Implantando a governança de TI com a SAP
BLOG
Gestão Empresarial

Implantando a governança de TI com a SAP

24 de outubro de 2019

Um bom sistema de gestão no setor de TI permite que sejam aplicadas as melhores práticas de mercado para que se obtenha uma área de TI estratégica no negócio. Além disso, é importante entender que a governança de TI deve ser aplicado de forma satisfatória juntamente com a gestão em si, utilizando-se de metodologias como o COBIT e o ITIL por exemplo.

O ERP SAP é uma das melhores opções de gestão e governança de TI, sendo responsável por processar e armazenar as principais informações da empresa e mantendo um perfil de acesso a estes dados conforme diretrizes e normas da empresa. Utilizar um sistema de gestão como o ERP SAP melhora a conhecida divisão das informações entre os diferentes departamentos, consolidando os dados numa única plataforma.

Implantar a governança de TI com a SAP garante mais sucesso e qualidade para todo o ambiente empresarial. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

O ERP SAP e a governança de TI

A área de TI é cada vez mais considerada como um setor estratégico para a empresa, principalmente por promover as melhores práticas e tecnologias para a organização mudar para melhor e ser o mais competitiva possível dentro do seu mercado. Internamente, o setor de tecnologia da informação também é responsável por gerenciar riscos, controlar dados e garantir a segurança da informação de todos os setores. Fornecendo soluções e processos para as áreas de negócio afastando a estagnação no setor de TI.

Todos estes pontos importantes do setor de TI promovem os cargos de liderança como o CIO a níveis estratégicos dentro da companhia e fazem com que seja cada vez mais importante a adoção de ações para garantir também a governança de TI. Este tipo de segurança operacional ao negócio promove também as melhores características de gestão e do fluxo de trabalho.

Um bom ERP consegue fornecer as informações da empresa de modo que estes dados estejam disponíveis para as tomadas de decisão de forma estratégica para a organização. Ter um banco de dados únicos consolida as informações de toda a companhia para facilitar a visão analítica do negócio e ter um conhecimento único por toda a empresa.

As melhores práticas de governança de TI aplicadas ao ERP SAP

Uma boa governança de TI conta com a atenção as mudanças da empresa, além da aplicação de boas práticas em novos projetos de processos. Utilizar o COBIT no começo de cada projeto é um ótimo exemplo para promover um diagnóstico completo de como estão os indicadores do negócio, além de melhorar a visão do objetivo que se deseja atingir.

Hoje o departamento de TI deve saber como aplicar a tecnologia de forma satisfatória, auxiliando na redução de custos e na agilidade dos processos da empresa. Com isso, deve saber também transformar a estratégia da empresa que já está em execução e auxiliar na ampliação da eficiência, além de promover a inovação em todos os setores.

Ao se utilizar um ERP SAP que possui na sua essência a governança de TI consegue-se benefícios claros como uma melhor visibilidade e alinhamento dos negócios, aumento da eficiência e melhores índices na execução dos processos do negócio. Outro ponto importante é a gestão e controle dos dados da empresa, que são mantidos em conformidade e segurança, conforme controle de riscos.

Cada empresa possui o seu cenário e a sua maturidade frente as melhores práticas aplicadas no mercado e cabe ao seu CIO ser o motor motivador por trás da aplicação da governança de TI e demonstrar o quão bom para o ambiente corporativo é alinhar as estratégias do setor de TI com as estratégias da empresa, melhorando a gestão e os processos de trabalho como um todo.

O papel do CIO na transformação estratégica da empresa e na utilização de um bom ERP

O CIO possui um papel fundamental na transformação estratégica do cenário empresarial, principalmente por motivar a todo o setor de TI a adotar as melhores práticas que impulsionam a inovação e evolução constante dos processos. A governança de TI também é uma ótima forma de mostrar como a estratégia do setor de TI está alinhada com o negócio da empresa, ao melhorar o processo de gestão e os processos de trabalho como um todo.

É responsabilidade do CIO alinhar a governança de TI que foi aplicada, seja o COBIT ou o ITIL e garantir esta implementação através das melhores práticas para a consolidação da TI. Com isso, qualquer processo de negócio dentro da empresa será bem pensado e terá a conformidade esperada de acordo com os padrões mundiais de governança.

A TI estratégica no negócio

O ERP SAP e o seu alto nível de governança de TI fazem com que a empresa tenha um projeto com metas e prazos claros, além de manter esses indicadores durante todo o tempo de vida do projeto e finalizando com o alcance dos seus principais objetivos. Ao se agregar valor na utilização de um modelo de governança de TI como o COBIT ou o ITIL, promove-se também a melhoria dos processos de negócios na organização.

Esta melhoria vem em conjunto com a entrega de valor a organização por meio da redução de custos, maior segurança nos dados e nos processos e na conformidade com as normas regulatórias, mantendo a disponibilidade e manutenção dos serviços de TI. Isso faz com que o setor de TI seja muito mais estratégico para toda a empresa, promovendo também uma maior sinergia entre as tomadas de decisão, a estratégia dos negócios e a governança.

Hoje o setor de TI está sim sendo direcionado como um setor estratégico e com o foco no negócio, com o seu CIO tendo um papel fundamental para ajudar a montar uma direção estratégica do negócio e da empresa.

Saiba mais!

Quando consegue-se alinhar a implantação da governança de TI com um bom ERP, o resultado é uma efetiva estratégia do setor de TI para com o negócio como um todo, qualquer processo de negócio será direcionado de acordo com as melhores práticas e seguindo os padrões mundiais de governança.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais sobre a solução de SAP S/4HANA!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS