Gestão multiplataforma e a aceleração dos negócios
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Gestão multiplataforma e a aceleração dos negócios

1 de setembro de 2021

A gestão multiplataforma é cada vez mais aplicada em todos os segmentos do mercado. As novas formas de consumo e o nível de exigência do consumidor fizeram com que as empresas procurassem, na área de tecnologia, uma forma de estimular as vendas e obter crescimento sustentável.

De acordo com a pesquisa da Ebit/Nielsen, cerca de 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online em 2020, impulsionados principalmente pelas restrições impostas pela pandemia do Covid-19. O resultado? Excelente, sendo que 80% afirmaram que voltariam a consumir dessa forma.

Ainda que a sociedade respire aliviada com o fim da crise sanitária, o comportamento da população não deve retroceder de forma alguma. Sobretudo pelo fato de a digitalização fazer totalmente parte da rotina dos millenials e da geração Z também ser nativamente digital.

A omnicanalidade fará com que 49% dos brasileiros mesclem suas compras entre lojas físicas e online, segundo dados da Social Miner com a Opinion Box.

Tal tendência se justifica pelo fato de cada vez mais pessoas procurarem a internet para resolverem seus problemas, encontrando soluções que facilitem sua rotina e otimizem o maior ativo da atualidade: o tempo.

A gestão multiplataforma no B2C

Anteriormente, citamos o que é ser multiplataforma e algumas de suas principais vantagens. O fato é que lidamos com um mundo totalmente conectado, onde a compra e a interação entre as pessoas não se limitam ao contato físico – elas acontecem onde o indivíduo está e da forma que prefere consumir.

Com isso, temos inúmeros exemplos do varejo que apontam que as companhias que investem na integração de seus canais obtêm muito mais sucesso em atrair, conquistar e fidelizar seus clientes.

À medida que todos desejam ter mais praticidade no seu dia a dia, facilmente uma pesquisa de produto que acontece no celular ultrapassa as barreiras de conectividade para acabar em uma loja física, por exemplo.

O consumidor final não necessariamente abrirá mão do contato físico, mas vai buscar, progressivamente, informações prévias ou tomar suas decisões pela internet.

Facilitar o acesso à interação e flexibilizar a operação é a peça chave para manter a competitividade daqui em diante.

A busca pelo termo “entrega rápida” no Google apresentou grandes saltos ao longo de todo o ano de 2020, um indicativo claro da necessidade em se investir em facilidades logísticas ao público. Ainda, 30% dos entrevistados pelo estudo da Ebit/Nielsen afirmaram que esse foi o principal motivo de insatisfação com suas compras.

Multiplataforma ainda é um desafio no B2B

Já as relações B2B ainda precisam avançar um pouco mais em relação a essa realidade. Devido ao formado tradicionalista de muitas empresas brasileiras, a questão ainda sofre resistência e se desenvolve de forma muito tímida ou desconexa.

Porém, é importante salientar que, da mesma forma que boa parte dos consumidores finais derivam das novas gerações, o mesmo acontece no meio corporativo.

Digitalizar a relação entre as companhias é um fator primordial, pois aumenta excepcionalmente a performance e agilidade, uma vez que o trabalho dos vendedores é facilitado e aprimorado.

A relação também tende a se tornar cada vez mais híbrida, não descartando o contato físico, mas simplificando a abordagem com o acesso a dados que antes dependiam de tempo e morosidade desnecessários.

Ao mesmo tempo, as barreiras geográficas são derrubadas, o que permite ampliar de forma significativa o alcance das ofertas.

Como acelerar o crescimento através da gestão de multiplataforma?

Conforme citamos, um dos principais desafios é adaptar os canais de venda e a área logística, fazendo com que funcionem em completa sinergia e forneçam uma experiência de qualidade ao cliente.

O varejo tem apostado na redistribuição de seus produtos, que muitas vezes deixam de estar centralizados em grandes centros de distribuição, para ter disponibilidade local. 

Desse modo, a comunicação entre pontos de vendas regionais e os canais digitais acontece, para que a entrega seja a mais rápida e satisfatória possível.

Outro ponto de atenção é se munir de uma excelente rede de soluções, que devem suprir tanto com as necessidades da sua organização, quanto a de seus clientes.

Nesse aspecto, contar com soluções em nuvem, como as que a Cast group oferece, é o primeiro ponto. Esse tipo de computação permite dinamismo e alcance em qualquer momento e local, permitindo que as adaptações aconteçam em tempo real.

Além disso, a rapidez é essencial para garantir que acessar as informações instantaneamente, fazendo com que o cliente não perca o interesse em se relacionar com a marca.

Por fim, levar em conta a escalabilidade e adaptação seguem como base para a gestão multiplataforma, pois ninguém quer ter sua potência limitada pela baixa entrega tecnológica.

A centralização dos dados e a simplificação de todos os processos que envolvem o desenvolvimento de seus produtos e serviços é algo a ser perseguido diariamente. 

Entender as dores do seu público e buscar as melhores (e mais orgânicas) formas de se fazer presente, certamente, fará com que não só sua abrangência aumente, mas também o engajamento e o retorno de seus esforços.

Como a Cast group pode auxiliar na migração

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia e inovação, a Cast group oferece dezenas de serviços que trazem soluções inteligentes às demandas empresariais, independentemente do porte que possuem.

Nossas ofertas em sistema de gestão, por exemplo, integram todas as áreas de um negócio e permitem elasticidade para que o desenvolvimento das atividades seja natural e potente.

Ferramentas completas como o SAP Business One (pequenas e médias empresas) ou o SAP S/4Hana oferecem um suporte completo à omnicanalidade, pois concentram todas as informações em um só local e também operam em nuvem.

Torna-se viável ampliar os esforços logísticos, de vendas e marketing com as áreas administrativas, fazendo com que tudo caminhe em consonância. Com isso, os clientes ganham e obviamente, a empresa também.

Conheça nosso trabalho e entenda como nossos especialistas podem oferecer uma solução personalizada para a sua necessidade.



 
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