Gestão de ERP e a influência nas empresas!
BLOG

Gestão de ERP e a influência nas empresas!

31 de maio de 2021

Fazer uma boa gestão de um ERP é imprescindível para garantir que o serviço que contratou seja bem executado e atenda às necessidades da sua empresa. No entanto, é muito comum que a manutenção caia no esquecimento e com isso, problemas se acumulem.

Na verdade, quando a contratação do serviço é feita, ela busca atender demandas específicas e assim, toda personalização gira em torno do objetivo que a companhia tem.

Porém, você mais do que ninguém sabe que vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, com mercados que constantemente sofrem mudanças para melhor atender aos clientes.

Mais ainda, a transformação digital fez com que novas formas de consumo se estabelecessem e novos setores fossem criados na economia.

Toda essa transformação exige adaptabilidade, e obviamente, um ERP pode e deve fornecer isso à sua companhia. Contudo, é preciso considerar alguns fatores para garantir a completa eficiência do sistema.

Como fazer uma boa gestão de ERP?

Confira como você pode evitar problemas e frustrações com o seu sistema de ERP:

Faça atualizações programadas do sistema

Primeiramente, é preciso não negligenciar as manutenções básicas. Após a implementação e ao longo do tempo de uso, será preciso fazer atualizações de sistema. Afinal, os softwares sempre passam por melhorias, correções de possíveis falhas e também aprimoramentos para atender à novas tecnologias e formatos.

É assim com o seu computador, notebook, celular e aplicativos, e é assim também que funciona um sistema de gestão empresarial.

O problema é que, muitas vezes, as empresas recorrem ao suporte somente para fazer alguns ajustes finos ou esporadicamente, para corrigir algum problema. Logo, o serviço pode se tornar lento, desatualizado e começar a apresentar baixa produtividade ao longo do período de contratação.

Então, atentar-se ao período recomendado para executar as atualizações é essencial para seu bom funcionamento.

Cuidado com as personalizações

É importante também se certificar de que as personalizações estejam de acordo com as necessidades da empresa e tratá-las conforme o processo.

Conforme dissemos, com muita frequência as prioridades corporativas mudam, e novas personalizações são criadas. Fazer a gestão do que deve entrar, mas principalmente o que não precisa estar mais presente no seu ERP é importante para não gerar acúmulo de tarefas.

Dessa forma, a organização evita sobrecarregá-lo com comandos que não estão mais de acordo com a realidade que enfrentam no momento.

Envolver a equipe e tirar aprendizados

Um dos pontos mais importantes e que também costuma ser esquecido, é o envolvimento da equipe nas questões que envolvem o ERP.

É muito comum que tanto a implementação, quanto no decorrer do uso, as pessoas vejam a área de TI como única responsável pelo sistema e os colaboradores em geral o vejam como um “bicho de sete cabeças”.

Assim, é importante que os executivos desmistifiquem a escolha e incorporem todos os funcionários que terão contato com o ERP no dia a dia – desde o começo, até o seu desenrolar.

Afinal, costuma existir dentro do ambiente corporativo preconceito com o que não é habitual ou envolve certo nível de empenho. Algumas pessoas são naturalmente desconfiadas ou resistentes, então é vital que elas estejam cientes do objetivo que a empresa tem e como o uso do ERP pode, na verdade, tornar o trabalho muito mais otimizado e eficiente.

Citamos esse ponto aqui, porque ao acolher a opinião dos colaboradores e fazer com que sejam mais participativos, a gestão do ERP pode se tornar ainda mais assertiva e minuciosa.

Quando as adaptações forem exigidas, a companhia terá a visão clara do que pode ser melhorado e como tornar o ambiente mais produtivo para todos, principalmente para quem está diretamente envolvido na execução das tarefas.

Ter uma boa empresa responsável pela gestão do seu ERP

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom ressaltar o quanto uma empresa confiável, expert no mercado e com a devida experiência faz a total diferença na gestão de um ERP.

Ter o devido suporte não só para resolver os problemas que surgirão, mas também para entender completamente quais são os desejos e necessidades da sua empresa é obrigatório para a manutenção seja feita de forma correta.

Além disso, também evita custos extras, retrabalhos e desperdício de um tempo que sabemos que ninguém tem hoje em dia.

Invista em uma empresa segura e que possa lhe ajudar de forma end-to-end.

Conte com a Cast group na sua gestão empresarial

Fazer a boa gestão do ERP desde o começo evita perda de dados importantes e torna a performance muito mais rápida e objetiva.

Frequentemente, a falta de um cuidado mais próximo faz com que a operação seja prejudicada ou deixa a estratégia do seu negócio a desejar.

Ainda, contratar uma empresa que promete uma revolução no momento da implementação, mas não oferece um bom suporte, é extremamente perigoso.

Desse modo, a Cast group se apresenta como uma ótima opção para que você faça a melhor administração de toda a sua cadeia produtiva ou mesmo das áreas que apontam gargalos.

Nós temos mais de 30 anos de experiência no mercado de gestão empresarial e atendemos mais de 450 clientes de todos os portes – sendo inclusive, reconhecidamente líderes no setor público.

O nível de complexidade de grandes projetos que executamos e nossas certificações fazem com que sejamos a melhor opção para que você não tenha surpresas desagradáveis tanto no começo, quanto no desenrolar da gestão.

Conheça o nosso trabalho e entre em contato conosco para garantir o máximo de eficiência e qualidade com o seu sistema.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS