Metodologia Lean: como otimizar sua gestão
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Metodologia Lean: como otimizar sua gestão

2 de dezembro de 2019

A metodologia Lean teve origem japonesa com a produção de automóveis, tendo como principal desenvolvedor a fábrica da Toyota no Japão. A partir do pós-guerra, esta indústria percebeu que deveria modificar o seu processo de fabricação para oferecer mais competitividade e representatividade no mercado consumidor a partir dos anos 50.

Nascendo com um forte viés na área de manufatura, encontrou novas aplicações com o passar do tempo e a comprovação do seu sucesso em diversas áreas. A gestão empresarial e o gerenciamento de projeto são áreas importantes para a empresa e que cabem a eliminação de desperdícios, além de melhorar os processos e incentivar a inovação tecnológica.

A Cast group está aplicando a Metodologia Lean para auxiliar nos projetos do seus clientes. Continue acompanhando a nossa publicação, veja como isso acontece e tire insights para o seu negócio!

A Metodologia Lean aplicada para a otimização da gestão empresarial

A Metodologia Lean foi sendo amplamente utilizada para além do panorama industrial, encontrando um ótimo ambiente quando aplicada para a otimização da gestão empresarial. Foi também sendo combinada com outras áreas e técnicas que vão do marketing, tecnologia e até a junção com as novas metodologias ágeis.

O ciclo da Metodologia Lean se adapta a gestão empresarial, principalmente quando se enxerga o processo como um dos pilares que necessitam de mudança e melhoria contínua. Ao identificar o valor no processo de gestão empresarial, consegue-se melhores resultados de uma forma geral para a empresa.

A Metodologia Lean e o A3

O A3 é considerado como uma ferramenta poderosa para poder enxergar o processo como um todo, além dos pontos que necessitam de alguma melhoria ou que podem ser beneficiados pela redução de desperdícios – pontos chave da Metodologia Lean. A visualização de todos os aspectos relevantes da empresa e do negócio conseguem ser mapeados de forma fácil e rápida, além de facilitar a análise integrada e visual para o trabalho que está sendo executado em determinado processo.

Ao utilizar esse tipo de visualização, consegue mapear melhor os processos internos e que irão impactar também no auxílio aos projetos dos clientes por meio de melhorias contínuas. Realizar este tipo de tarefa permite também ter noção de quais são os recursos que o negócio requer, além de ter uma boa estrutura de custos e a capacidade de promover propostas de valor que irão impactar o processo e consequentemente os projetos dos clientes.

O relacionamento com os clientes também é considerado um ponto importante do A3 e da Metodologia Lean como um todo, principalmente na decisão sobre qual o tipo de relação se deseja estabelecer. Manter boas relações com clientes e fornecedores é uma ótima forma de manter a satisfação e a saúde do negócio.

O significado de “Ir ao Gemba”

Ir ao Gemba é um conceito simples mas que tem um impacto enorme quando aplicado de forma correta, utilizando a Metodologia Lean. A palavra Gemba tem origem japonesa e significa o “verdadeiro lugar” que as coisas realmente acontecem. Significa o fato do gestor ou do corpo de gestão ir até as suas equipes para retirar valor e insights ao analisar o processo onde ele está sendo utilizado de fato.

Isto permite que sejam identificados os gargalos no processo e melhora a comunicação interna, impactando positivamente tanto a equipe interna da empresa quanto os seus clientes, que veem os benefícios por meio da sua melhor execução e entrega de valor.

Ao absorver os princípios do Lean e ir ao Gemba, o gestor enxerga os processos de outra forma, a qual permite que sejam transformados e melhorados como um todo. A eliminação de desperdícios deve-se sempre estar em mente na hora de ir ao Gemba e é importante identificar os gargalos do processo.

A análise de resultados e a melhoria contínua ao aplicar a Metodologia Lean

Analisar os resultados e testar as possibilidades de melhoria dos processos ao aplicar a Metodologia Lean é uma das tarefas mais importantes quando se quer o resultado desejado. Mostra que com uma visão sistêmica de solucionar os problemas, consegue-se agregar valor para toda a empresa além de melhorar os processos como um todo, que ficam mais transparente e mais fáceis de serem entendidos e cumpridos.

Ao trazer os bons resultados com a aplicação da Metodologia Lean e seguindo os seus conceitos, promove-se também uma mudança cultural dentro da empresa. Consegue-se mostrar aos funcionários e parceiros que sempre é possível melhorar algum processo ou método que está sendo empregado dentro da empresa, agregando valor para o cliente ao longo do tempo.

Desenvolvimento individual e disseminação do aprendizado

A Metodologia Lean tem como o seu principal pilar as pessoas, o que se chama também de componente humano. Empresas são feitas por pessoas e a gestão empresarial tem que contemplar esse tipo de pensamento. Alinhar o propósito e a cultura da empresa com os objetivos da equipe que está empenhada em algum projeto é uma importante forma de assegurar os bons indicadores do negócio.

As atividades do Lean são desenvolvidas por pessoas e uma empresa que está preocupada em atender bem os seus clientes deve ter sempre esse tipo de visão.

Entenda na prática!

A Cast group é um ótimo exemplo da aplicação da Metodologia Lean nos processos internos da empresa para que este tipo de mudança cultural possa auxiliar nos projetos dos seus clientes, agregando ainda mais valor ao que está sendo entregue. Com ótimos resultados, criou o programa chamado de LeanCast que vem obtendo uma melhoria contínua do processo, além de motivar o seu corpo de colaboradores a identificar e tratar os gargalos que podem impactar negativamente na execução dos processos internos. Veja no vídeo abaixo um pouco de como funciona esta metodologia:

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais sobre as práticas utilizando a Metodologia Lean e o seu empenho na transformação para um impacto positivo nos seus processos – visando sempre a melhoria também nos projetos dos seus clientes.



 
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