O que torna uma empresa inovadora de fato é um questionamento comum no mundo dos negócios, sendo que geralmente se confunde inovação com tecnologia. Os dois conceitos podem estar ligados sim, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos mas não devem ser tidos como sinônimos.

Indo além da presença da tecnologia, o que torna realmente uma empresa inovadora é trazer algo novo ao mercado, podendo ser alguma solução, produto ou método que não seja conhecido ou utilizado de forma produtiva ou eficiente. A junção de todos os fatores que fazem com que uma empresa seja considerada inovadora devem trazer muito mais produtividade, competitividade e valor ao negócio.

Quer saber o que realmente torna uma empresa inovadora? Continue acompanhando a nossa publicação!

O QUE DE FATO TORNA UMA EMPRESA INOVADORA?

Saber construir e manter um ambiente empresarial que impulsione a inovação além da manutenção destas características é um desafio constante para uma empresa inovadora. Seja através da quantidade de novos produtos lançados no ano, no investimento em novas tecnologias para negócioscapacitações ou até um ambiente “descolado” de trabalho, a inovação não é algo simples de se entender e se perceber numa empresa – mas quando bem aplicada, acarreta em ótimos impactos nos indicadores de eficiência e produtividade. Confira abaixo alguns conceitos que fazem uma empresa inovadora!

Tenha uma força de trabalho engajada

Este primeiro conceito para ser uma empresa inovadora parte do princípio que a própria empresa deve incentivar e disseminar as novas habilidades que surgem no dinamismo do mercado. Seja por meio do desenvolvimento do próprio time ou agregando novos talentos que contribuem de forma positiva na transformação do ambiente empresarial, a quantidade de profissionais engajados e a qualidade destes profissionais que atendem a esta demanda do mercado, é uma ótima forma de se ter um ambiente inovador.

Foco na eficiência

Incentivar a eficiência é uma das chaves para o sucesso, quando se pensa no surgimento da inovação, principalmente pelo incentivo a fazer mais com menos recursos. Esta característica promove a redução da taxa de desperdício e manutenção dos bons indicadores do negócio, fazendo com que a inovação seja parte da estratégia da empresa, com planos de ação bem desenhados, para que ocorra de forma gradual e constante.

Promover uma mudança gradual nos indicadores de produtividade pode ser uma ótima forma de fazer a gestão da inovação. E por sua vez, entender os dados do negócio e gerar novos fluxos de receita e crescimento são ótimas formas de melhorar a eficiência e a produtividade.

Foco no cliente

O cliente é a razão e foco principal da empresa e a inovação tem que partir das suas necessidades. Com este objetivo principal, fica fácil não se apegar em escolhas erradas, que não representem benefícios reais e não agreguem valor ao cliente. Entender o mercado e se preocupar com um bom plano de negócios é importante para manter a eficiência e ter espaço para inovar.

Outro ponto importante para manter o foco no cliente é entender também que uma empresa inovadora deve se cercar das melhores soluções e dos melhores fornecedores para atender os objetivos de seus clientes, neste caso, prever a demanda e proporcionar experiências exclusivas aos clientes, podem ser ótimas formas de se alcançar inovação nas empresas.

Além de uma empresa inovadora, seja uma empresa inteligente

Ser uma empresa inteligente está totalmente interligado com o conceito de empresa inovadora com um algo a mais, sendo uma orientação aos dados e aos processos, aplicando-se tecnologia. Maximizar a redução de custos com ações inovadores também pode ser considerado como uma ótima forma de trazer novos fluxos de investimentos em áreas chave para a companhia.

Ser uma empresa inteligente também passa pela adoção de novas tecnologias afim de se manter conectado com o que está acontecendo de mais novo no mundo. Um dos benefícios para uma empresa inovadora são a maximização das suas entregas de valor para o cliente com as soluções que surgem a partir de ações de inovação.

Uma transformação digital orientada à inovação pode conectar aplicações de Machine Learning e Inteligência Artificial aos sistemas da empresa, melhorando uma integração empresarial. Empregar ainda a computação em nuvem é um ótimo exemplo de adaptação de uma empresa inovadora, além de favorecer a aplicação de soluções ainda mais inteligentes para o cenário empresarial.

Ampliar a visibilidade da empresa e do seu ecossistema são ótimas formas de transformar o ambiente empresarial com a aplicação da inovação em seus diferentes setores. Isto também melhora a integração das informações entre estes setores, fazendo com que novas oportunidades apareçam a partir desta comunicação.

Como uma empresa inteligente, busque uma boa automação

Ao alinhar os conceitos de empresa inteligente e empresa inovadora, se faz necessário ainda, apostar em ferramentas de automação para tarefas de rotina e que podem ser feitas a partir de máquinas ou sistemas. Estes sistemas que automatizam processos e propiciam dados em tempo real pode permitir uma maior flexibilidade nas ações do negócio.

Utilizar tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data para análise de dados e promover melhor as funções analíticas e gerenciais do negócio são ótimas formas de manter um ambiente de inovação contínua, junto a isso, a empresa inteligente também se beneficia com a utilização de uma plataforma ou sistema digital para realizar esta análise de forma automatizada.

Uma empresa inovadora deve ser disruptiva

Esta palavra se tornou bastante conhecida e se mostra muito integrada ao próprio conceito de inovação. A disrupção pode ser considerada como o processo de transformar poucos recursos em ótimas formas para satisfazer as necessidades dos seus clientes – independente do tamanho da empresa – tornando seu negócio referência em relação aos seus concorrentes.

Uma empresa inovadora e disruptiva tende a não aceitar a realidade como verdade definitiva, sempre buscando formas de fazer diferente e melhor para entregar valor ao cliente de forma contínua e exclusiva.

SAIBA MAIS!

Além de todas as dicas, conceitos e informações citadas acima, para realmente tornar uma empresa inovadora, o ponto mais importante é entender e acreditar que é possível inovar e trazer novas ideias e soluções para o negócio. Quando o ambiente empresarial promove este tipo de conceito, faz com que todos acreditem que é possível fazer algo novo e de qualidade, agregando mais valor para a empresa e clientes.

Continue acompanhando as nossas publicações e caso queria saber como podemos transformar sua empresa em inovadora, entre em contato conosco!

Leave a Reply