Um bom sistema de gestão no setor de TI permite que sejam aplicadas as melhores práticas de mercado para que se obtenha uma área de TI estratégica no negócio. Além disso, é importante entender que a governança de TI deve ser aplicado de forma satisfatória juntamente com a gestão em si, utilizando-se de metodologias como o COBIT e o ITIL por exemplo.

O ERP SAP é uma das melhores opções de gestão e governança de TI, sendo responsável por processar e armazenar as principais informações da empresa e mantendo um perfil de acesso a estes dados conforme diretrizes e normas da empresa. Utilizar um sistema de gestão como o ERP SAP melhora a conhecida divisão das informações entre os diferentes departamentos, consolidando os dados numa única plataforma.

Implantar a governança de TI com a SAP garante mais sucesso e qualidade para todo o ambiente empresarial. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

O ERP SAP E A GOVERNANÇA DE TI

A área de TI é cada vez mais considerada como um setor estratégico para a empresa, principalmente por promover as melhores práticas e tecnologias para a organização mudar para melhor e ser o mais competitiva possível dentro do seu mercado. Internamente, o setor de tecnologia da informação também é responsável por gerenciar riscos, controlar dados e garantir a segurança da informação de todos os setores. Fornecendo soluções e processos para as áreas de negócio afastando a estagnação no setor de TI.

Todos estes pontos importantes do setor de TI promovem os cargos de liderança como o CIO a níveis estratégicos dentro da companhia e fazem com que seja cada vez mais importante a adoção de ações para garantir também a governança de TI. Este tipo de segurança operacional ao negócio promove também as melhores características de gestão e do fluxo de trabalho.

Um bom ERP consegue fornecer as informações da empresa de modo que estes dados estejam disponíveis para as tomadas de decisão de forma estratégica para a organização. Ter um banco de dados únicos consolida as informações de toda a companhia para facilitar a visão analítica do negócio e ter um conhecimento único por toda a empresa.

As melhores práticas de governança de TI aplicadas ao ERP SAP

Uma boa governança de TI conta com a atenção as mudanças da empresa, além da aplicação de boas práticas em novos projetos de processos. Utilizar o COBIT no começo de cada projeto é um ótimo exemplo para promover um diagnóstico completo de como estão os indicadores do negócio, além de melhorar a visão do objetivo que se deseja atingir.

Hoje o departamento de TI deve saber como aplicar a tecnologia de forma satisfatória, auxiliando na redução de custos e na agilidade dos processos da empresa. Com isso, deve saber também transformar a estratégia da empresa que já está em execução e auxiliar na ampliação da eficiência, além de promover a inovação em todos os setores.

Ao se utilizar um ERP SAP que possui na sua essência a governança de TI consegue-se benefícios claros como uma melhor visibilidade e alinhamento dos negócios, aumento da eficiência e melhores índices na execução dos processos do negócio. Outro ponto importante é a gestão e controle dos dados da empresa, que são mantidos em conformidade e segurança, conforme controle de riscos.

Cada empresa possui o seu cenário e a sua maturidade frente as melhores práticas aplicadas no mercado e cabe ao seu CIO ser o motor motivador por trás da aplicação da governança de TI e demonstrar o quão bom para o ambiente corporativo é alinhar as estratégias do setor de TI com as estratégias da empresa, melhorando a gestão e os processos de trabalho como um todo.

O PAPEL DO CIO NA TRANSFORMAÇÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA E NA UTILIZAÇÃO DE UM BOM ERP

O CIO possui um papel fundamental na transformação estratégica do cenário empresarial, principalmente por motivar a todo o setor de TI a adotar as melhores práticas que impulsionam a inovação e evolução constante dos processos. A governança de TI também é uma ótima forma de mostrar como a estratégia do setor de TI está alinhada com o negócio da empresa, ao melhorar o processo de gestão e os processos de trabalho como um todo.

É responsabilidade do CIO alinhar a governança de TI que foi aplicada, seja o COBIT ou o ITIL e garantir esta implementação através das melhores práticas para a consolidação da TI. Com isso, qualquer processo de negócio dentro da empresa será bem pensado e terá a conformidade esperada de acordo com os padrões mundiais de governança.

A TI estratégica no negócio

O ERP SAP e o seu alto nível de governança de TI fazem com que a empresa tenha um projeto com metas e prazos claros, além de manter esses indicadores durante todo o tempo de vida do projeto e finalizando com o alcance dos seus principais objetivos. Ao se agregar valor na utilização de um modelo de governança de TI como o COBIT ou o ITIL, promove-se também a melhoria dos processos de negócios na organização.

Esta melhoria vem em conjunto com a entrega de valor a organização por meio da redução de custos, maior segurança nos dados e nos processos e na conformidade com as normas regulatórias, mantendo a disponibilidade e manutenção dos serviços de TI. Isso faz com que o setor de TI seja muito mais estratégico para toda a empresa, promovendo também uma maior sinergia entre as tomadas de decisão, a estratégia dos negócios e a governança.

Hoje o setor de TI está sim sendo direcionado como um setor estratégico e com o foco no negócio, com o seu CIO tendo um papel fundamental para ajudar a montar uma direção estratégica do negócio e da empresa.

SAIBA MAIS!

Quando consegue-se alinhar a implantação da governança de TI com um bom ERP, o resultado é uma efetiva estratégia do setor de TI para com o negócio como um todo, qualquer processo de negócio será direcionado de acordo com as melhores práticas e seguindo os padrões mundiais de governança.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais sobre a solução de SAP S/4HANA!