O impacto de um ERP na cultura organizacional: como se preparar?
BLOG

O impacto de um ERP na cultura organizacional: como se preparar?

2 de junho de 2021

Optar em ter um ERP impacta diretamente na cultura organizacional de uma empresa. Afinal, a adoção vem como forma de centralizar e otimizar todos os processos, e assim, influencia no dia a dia de praticamente todos os colaboradores. Portanto, é preciso se atentar aos detalhes!

Primeiramente, a cultura organizacional diz respeito principalmente aos valores e regras corporativos. Assim, todo o comportamento dentro da organização é permeado em torno de códigos e condutas que tenham afinidade com crenças e ações específicas e padronizadas.

Quando os executivos decidem remodelar essa estrutura, é inevitável que todos sintam os efeitos. Logo, ao contratar um sistema de gestão empresarial, é primordial que toda empresa entenda os motivos da tomada de decisão e como isso impacta cada área.

O ERP na cultura organizacional e os principais desdobramentos internos

Com a implementação do ERP, os dados passam a ser organizados de forma muito mais clara e centralizada, além dos processos serem automatizados.

Confira algumas das principais repercussões que o sistema pode causar:

Insegurança

Muitos funcionários podem acreditar que suas funções perderão serventia ou que o advento da inovação é uma forma velada de criticar seus esforços.

Então, é importantíssimo envolver a todos logo após decidirem pela execução, deixando claro que o sistema de gestão é feito para agregar, e jamais para tomar o lugar da equipe. O setor de Recursos Humanos tem papel imprescindível nessas atividades, demonstrando que o intuito é dar suporte ao trabalho, e não substituir.

Desconfiança

Como é tudo muito novo para todo mundo, pode ser que os colaboradores que estão no dia a dia sejam os que tenham sua rotina mais afetada. Posto que as informações estarão reunidas de forma mais eficiente, os gestores terão acesso e visualização muito mais óbvia de tudo o que está acontecendo e onde estão as fraquezas e oportunidades.
Logo, pode ser que os colaboradores se sintam, de certa forma, “controlados” e excessivamente supervisionados. Mais uma vez, é importante que haja transparência e uma boa conduta por parte dos líderes, para apontar que essa é uma maneira de realocar melhor os esforços de todos, adaptando o que for preciso para que todos ganhem.

Estranheza

Seja um sistema de gestão totalmente integrado ou modular, é fato que o ERP impacta na cultura organizacional a estabelecer condutas simplesmente diferentes do que antes era um costume. Quando algo assim acontece, as pessoas tendem a ficar ansiosas ou mesmo confusas pelo simples fato de saírem da sua zona de conforto.

Por esse motivo, o treinamento adequado é imprescindível para que os colaboradores se habituem organicamente com toda a implementação e entendam de forma mais simples todas as vantagens que ela pode gerar.

Essa movimentação pode durar meses, inclusive, mas é de extrema importância que todos passem a enxergar a funcionalidade do ERP.

Resistência

Mesmo após todo o cuidado inicial, é possível que algumas pessoas encontrem dificuldades em se adaptar e se livrar dos velhos hábitos. Sendo assim, pode ser que mesmo com ERP em pleno funcionamento utilizem softwares paralelos ou milhares de planilhas para computar dados.

Novamente, é vital que o gestor procure entender e dar suporte à transição de quem tiver mais dificuldade. Isso evita desperdício de recursos, tempo e também de dados duplicados ou errôneos, o que é bastante perigoso para a operação em geral.

A mudança de pensamento para evolução

Sendo assim, fica evidente que a estruturação e o planejamento adequado são partes centrais para a melhor execução das mudanças, correto?

O uso do ERP influencia na cultura organizacional de maneira contundente, então é fundamental que a empresa esteja completamente alinhada em termos de objetivos e de como conduzirão todo o processo.

Tornar os funcionários mais participativos em todo o momento não só reflete uma empresa preocupada com Employee Experience, mas também é decisivo para que seja uma escolha assertiva e benéfica à evolução competitiva no setor o qual está inserida.

Inclusive, com a cooperação de todos, é possível entender muito mais sobre a operação, ter insights importantíssimos e fazer todos os ajustes necessários para que as personalizações sejam certeiras.

Além disso, mostrar que todo o trabalho pode ser muito mais estratégico e que as opiniões valerão mais do que o trabalho mecânico é um ótimo incentivo e forma de trazer crescimento profissional generalizado.

Ao final, o investimento pode ser tão benéfico e gerar ganhos em um prazo tão curto, que as áreas também podem se beneficiar com aumentos de salários e bonificações.

Ou seja: quando o trabalho é feito em equipe, de maneira pensada e colaborativa, todos ganham.

Contratar uma empresa eficiente é essencial

À medida que a implementação do ERP é algo muito importante, e que visivelmente afetará toda a sua companhia, é necessário que exista um ótimo suporte pela empresa contratada – além, obviamente, da entrega de recursos técnicos eficientes.

Isso faz com que qualquer problema ou adaptação sejam feitos de forma simples e que os colaboradores sintam menos os impactos da mudança da cultura organizacional.

Desse modo, a Cast group oferece a expertise e a total excelência no mercado de gestão empresarial, contando com mais de 30 anos de experiência e muitos cases de sucesso.

Através do nosso sistema SAP ERP S/4HANA, feito para empresas de grande porte e totalmente integrado e hospedado em nuvem, é possível coordenar todas as áreas da companhia e ter controle total e extremamente ágil sobre todo o negócio. Já o nosso sistema Business One também é integrado, e atende empresas de menor porte, incorporando diversas áreas e entregando soluções de otimização de maneira semelhante.

Por fim, também temos soluções modulares para atender a empresas de todos os portes, identificando e organizando dados e processos das áreas que possuem gargalos.

Conte com o nosso conhecimento para, junto a sua equipe, estruturar de forma simples e melhor o dia a dia, permitindo crescimento e muito mais lucratividade. Conheça o nosso trabalho!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS