Você está liderando durante e após crise? Momentos conturbado como o que estamos vivendo por conta da pandemia do novo coronavírus são desafiadores para todos. Mas os gestores sentem uma pressão ainda maior por carregarem a responsabilidade de guiar suas equipes.

Em tempos de incerteza, o medo e a preocupação do desconhecido podem nos consumir. O risco de negócios e vidas pessoais pode causar sentimentos de medo, desamparo, raiva e estresse. Aprender a liderar uma crise como a pandemia de COVID-19 exigirá que as pessoas intensifiquem seus papéis e liderem outras pessoas por caminhos incertos.

Gestores que estão liderando durante e após crise precisam equilibrar um bom planejamento estratégico às ações tomadas pela organização para que todos os profissionais sigam suas rotinas de trabalho. Parece uma tarefa complicada, mas esse desafio é superado quando você adota estratégias corretas.

LIDERANDO DURANTE E APÓS CRISE: COMO OBTER SUCESSO?

Em momentos de crise, não podemos agir como sempre fazemos, precisamos quebrar as barreiras necessárias para que a organização possa minimizar os impactos negativos.

Tempos sem precedentes exigem que os líderes façam escolhas difíceis, decidam sem clareza e orientem seus funcionários da melhor forma possível – mesmo sem ter certeza do que pode acontecer na semana seguinte.

O seu plano pode falhar ou pode exigir alterações constantes todos os dias. No entanto, o simples ato de compartilhá-lo reduz a ansiedade, cria confiança, estabelece credibilidade e orienta seu pessoal.

Portanto, se você está liderando durante e após crise, veja algumas estratégias que podem ajudá-lo:

1. Fique por dentro das informações

Toda crise vem com sobrecarga de informações. Para qualquer pessoa, simplesmente acompanhar os últimos acontecimentos e evitar notícias falsas pode parecer bastante desgastante e esmagador.

Mas as organizações podem desempenhar um papel ativo no fornecimento de informações importantes para seus funcionários, estabelecendo diretrizes de comunicação. Mantenha seus funcionários informados da situação:

  • Configure canais corretos para comunicar informações ativas relacionadas à crise.

  • Verifique se todas as informações compartilhadas são credíveis.

  • Incentive os funcionários a não compartilhar notícias e mídias sociais relacionadas à crise dentro da organização para evitar pânico.

Quando você está liderando durante e após crise, é preciso reconhecer a incerteza de que você não tem todas as respostas. O que você diz hoje pode ser irrelevante amanhã à medida que as novas informações se desdobram. É importante entregar a mensagem mesmo que você não esteja claro sobre as várias possibilidades para reduzir a ansiedade e criar credibilidade.

2. Aja com responsabilidade

Quando você está liderando durante e após crise, observe atentamente o que você diz. Pode ser tentador tentar manter o controle fornecendo garantias pessoais e dizendo coisas que fornecem falsas esperanças às pessoas.

Porém, é melhor dizer “eu não sei” do que criar sua própria narrativa sobre como a crise vai dar certo. É melhor manter baixas expectativas e ser agradavelmente surpreendido do que manter altas expectativas e sentir-se arrasado quando as coisas não saem como o esperado.

Durante uma crise, sua decisão deve estar certa e alinhada com o melhor para a organização e para os funcionários. No entanto, não presuma que eles entenderão apenas porque é a coisa certa a fazer em sua mente. Para atravessar períodos de crise, talvez não seja possível manter todos satisfeitos o tempo todo.

3. Não tente controlar tudo

À medida que o mundo avança para o trabalho remoto, pode ser difícil estabelecer limites claros. Com um desejo natural de estar no topo de tudo, os líderes podem garantir um senso de controle por estarem envolvidos demais e não darem espaço suficiente aos funcionários para resolver as coisas.

Porém, não é uma boa ideia tentar atingir o mesmo nível de eficiência ou operar usando um modelo antigo quando as novas circunstâncias exigirem novos pensamentos e novas maneiras de fazer as coisas. Os líderes que não adotarem as demandas dos tempos de mudança serão deixados para trás.

Aproveite seus pontos fortes, descubra novas oportunidades, concentre-se nas mudanças que você pode promover e desconsidere o que não está sob seu controle. Trabalhe junto ao seu pessoal e construa relacionamentos, treinando e orientando-os sem o desejo de buscar o controle.

4. Coloque-se sempre à disposição

Se você está liderando durante e após crise, disponibilizar-se ao seu pessoal é a coisa mais responsável a se fazer. Você pode não ter todas as respostas, mas pode atuar como seu pilar de força, um raio de esperança nas circunstâncias mais incomuns.

Utilize seu tempo buscando compreender os desafios particulares de cada um de seus funcionários, o que a crise significa para eles e suas famílias e esteja aberto para fornecer suporte da maneira que puder.

Pequenos atos de bondade e preocupação genuína de liderar uma crise podem ajudar bastante na construção de uma vida inteira de confiança e relacionamento.

5. Preze pela comunicação

Antes mesmo de começar a pensar em mensagens externas para seus clientes, as organizações precisam buscar alinhar a comunicação interna. Mais do que nunca, manter a transparência e eliminar as barreiras é fundamental.

Afinal, precisamos encarar que à medida que a desinformação avança em uma organização, ela só cresce e se torna mais desafiadora para combater.

É por isso que é vital que os líderes se comuniquem de maneira clara, concisa, relacionável, oportuna e consistente. A proximidade é fundamental nessas situações – esteja você se conectando por meio de e-mails, ligações ou videoconferências.

6. Explore os benefícios da tecnologia

A crise do coronavírus trouxe uma mudança abrupta para operações e interações virtuais – dentro e fora de sua organização. E isso também oferece uma oportunidade para acelerar seu ritmo de aprendizado e adoção de tecnologias com as quais sua organização pode trabalhar.

As soluções para manter a comunicação e colaboração de forma remota ganharam mais atenção do que nunca. Mas é possível ir além disso – incorporando ferramentas de automação que auxiliam na realização de processos em toda a estrutura organizacional.

Você gostou dessas dicas para auxiliar gestores que estão liderando durante e após crise? Como você está lidando com os desafios deste momento? Deixe o seu comentário.