A tecnologia vem gerando transformações muito importantes nas áreas financeiras e fiscais das organizações. Utilizando soluções digitais, torna-se possível construir modelos sofisticados de custos capazes de aumentar o controle sobre as finanças, gerar ótimos insights e fazer toda a diferença na tomada de decisão.

A transformação digital traz a ideia de que pessoas e processos estão conectados por meio da tecnologia. Na prática, é possível incorporar um sistema que faça uma gestão financeira otimizada – incluindo planejamento, aplicação e monitoramento de todas as atividades relacionadas a custos e lucros.

Ou seja, a construção de modelos sofisticados de custos se torna uma tarefa mais simples. Grande parte desse trabalho pode ser automatizado e as informações são processadas automaticamente em plataformas que centralizam esses dados em formatos de relatórios. Além disso, também torna-se possível estruturar fluxos de processos sistematizados e mais eficientes.

A boa notícia é que os benefícios da transformação digital estão acessíveis para todas as organizações. Entretanto, é fundamental saber como explorar essa tecnologia para construir modelos sofisticados de custos.

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR FINANCEIRO

A modernização das rotinas financeiras é, cada vez mais, uma obrigação para as organizações por conta de todos avanços tecnológicos que surgiram. Isso inclui a ampla disponibilidade de dados comerciais; a capacidade das equipes de processar grandes conjuntos de dados usando algoritmos e métodos analíticos agora acessíveis; e melhorias nas ferramentas e plataformas de conectividade, como sensores e computação em nuvem.

As equipes financeiras são guardiãs dos dados críticos necessários para gerar previsões e apoiar os planos e decisões estratégicos dos líderes seniores – entre eles, dados relacionados a vendas, atendimento de pedidos, cadeias de suprimentos, demanda de clientes e desempenho dos negócios, estatísticas da indústria e, é claro, modelos sofisticados de custos.

Quando falamos sobre transformação digital no setor financeiro, quatro áreas de tecnologia merecem uma atenção especial pelo seu impacto nas atividades:

  • Automação e robótica para melhorar processos em finanças;

  • Visualização de dados para fornecer aos usuários finais informações financeiras em tempo real e melhorar o desempenho organizacional;

  • Análise avançada para operações financeiras para acelerar o suporte a decisões;

  • Análise avançada para operações gerais de negócios para descobrir oportunidades de crescimento ocultas.

Soficom

BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA NO SETOR FINANCEIRO

Quando incorporadas ao setor financeiro, as novas tecnologias contribuem com vários benefícios. Veja quais são os principais deles:

  1. Padronização. As funções financeiras exigem um alto desempenho. E, para colocar isso em prática, é fundamental padronizar os processos. Com o uso da tecnologia, torna-se possível estruturar os processos com mais clareza e aumentar a eficiência no processamento de dados.

  2. Funções altamente automatizadas. A adoção de novas ferramentas de tecnologia leva a uma maior automação de processos – afetando muitas das rotinas executadas no dia a dia e permitindo a alocação do tempo em atividades mais estratégicas.

  3. Desempenho mais rápido. Com a adoção de big data e outras ferramentas de machine learning em finanças, é mais fácil prever o orçamento, permitindo que as equipes tenham informações mais precisas em mãos e aumentem sua eficiência na conclusão das tarefas internas.

  4. Funções orientadas a insights. A digitalização modificou os modelos financeiros de tal maneira que os recursos se concentram mais em obter insights, em vez de focar apenas em transações.

  5. Experiência aprimorada de clientes e funcionários. Com todas as facilidades proporcionadas pela tecnologia, os funcionários possuem sua experiência facilitada para acessar a manipular as informações. Como consequência, toda a organização trabalha com mais eficiência para atender melhor o cliente.

  6. Redução de custos. Ao construir modelos sofisticados de custos, torna-se possível fazer análises mais profundas sobre a utilização de recursos da organização – cruzando uma infinidade de variáveis para chegar a insights valiosos. Dessa forma, torna-se possível trabalhar na redução de custos da empresa.

QUAL É O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS SOFISTICADOS DE CUSTOS?

Acabamos de destacar como a transformação digital gera impactos positivos no departamento financeiro. Na prática, a incorporação de sistema de gestão avançado possibilita organização de informações e a visualização em tempo real – com um gerenciamento financeiro que viabiliza a tomada de decisões estratégicas.

Nunca foi tão fácil processar quantidades tão grandes de dados em tempo real. As organizações que desejam se manter competitivas precisam ampliar a capacidade de análise – cruzando diversas informações para obter insights.

E isso tem relação direta com a construção de modelos sofisticados de custos. Essa rotina pode ser realizada de uma forma cada vez mais automática e precisa. Inúmeras fontes de informação são interligadas por meio de sistemas de gestão integrados – incluindo informações relacionadas aos tributos, aquisição de matéria-prima e insumos, gestão de estoque, políticas de vendas, relacionamento com o cliente, entre outras.

Você sabe o impacto financeiro de optar pela troca de um fornecedor para adquirir mercadorias com um custo menor, reduzindo também o preço de venda? Ou, então, consegue rastrear a diferença do impacto de comercializar os produtos para grandes atacados ou para pequenos varejistas?

Essas são análises determinantes para guiar as estratégias de uma organização – podendo afetar o seu sucesso em longo prazo. Com modelos sofisticados de custos, todas essas informações podem ser visualizadas com mais clareza para que os gestores possam tomar decisões mais assertivas.

SOFICOM: GESTÃO FISCAL COM A SOLUÇÃO MAIS COMPLETA DO MERCADO

Para construir modelos sofisticados de custos é essencial contar com um sistema digital capaz de agrupar informações de múltiplas fontes de dados em tempo real. E o SOFICOM é a solução ideal para ajudá-lo nesse processo.

O SOFICOM é uma solução fiscal certificada pela SAP e totalmente integrada ao ambiente SAP ERP, SAP S/4HANA, SAP TDF. Você pode automatizar a geração das obrigações fiscais e aumentar a eficiência operacional das equipes fiscais, tributárias e contábeis, em total conformidade com a legislação vigente.

Trata-se de uma maneira de centralizar as informações de diversas áreas da sua organização em um único sistema. Para isso, você pode utilizar os seguintes módulos:

  • Gestão de materiais de / em terceiros;

  • Apuração e relatórios – englobando ICMS, IPI, ICMS ST, Impostos Retinos, PIS, COFINS, ISS e ICMS Partilha;

  • Otimizador de processos – que automatiza a movimentação de ativos e materiais integrados com a solução fiscal, contabilidade e controle de estoque;

  • Pagamentos e GNRE;

  • Auditoria;

  • Auditor online com BRF+, que faz o monitoramento e controle de inconformidades no ambiente SAP ERP;

  • FCI (Ficha de Conteúdo de Importação);

  • Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica;

  • Controle dos créditos de ativos imobilizados (CIAP);

  • Cobertura total às obrigações federais, estaduais e municipais;

  • Upgrade TDF.

Fale com nossos especialistas!

Fale com nossos especialistas!