O ERP é essencial para quem tem um e-commerce ou pretende investir nesse setor nos próximos meses e anos. As pesquisas mostram que as lojas virtuais aumentarão exponencialmente no Brasil e ter o devido preparo para enfrentar essa realidade e as novas formas de consumo é fundamental para manter a competitividade.

Segundo estudo da Ebit/Nielsen, a previsão é que em 2021 haja um aumento de cerca de 26% nas compras online feitas pelos brasileiros, com estimativa de faturamento de R$110 bilhões.

Ainda, as vendas em canais digitais cresceram nos 6 meses de 2020, a mesma proporção que haviam crescido nos 6 anos anteriores. Esses dados são de um estudo da Fecomércio-SP e mostram o quanto será importante marcar presença e se conectar com seus clientes pela internet.

Nesse cenário, é imprescindível contar com um ótimo sistema de ges0tão de negócios, pois ele fará toda a diferença para sua empresa.

COMO UM SISTEMA DE ERP AUXILIA EM UM E-COMMERCE?

Caso você ainda não tenha familiaridade com os ERPs, é preciso que entenda que eles funcionam basicamente como o cérebro de todas as operações.

Primeiramente, esse tipo de sistema é modulado de acordo com as necessidades que a companhia possui, trazendo todos os ajustes necessários para preencher os gargalos que existam ou suprir necessidades específicas. Através dele, é possível ter visão completa do que está em execução no dia a dia.

Para o e-commerce, as vantagens são incontestáveis e nós diríamos que indispensáveis. Isso porque é no ERP que você fará o cadastro de itens e suas classificações fiscais, terá o controle da sua mercadoria, cadastro de clientes fácil e acessível, organização e classificação dos pedidos, emissão automatizada de notas fiscais, cumprimento das obrigações fiscais de forma clara, entre outras vantagens.

Além disso, o sistema de gestão fornece relatórios simples e completos sobre insumos, distribuição, consumo e o que mais você julgar necessário.

Dessa forma, fica mais intuitivo e preciso saber quais são os itens que são comercializados com mais frequência, há quanto tempo outros estão “encalhados” no estoque, em que fase exata está o andamento de um pedido e também sua entrega.

A visão do todo

 

Essa centralização de informações faz com que os dados não se percam e estejam extremamente organizados. Portanto, a visualização facilitada contribui para as melhores tomadas de decisão, evitando desperdícios e obviamente, mantendo seu cliente satisfeito ao longo de todo o processo de compra. Com isso, ele volta a comprar na sua loja virtual e indica o bom serviço a outras pessoas.

Passa a ser mandatório ter um sistema de ERP eficiente e funcional, pois é somente por meio dele que você terá a visão do todo e poderá crescer, evoluir e contornar as adversidades da melhor maneira.

E o melhor: se você contar com uma empresa séria e atualizada neste mercado, terá todas as informações, registros e relatórios em qualquer lugar do mundo que estiver.

Afinal, os ERPs modernos atendem em nuvem, e permitem que os dados sejam compartilhados com quem você acreditar contribuir mais para fazer a gestão estratégica do seu e-commerce.

Empresas de e-commerce já entenderam a importância de um ERP

De acordo com a pesquisa da Onclick em parceria com o E-Commerce Brasil, 77% dos lojistas e profissionais envolvidos diretamente em e-commerce responderam que um sistema de gestão é muito importante, enquanto 22% consideram importante. Nenhum deles classificou determinando critério “médio” ou inferior.

Por ordem de prioridade, eles consideram a integração necessária junto aos marketplaces. Em seguida, está o controle contábil e fiscal.

Ao mesmo tempo, 48% dos entrevistados afirmou que o ERP é um dos principais gargalos em suas operações.

Contar com o devido suporte garante uma boa logística e integra todas as áreas. Para esse ano, inclusive, 37% deles desejam escolher um novo sistema de ERP.

Escolha um bom sistema de ERP

Sendo assim, como saber qual o melhor ERP do mercado?

Por desconhecimento, muitos acreditam que não podem contar com sistemas melhores e mais completos por questões, principalmente, financeiras. Ou então, tem a falsa ideia de que eles trarão muita complexidade ou obstáculos para a manutenção das etapas.

Na realidade, toda empresa pode (e deve) contar com a gestão focada em otimização.

Basta descrever quais são suas necessidades, que uma boa parceira adaptará o sistema ou módulos para melhor lhe atender.

A Cast Group, por exemplo, conta com o que há de melhor e tecnologia e gestão nesse mercado e atende companhias de todos os portes.

Nós temos mais de 30 anos de experiência e ao longo da nossa trajetória atendemos mais de 450 clientes. Nosso portfólio conta com multinacionais, redes farmacêuticas, setor público e também no setor privado.

Nós oferecemos um ótimo atendimento e suporte e com a nossa expertise, entenderemos exatamente qual a sua necessidade. Dessa forma, faremos de tudo para simplificar e integrar suas rotinas administrativas, tornando-as muito mais intuitivas.

Entre em contato e conte conosco para estruturar da melhor forma o seu e-commerce, visando escalabilidade nas suas vendas e a satisfação dos seus clientes, assim como fazemos com os nossos.