O poder do Onboarding na integração de funcionários
BLOG
Recursos Humanos

O poder do Onboarding na integração de funcionários

17 de outubro de 2019

Onboarding é o processo de integração de funcionários recém-ingressados em uma organização. Seu objetivo é promover a socialização desses indivíduos com os procedimentos e a cultura da empresa.

Uma integração bem planejada é capaz de maximizar o potencial dos colaboradores, permitindo que eles iniciem suas atividades de maneira eficaz — diminuindo o tempo de adaptação e reduzindo índices como absenteísmo e turnover.

Quem trabalha na área de Recursos Humanos, sabe o quão desafiador pode ser encontrar profissionais com o perfil ideal para a organização. Por isso, esse processo de integração ajuda a prepará-los para os desafios da companhia.  

Neste artigo, você verá como o onboarding contribui para uma eficiente gestão de pessoas, a maneira certa de realizar esse processo e a forma como a tecnologia pode alavancar seus resultados.

Onboarding na gestão de pessoas

Um dos diferenciais do onboarding na gestão de pessoas é sua capacidade de diminuir o tempo que os novos colaboradores levam para alcançar o pleno potencial dentro da organização. Não se trata, porém, apenas de orientar.

Esse processo de integração, para ser considerado eficaz, deve fazer com que os profissionais recém-contratados compreendam os objetivos organizacionais.

Também serve para indicar quais atitudes são desejadas, compartilhar conhecimentos e estimular o desenvolvimento de habilidades.

Na teoria, está tudo certo! Contudo, a prática se mostra diferente.

Muitas empresas tratam o onboarding como um programa extremamente engessado, sem a utilização de tecnologias que facilitam a aprendizagem. Vídeos, animações, podcasts e plataformas de e-learning dão o suporte necessário.

Impactos desse processo de integração de funcionários

O onboarding é uma das grandes soluções contra o turnover. Isso acontece, pois há um considerável incremento na experiência dos colaboradores.

Há organizações que realizam ações de integração somente quando a rotatividade de pessoal está alta ou o nível de produtividade se encontra baixo. No entanto, você não precisa esperar o pior dos cenários para fazer seus colaboradores vestirem a camisa da empresa!

É importante promover a sensação de pertencimento desde os primeiros contatos entre a organização e o colaborador. Isso fortalece o vínculo entre as partes, promovendo engajamento.

Mas há resultados que podem ser vistos fora da companhia.

Um eficiente processo de integração ajuda a atrair talentos, pois eles reconhecem o esforço que a empresa faz para valorizar os seus. Por isso, ele complementa outros atrativos que impulsionam resultados e ajudam a criar uma marca empregadora.

Quando sua empresa consegue engajar os colaboradores, eles tendem a ser mais produtivos e motivados. A consequência é direta: o crescimento do negócio.

O clima organizacional também fica melhor, estimulando o trabalho em equipe e para o cumprimento dos objetivos da corporação. De modo geral, cria o ambiente propício para reter os talentos e reduzir deus custos com demissão.

Estruturando o onboarding

O processo de integração de novos colaboradores deve começar antes da chegada deles. Você e sua equipe devem se organizar e preparar um planejamento para construir os quatro pilares dessa estrutura. São eles:

Conformidade

Processos como a entrega de documentos e informações cadastrais podem ser realizados por meio de soluções tecnológicas — antes do primeiro dia de trabalho. Isso confere praticidade ao onboarding e evita deslocamentos até a empresa.

A mesma ferramenta pode agilizar o trabalho do RH, pois confere se tudo o que foi entregue está de acordo com o que a empresa pediu e às leis do Governo. Em determinados casos, a conferência pode ser automatizada.

Esclarecimento

O próximo passo para estruturar corretamente a integração de funcionários envolve as ações que possibilitam conhecer e entender o trabalho e as expectativas da organização.

Os trabalhadores devem ter certeza sobre o que a empresa espera deles, além de receberem as ferramentas necessárias para a realização de suas atividades. Processos devem ser apresentados e detalhados aqui.

Entenda que a qualidade das informações fornecidas garante o preparo mais rápido desses profissionais. Consequentemente, contribuirão com os resultados desejados em um curto período.

Cultura

Propósito, missão, visão, valores organizacionais e normas da companhia devem ser explicados de modo claro e objetivo.

Aproveite para orientar os novos colaboradores sobre como os processos organizacionais se complementam, viabilizando o cumprimento dos objetivos.

Desse modo, o onboarding integra esses trabalhadores na cultura da empresa.

Conexão

Também é importante utilizar o processo de integração para promover o ambiente organizacional, estimulando as relações interpessoais e a criação de redes que contribuem para uma rápida adaptação.

Prepare um calendário de atividades para que os novos colaboradores conheçam seus colegas e gestores. Acompanhe como essa integração está ocorrendo e evite interferências que podem prejudicar os laços que estão sendo criados.

A tecnologia acelera esse processo

A maioria dos novos colaboradores decide permanecer ou não na companhia nos primeiros seis meses de trabalho. Para garantir um onboarding efetivo, que contribui para a retenção de talentos, sua empresa pode usar a solução SAP SuccessFactors.

Esse software de integração possui ferramentas que ajudam a envolver, engajar e reter colaboradores por meio de processos personalizados e interativos. Para tal, possui três características que devemos destacar:

  1. Portal de integração: ambiente virtual para que os colaboradores da companhia construam redes de contato e se relacionem com outros profissionais.
  2. Envio de documentação pela internet: evite deslocamentos desnecessários e permita que os documentos sejam enviados on-line, de modo rápido, prático e seguro.
  3. Visualize o ciclo de vida de cada colaborador: saiba quando é o momento ideal para contratar, promover, transferir ou iniciar um programa de sucessão de líderes.

SAP SuccessFactors é uma ferramenta que funciona na nuvem, ou seja, não depende de instalação em computadores — reduzindo espaço nas máquinas e gastos com manutenção de hardware.

Utilizar a tecnologia no processo de integração de funcionários é um passo importante para pôr sua empresa no mesmo patamar das mais modernas, que utilizam dados para obter insights e tomar decisões.

Estruturar bem o onboarding e utilizar ferramentas inteligentes possibilita ainda o acompanhamento dos resultados em tempo real, contribuindo para promover melhorias sempre que for necessário.

Assim, os benefícios citados ao longo deste artigo se tornarão realidade e todos terão mais tempo para trabalhar em outras questões tão estratégicas quanto essa para o correto funcionamento da organização.

Quando for implementar processos como este, conte com o apoio da Cast group, que tem a experiência para transformar seu RH em uma área verdadeiramente estratégica. Conheça nossas soluções para Recursos Humanos!  



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS