A redução dos custos logísticos é uma ótima forma de garantir a eficiência operacional sem acarretar no detrimento da qualidade de entregas, promovendo uma melhor otimização dos gastos. Para o bom desempenho do setor como um todo, é importante estar atento as ações e as decisões estratégicas que impactam diretamente no negócio.

A pressão sofrida pelos líderes do setor de logística para a otimização dos gastos mantendo ou até aumentando os seus níveis de desempenho e eficiência é uma das demonstrações da competitividade do mercado. Estar a frente da concorrência e assegurar que as prioridades do negócio estão sendo seguidas são alguns dos desafios para manter a empresa como um todo num patamar saudável e de crescimento.

Gartner elencou alguns pontos chave para otimizar a redução dos custos logísticos na empresa. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

A PRESSÃO SOBRE OS LÍDERES DE LOGÍSTICA

Com o desenvolvimento de mercados consumidores cada vez mais especializados, a aplicação de tarifas entre determinadas regiões e até o crescimento do comércio eletrônico, a pressão exercida sobre os líderes do setor de logística para a otimização e redução de custos já é realidade na maioria das empresas.

Uma vez que são solicitados a resolver dores e problemas estratégicos desta área de negócio, precisam também melhorar os seus sistema de gestão de logística sem que isso impacte no panorama do negócio. O que ocorre geralmente é a negociação de melhores preços com os parceiros que atuam no transporte de produto, avaliando propostas e buscando a melhor qualidade do serviço sem que impacte nos custos.

Isso transforma a relação com os fornecedores de logística e transportadores pois muitas vezes as negociações são difíceis e em alguns casos podem não levar a resultados satisfatórios para ambos os lados. Os líderes acabam se desgastando e impactando negativamente no relacionamento com os fornecedores, principalmente por não se atentar ao que pode ser feito num patamar gerencial e que causa bons impactos na redução de custos para o negócio.

Na maioria das vezes as melhores ações e que acarretam nos melhores benefícios para a empresa podem ser realizadas por meio de mudanças de visão e de gestão, melhorando como um todo a cultura organizacional e a forma como a logística interage com o resto do negócio.

MEDIDAS DA GARTNER PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS

A Gartner demonstrou medidas que os profissionais e líderes do setor de logística podem tomar para que a otimização dos custos e o aumento da eficiência operacional sejam uma realidade totalmente viável dentro do negócio. É importante analisar cada uma delas e entender a melhor forma de aplicá-las, proporcionando os melhores resultados para a empresa.

Utilize os serviços de valor agregado de forma estratégica

É inerente que ter um pensamento estratégico impacta diretamente na tomada de decisão e otimiza os processos da empresa para os melhores resultados possíveis. Sendo assim, é importante avaliar os serviços de valor agregado visando a melhor estratégia para a empresa levando em consideração a melhor relação custo-benefício.

Como a maioria das empresas e os setores de logística realizam algum tipo de serviço de valor agregado, este serviço pode ser terceirizado ou não – dependendo bastante do custo e da facilidade da execução. É importante avaliar este tipo de ação, uma vez que realizar esse tipo de serviço na própria empresa ou até agregado com alguma etapa anterior do processo de produção pode acarretar em uma boa redução dos custos logísticos.

Conheça os erros que impactam no seu custo de logística

Uma das medidas da Gartner demonstra que uma das principais formas de otimizar os custos no setor de logística é conhecendo a fundo como funciona todo o seu processo. E conhecendo o seu processo, a primeira atitude que deve ser tomada é eliminar erros que causam grande impacto no orçamento.

Por meio de ferramentas de gestão para detecção e eliminação de falhas como os princípios do Lean e o Six Sigma, o gestor consegue implantar uma cultura para minimizar ao máximo esses erros e permite que gargalos no processo sejam identificados e tratados de forma permanente. Com isso, a redução dos custos logísticos ganha um ótimo aliado ao transformar a cultura organizacional em prol dos melhores indicadores possíveis para o setor.

Invista em equipes e profissionais multifuncionais

Com a evolução da tecnologia, os profissionais estão mais atentos e antenados ao que ocorre no mercado e o acesso a informação de forma colaborativa pode ser uma das melhores formas de aumentar o nível de excelência da equipe. Os colaboradores podem atuar no ajuste de demanda e na melhora da capacidade de transporte, impactando diretamente na negociação de melhores preços e prazos entre os fornecedores.

Busque a máxima eficiência na capacidade de transporte

Esta medida pode parecer básica, mas é importante alinhar todas as movimentações de entrada e de saída de materiais e produtos da empresa para que seja atingida a máxima eficiência na capacidade de transporte do setor de logística. Uma vez que os caminhões e contêineres operam na sua carga ideal, a eficiência operacional se torna a melhor possível e impacta diretamente na redução dos custos logísticos.

Outro ponto importante é trabalhar de forma colaborativa com outros parceiros que podem utilizar as mesmas transportadores e centros de distribuição. É interessante avaliar o trabalho em conjunto na movimentação de mercadorias proporcionando um compartilhamento dos custos logísticos entre as empresas – e a sua redução.

Incentive e capacite os líderes para as melhores decisões

É importante que os tomadores de decisão entendam o impacto das suas decisões e a melhor forma de demonstrar a relevância da sua posição é por meio da capacitação e do incentivo da visão geral do negócio. Uma vez que cada ação de melhoria em um indicador pode promover um tipo de reação em outro indicador, esses líderes devem estar atentos ao setor e ao negócio como um todo para promover a melhor redução dos custos logísticos sem impactar diretamente na velocidade e na qualidade do serviço.

SAIBA MAIS!

As medidas elencadas pela Gartner impactam diretamente na qualidade da gestão e na redução dos custos logísticos, uma vez que promovem a capacidade de atuação dos líderes e da tomada de ações para a otimização de custos. É importante entender o panorama do setor de logística como um todo para melhorar os processos dentro da organização.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais!