Implementação de ERP eficiente: 7 orientações valiosas para sua empresa

 

Um dos maiores erros que os gestores podem cometer é subestimar o processo de implementação de ERP. Essa fase é determinante para o bom andamento dos projetos e garantirá que todo o investimento faça sentido ou não.

Portanto, saber exatamente como conduzir esse período fará com que você e sua equipe tenham menos desgaste e muito mais aproveitamento em relação à ferramenta!

Entenda como obter os melhores resultados para assegurar a eficiência.

DICAS DE COMO FAZER UMA BOA IMPLEMENTAÇÃO DE ERP

Iniciar a gestão empresarial e mudar a cultura organizacional não é nada simples. Um bom sistema de ERP facilitará o dia a dia de todos e trará muitos ganhos para a companhia, mas é fundamental que todos estejam alinhados com as mudanças.

Caso contrário, a execução pode durar o ano todo ou até mais, o que acaba gerando frustração e custando muito mais do que o esperado.

Confira dicas práticas e valiosas para evitar todo o tipo de problema:

Alinhe os motivos para ter um ERP

Antes de tudo, faça uma avaliação junto aos executivos para compreender exatamente quais são as falhas, o que deveria ou poderia ser melhorado e quais são as expectativas que envolvem essa aplicação de recursos voltados para gestão.

Para isso, conte com as boas e velhas listas e registre tudo, checando durante o acompanhamento.

Pode parecer banal ou penoso, mas as resoluções ajudam a guiar tanto a escolha da empresa fornecedora, o que é essencial observar na solução, bem como acompanhar efetivamente os resultados.

Escolha bem seu sistema de gestão empresarial

Embora haja muitas opções no mercado, não se iluda puramente pelas lindas promessas de marketing ou investimentos muito baixos, que não condizem com a realidade.

Uma vez que os objetivos foram definidos, cabe procurar a empresa que entregará a melhor solução para as suas necessidades, e não o caminho mais simples ou atraente.  Além disso, há outros processos que envolvem um ERP fora a implementação, como manutenção, suporte e treinamento.

Portanto, pesquise bem para não pagar mais caro pela escolha no futuro!

Faça o planejamento da implementação

Outro item que raramente é considerado, é o planejamento da implementação do ERP. É indispensável delinear qual o tempo viável para cada etapa da efetivação, respeitando os momentos em que a organização se encontra e o que se espera da entrega.

Trace o orçamento e o tempo que tem, os responsáveis pelas tarefas e as metas a se cumprir durante a prática.

Informe a equipe previamente

Assim que a decisão for tomada, envolva todos os colaboradores que terão acesso à ferramenta e explique não só porque optaram pela mudança, mas também os faça entender a importância de ter a colaboração e participação ativa de todos.

É muito comum que a adaptação seja problemática, mais demorada ou até mesmo tenha rejeições por essa, supostamente, “pequena” falha na comunicação.

As pessoas podem se sentir forçadas a operar o ERP ou não entenderem completamente o benefício, tornando-se resistentes e desmotivadas a usufruir.

Sempre que os gestores notarem que há dificuldades na aceitação ou na operação, é preciso orientar novamente os indivíduos. Afinal, a boa gestão só é possível através da colaboração de todos.

Faça treinamentos e acompanhamentos ao longo do desenvolvimento

Por outro lado, não basta apenas informar sobre a implementação do ERP e depois abandonar o acompanhamento de seu desenrolar.

A princípio, pode ser difícil para alguns perfis de pessoas incorporar a ideia, então nada melhor do que prestar um bom treinamento e perceber quais são as dúvidas ou pontos críticos para saná-los da melhor e mais rápida forma.

Documente tudo

A documentação é desejável não somente na fase inicial (da tomada de decisão), mas também das possíveis restrições ou mudanças que ocorrerão ao longo do caminho.

Desse modo, os assuntos são endereçados corretamente e há muito menos chances para desinformação!

Mostre os resultados na prática

Nada melhor que o exemplo, correto? Conforme os resultados forem aparecendo ou a praticidade se torne evidente, divida-os com seus funcionários.

Isso ajuda a justificar o empenho inicial e também os torna mais engajados em alcançar gradualmente mais vitórias e desempenho.

A ferramenta fornece relatórios diversos, então nada melhor que tornar a cultura da empresa orientada a dados.

O melhor ERP do mercado

Infelizmente, há diversos exemplos de execuções de sistemas  que foram mal sucedidas, o que faz com que muitos gestores tenham uma certa desconfiança ou desprezo pela solução.

Escolher corretamente a empresa que implementará e também fornecerá todo o suporte e updates necessários para que ele seja o mais eficaz possível é o primeiro passo para a tranquilidade e eficiência.

Aqui, cabe dizer que o sistema de gestão empresarial correto fará com que o investimento feito nele retorne rapidamente, enquanto uma solução ruim pode causar problemas e prejuízos que nenhum executivo deseja para si.

Sendo assim, conte com uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos e durante esse período já atendeu tanto empresas de todos os portes do segmento privado, até grandes nomes do setor público.

A expertise da Cast Group fez com que fosse reconhecida e premiada por sua excelência e cuidado com os clientes, desde a implementação do ERP até o suporte no pós-venda.

Certamente, nós temos as melhores soluções para o seu caso, independentemente do tamanho do seu negócio.

Ao entrar em contato conosco, você entenderá que conseguimos aliar a melhor entrega do mercado com a solução que seu negócio precisa, fazendo valer sua confiança e capital.

Evite dores de cabeça desnecessárias e faça com que sua empresa tenha o atendimento e os resultados que merecem com as nossas opções de ERP e outras soluções modulares.