Você sabe o que é SAP HANA? Muitos gestores ou líderes das organizações têm dúvidas em relação a isso, uma vez que o “HANA” evoluiu com o passar dos anos e teve o seu conceito atualizado.

HANA é uma sigla para “High Performance Analytic Appliance”, algo que pode ser traduzido para o nosso idioma como “ferramenta analítica de alto desempenho”. A seguir, explicaremos a evolução desse conceito, para que você entenda o que é SAP HANA, de uma vez por todas. Siga conosco e confira!

SAP HANA COMO BANCO DE DADOS

Quando o HANA surgiu, em 2011, a tecnologia tinha o objetivo de ser utilizada em aplicativos analíticos que podem ser implementados em alta velocidade e também, se necessário, com muitos dados ao mesmo tempo. Ferramentas, como as de Big Data, se beneficiaram disso. A tecnologia se consolidou com analises altamente produtivas.

O primeiro produto a contar com o HANA foi o SAP Business Warehouse, que é utilizado para gerar e analisar relatórios. Ele está disponível para compra desde o ano 2012.

 

S/4 HANA

S/4 HANA

 

SAP HANA COMO PLATAFORMA

Em 2013, o SAP HANA evoluiu, uma vez que o os algoritmos dos dos mecanismos de cálculos programados (ABAP) começaram a ser implantados no banco de dados.

A tecnologia in-memory é uma peça importante para as novas infraestruturas de TI. Isso pode ser visto quando observamos o SAP Business Suite, um software que abriga todas as áreas relevantes da empresa, como as finanças, a logística e os processos do cliente.

Assim sendo, a tecnologia se estabeleceu como uma plataforma, possibilitando que novos aplicativos fossem criados. Tudo isso gera mais facilidade para os usuários, uma vez que processos conquistados foram transferidos para a plataforma.

SAP HANA E AS SUAS FUNÇÕES ADICIONAIS

Entre os diferenciais que o SAP HANA oferece estão as funcionalidades adicionais, como análise de texto, ferramentas para análises preditivas, data mining, motor de busca geoespacial, entre outros. Em outras plataformas, era necessário integrar softwares adicionais para contar com esses serviços, enquanto a plataforma SAP HANA já os inclui.

Empresas de grande porte, como a Mercedes AMG adotaram o uso dessa tecnologia, para fazer análises de dados em tempo real. Eles analisam os testes de motores e, caso qualquer irregularidade for identificada, o sistema reporta para um padrão diferente e os testes que consomem muito são paralisadas.

Também vale destacar que o SAP HANA é dotado de tecnologias com machine learning, ou seja, tem a capacidade de aprender com os dados que administra. Exemplo disso pode ser visto nas atividades desenvolvidas pelo Centro Alemão de Pesquisas contra o Câncer.

Nessa instituição, os dados não estruturados, como os relatórios médicos, são agrupados, uma vez que o sistema “aprende” a ler o vocabulário utilizado na escrita dos profissionais da saúde. De tal forma, as informações se tornam pesquisáveis e podem ajudar os médicos a identificarem padrões para fazer testes e barrar o avanço da doença nas pessoas, por exemplo.

SAP S/4HANA, UMA SOLUÇÃO COMPLETA E APOIADA NO SAP HANA

Em 2015 surgiu o SAP S/4HANA, que possibilitou processos ainda mais simplificados, auxiliando as empresas em procedimentos diversos, como a transformação para economia digital. Em acordo com isso, a SAP se reteve nas estruturas de dados principais, fazendo uma limpa e simplificação dos aplicativos já existentes, para um crescimento mútuo, tanto da plataforma como das aplicações. Basicamente, o ERP SAP S/4HANA é a 1ª solução realmente completa da empresa desenvolvida e otimizada com base no SAP HANA.

Uma das principais vantagens do SAP HANA é que ele é uma plataforma aberta. De tal modo, podem surgir aplicativos adicionais que forneçam novas soluções, para atender a demandas específicas.

Já existem mais de 70 aplicativos que foram desenvolvidos tendo o SAP HANA como base. Veja alguns exemplos:

  • SAP Fraud Management: desenvolvido para detectar fraudes;
  • SAP Smart Business Cockpit: ferramenta para geração e análise de relatórios de vendas e pagamentos;
  • SAP Customer Activity Repository: aplicativo para o comércio varejista, em que se pode analisar o histórico de compras dos clientes a qualquer momento e assim oferecer promoções personalizadas.

SAP HANA CLOUD PLATFORM E AS FUNCIONALIDADES PERSONALIZADAS

Por meio do SAP HANA Cloud Platform é possível acrescentar aplicativos adicionais ao núcleo padronizado. Além do mais, a quantidade de aplicativos personalizados aumenta. As companhias podem desenvolver aplicativos independentes com base em SAP HANA.

O SAP HANA Cloud Platform é operado pelas organizações, nos próprios centros de processamento de dados da SAP.

A plataforma de serviço conta com recursos como os aplicativos Java, soluções desenvolvidas para smartphones e tablets, integração de aplicações em nuvem, etc.

SAP HANA E O PROCESSAMENTO DE DADOS TRANSACIONAIS E ANALÍTICOS

Em outros sistemas, os add-ons in-memory ainda precisam copiar os dados processados na memória de trabalho. Para a SAP isso não é necessário, uma vez que o processamento de dados transacionais e analíticos ocorre de forma simultânea.

Sempre que um lançamento é feito no sistema, as atualizações ocorrem de imediato. Assim, se evitam problemas, como dados conflitantes em diferentes áreas da empresa, dados transacionais e analíticos provêm de uma única fonte

A geração de banco de dados no centro faz com que o SAP HANA seja o ideal para que as empresas se transformem digitalmente. Uma justificativa para isso é que uma infraestrutura de TI ágil, aberta e segura é necessária na era da economia digital. Logo, novas soluções poderão ser desenvolvidas e facilmente absorvidas, fazendo com que a organização se torne ainda mais inteligente.

Esperamos que agora você tenha uma visão mais clara sobre o que é SAP HANA. Como você pode perceber, trata-se de um conceito em evolução e, hoje em dia, fundamental para qualquer organização de médio ou grande porte e que necessita de suas atividades padronizadas e organizadas.

Continue aprendendo sobre o tema em nosso artigo que desvenda o SAP S/4HANA em 5 tópicos.

 

Fale com nossos especialistas!

Fale com nossos especialistas!

 

Leave a Reply