Pesquisada e aplicada há décadas, a Inteligência Artificial tem alcançado cada vez mais abrangência e velocidade na sua implantação. Principalmente nos processos produtivos das empresas, ela reduz os custos operacionais e agiliza processos de negócio.

Segundo o Gartner, 4% dos CIOs implementaram Inteligência Artificial recentemente e 46% tem planos de investir na tecnologia em 2018. As pesquisas do Gartner estimam que a Inteligência Artificial deve gerar US$2,9 trilhões em criação de valor para as empresas. Além de recuperar 6,2 bilhões de horas de produtividade através de trabalhos repetitivos. Tempo que pode ser melhor aproveitado para insights, tomadas de decisão e de novas fontes de receita.

Amplamente divulgados, termos como Big Data, Analytics e Machine Learning são apenas algumas técnicas ou tecnologias dentro de um universo muito maior de Inteligência Artificial que hoje são exploradas por empresas por meio de Pesquisa & Desenvolvimento.

Exemplos e áreas de aplicação da Inteligência Artificial no mercado é o que não falta, desde chatbots à robôs inteligentes de automação industrial, de sistemas de suporte a decisão com dashboards com informações relevantes para as operações das empresas à sistemas autônomos que possuem inteligência suficiente para tomar decisões, assim como tem sido feito na última década com veículos autônomos.

A Inteligência Artificial não só possibilita uma maneira mais eficiente de execução dos serviços como viabiliza a criação de novos nichos de mercado e novos modelos operacionais de serviços.

Portando, há soluções disponíveis no mercado que têm trazido ótimos resultados como o IBM Watson e o SAP Leonardo. Estes integram recursos de Machine Learning consumíveis pelas empresas, fornecendo insights baseados em IA.

As vantagens da Inteligência Artificial são inúmeras: Chatbots, chats de autoatendimento; melhoria na detecção de diagnósticos na área médica; detecção de pragas em plantações através da análise de imagens por drones em áreas de plantio; detecção de utilização de equipamentos EPI, e muitas outras aplicações.

Chatbot – a Inteligência Artificial que agiliza as rotinas de RH

A Cast group já desenvolveu, utilizando Inteligência Artificial, um projeto para identificar a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) na entrada de canteiros de obras; dentre outras inúmeras utilizações desta tecnologia.

Este projeto foi desenvolvido pela Gerência de Inovação e Arquitetura (GIA). Esta é responsável pela inserção de novas aplicações e tecnologias em clientes e até mesmo na Cast group.

Pensando na redução de custos operacionais a Cast group lançou recentemente o canal “Fale com Cody”. Um chatbot, desenvolvido utilizando o IBM Watson. Ele foi desenvolvido para os colaboradores da empresa e foi criado primeiramente para troca de senha de rede/e-mail.

Este canal faz parte de um primeiro case interno de Inteligência Artificial. Utilizando uma maneira muito mais simples e rápida para facilitar o dia a dia das pessoas.

A intenção é que outros serviços sejam disponibilizados em breve. Vamos contribuir com a inovação nos serviços prestados internamente e para seus clientes. Alguns canais internos de atendimento vão fazer parte desta iniciativa de automação inteligente, como rotinas de RH e outros serviços de Service Desk.

O chatbot melhora a percepção de qualidade no atendimento. Ele promove retorno do investimento, reduz o tempo ocioso do colaborador que está aguardando atendimento e erradica custos de indisponibilidade desnecessários.

 

Escrito por: Leonardo Cruciol
Gerente de Inovação e Tecnologia na Cast group

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