com todas as informações sendo copiadas e constantemente atualizadas.

As funcionalidades dos gêmeos digitais na indústria

Para compreender como os gêmeos digitais funcionam na indústria, convém dar um exemplo e explicar a forma como essa tecnologia já está sendo utilizada na medicina. Na área médica, são criados programas de computador em que são lançadas todas as informações sobre um paciente, tais como tipo sanguíneo, fatores genéticos, resultados de exames, etc.

Com base na combinação desses dados, os médicos conseguem projetar doenças que uma determinada pessoa tem chances de desenvolver e se antecipar, propondo tratamentos preventivos. Isso faz com que o paciente tenha mais qualidade de vida e evite o surgimento de patologias graves, como o câncer, por exemplo.

Na área da indústria, o funcionamento é parecido. Hoje em dia, muitos produtos são equipados com recursos de internet das coisas (IoT) e machine learning. Isso significa que as máquinas aprendem os gostos dos usuários, de acordo com a forma como eles as utilizam. Esses dados também podem alimentar um banco, o gêmeo digital do equipamento.

De tal maneira, as indústrias poderão aperfeiçoar os seus produtos para versões futuras, fazendo com que eles sanem cada vez mais a necessidade dos seus usuários. O mesmo vale para manutenções e reparos que necessitem ser realizados.

Acessando os dados transmissores pelos sensores de IoT, por exemplo, você pode gerar informações no nível granular da máquina ou de componentes individuais. Com esse insight, será possível personalizar exclusivamente as manutenções e reparos, com base no uso real do usuário ativo e não em suposições e estimativas sem dados que constatem a veracidade da situação.

A aplicação de gêmeos digitais nas mais diversas áreas de uma indústria

Os gêmeos digitais também conectam as informações de ativos a processos desenvolvidos nas mais diversas áreas de uma indústria. Com essa tecnologia é possível conquistar uma visibilidade ampla em todos os processos de fabricação e manutenção de um item, em setores como o de design, de produção, de manutenção e de serviço do produto.

Ao mesmo tempo, eles fornecem dados importantes para as preocupações críticas do negócio, como custos, operações da cadeira de suprimentos, geração de receitas e satisfação do cliente. Tudo isso deve ser incluído no planejamento estratégico da organização, que poderá ser bem mais completo e retratar realmente o cenário em que ela está inserida.

Vale destacar que o uso dos dados fornecidos pelos gêmeos digitais se estendem além das operações internas. Eles são úteis também para que se possa ter um melhor relacionamento com os fornecedores, processos logísticos mais aprimorados etc.

Quando o machine learning é aplicado, por exemplo, são gerados dados que propiciam desde mudanças rápidas até insights mais profundos, que podem ser incorporados a um ciclo de feedbacks. Isso tudo faz com que a empresa tenha ganhos significativos em sua vantagem competitiva.

O uso de setores de inteligência para melhor aproveitamento dos gêmeos digitais

Para ter mais resultados positivos com o uso de gêmeos digitais, as empresas precisam ter um setor de inteligência, que seja estável e trabalhe em tempo real. Essa área da indústria deve conter e se conectar com todos os dados e aplicativos que a empresa tem, bem como aos produtos e serviços que são utilizados pelos clientes.

Assim, se tem a garantia de que os gêmeos digitais serão “alimentados” com dados em tempo real e que realmente apresentam situações verdadeiras, nas quais os gestores poderão se inspirar para obter mais resultados positivos para os seus negócios.

As vantagens que os gêmeos digitais trazem para as empresas

Como você pode perceber, os gêmeos digitais são uma tecnologia realmente interessante e que trará muitos benefícios para as indústrias e também para os seus clientes. Veja, a seguir, os principais deles!

Redução de custos

Com os gêmeos digitais se torna possível que ocorra menos erros no planejamento. Em uma manutenção, por exemplo, a empresa saberá exatamente o quanto vai gastar, uma vez que terá uma espécie de “orçamento” realizado com base nos dados gerados pelos recursos tecnológicos. Assim, imprevistos que oneram em mais custos deixarão de ocorrer.

Diminuição dos desperdícios

Como haverá esse monitoramento de tudo o que será feito com certa antecedência, também são diminuídos os desperdícios. A demanda muda conforme os anos passam e essa evolução será mostrada pelos gêmeos digitais. Logo, a compra exagerada de matéria-prima não ocorrerá, por exemplo.

Produtos personalizados para os clientes

Os gêmeos digitais também têm um papel importante para a personalização dos produtos, trazendo um diferencial competitivo, que certamente atrairá mais clientes. Imagine, por exemplo, uma empresa que desenvolve softwares de gestão.

Certamente a realidade da gestão de uma loja de calçados não é a mesma de uma farmácia ou de outro tipo de estabelecimento. Logo, os softwares poderão utilizar da inteligência artificial para coletar dados, de modo que a indústria desenvolvedora possa adaptar recursos de maneira exclusiva para cada cliente.

Os gêmeos digitais são uma tecnologia revolucionária! Tenha certeza de que você ainda ouvirá falar muito nesse assunto e que a sua empresa utilizará esse serviço no futuro. Afinal, os benefícios são interessantes para qualquer tipo de negócio.

Quer continuar se informando sobre tecnologias do futuro? Então leia agora o nosso artigo que fala sobre a aplicação da realidade aumentada nos negócios. Ele mostra informações interessantes sobre o tema e ainda aborda um case de sucesso na área.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS