O setor de logística e os ganhos com a gestão estratégica
BLOG
Gestão Empresarial

O setor de logística e os ganhos com a gestão estratégica

15 de junho de 2022

O setor de logística é um dos mais importantes do país, garantindo a infraestrutura e distribuição de produtos por todas as regiões. Por se tratar de uma área ampla, abrange diversas funções a fim de flexibilizar e direcionar os fluxos de trabalho.

Nos últimos anos, o setor foi fortemente impactado. Devido ao isolamento social, o aumento da utilização de plataformas como e-commerces e marketplaces por diversas companhias, fomentaram ainda mais a atuação do segmento.

O comércio online foi um dos grandes responsáveis por tal feito. De acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE), realizada pela FecomercioSP junto com a Ebit/Nielsen, o segmento online teve uma alta entre os anos de 2021 e 2020, de 39% a 32%, respectivamente, comparado ao ano de 2019.

Levando em conta o aumento expressivo no número de negociações, vendas e compras online, as empresas passaram a valorizar ainda mais o trabalho do setor de logística.

A atuação no controle de estoque, armazenamento, distribuição e estratégias vem sendo fatores cruciais que garantem uma alta performance das organizações na busca por atender a necessidade do público.

Para viabilizar as diversas funções atribuídas ao setor de logística, a gestão estratégica é peça-chave para a área. Através de um melhor direcionamento das ações, é possível criar um planejamento assertivo na busca por cumprir as metas e objetivos estabelecidos.

Neste texto, iremos explicar como o setor de logística atua e de que forma o gerenciamento estratégico pode beneficiar área. Confira os tópicos que serão abordados:

  • Como atua o setor de logística?
  • Quais os tipos de áreas no setor de logística?
  • Como implementar a gestão estratégica no setor de logística?
  • Quais as vantagens da gestão estratégica no setor de logística?
  • Como a inovação auxilia o desempenho do setor de logística?

Como atua o setor de logística?

O setor de logística atua no planejamento, execução e distribuição da produção de uma empresa. A área é responsável pela administração da cadeia de suprimentos da organização para assegurar sempre o melhor atendimento.

Independente de qual seja o porte de determinada empresa, o setor de logística é crucial para o crescimento do negócio – tendo em vista que é a área destinada para garantir toda a segurança durante os processos.

O setor atua principalmente em duas frentes. A primeira envolve a parte de transporte, estoques e gerenciamento de pedidos. A segunda frente é relacionada ao armazenamento, manuseio de materiais, compras, gestão e sistemas.

A área de logística também é responsável por administrar cadeias de suprimentos. Nesta fase, o setor pode ser dividido em três etapas classificadas por suprimentos, produção e distribuição.

O setor é responsável por combinar estratégias e ações que assegurem a prestação de serviços de forma eficiente. Para isso, a área busca sempre pela utilização de soluções que se adequem às tendências de mercado, como omnichannel e Stock Keeping Unit (SKUS)em português “Unidade de Manutenção de Estoque”.

A área de logística executa ações que influenciam diretamente no crescimento na empresa e no processo de distribuição. Desta forma, compreender a atuação do setor permite uma melhor visualização do seu potencial e alcance.

Quais os principais tipos de logística?

O setor de logística possui a flexibilidade de se adaptar às necessidades específicas de cada organização.

Através desse reconhecimento, a área consegue traçar qual a melhor maneira de desempenhar a sua atuação para atender as demandas da empresa.

Embora haja suas especificidades, o setor de logística pode ser dividido em algumas categorias:

Logística de suprimentos

É responsável pela gestão dos suprimentos no processo de produção e vendas de produtos. Para isso, é assegurado o fornecimento de matérias-primas e aquisição dos materiais necessários que garantam a continuidade da rede de produção.

Esse tipo de logística é fortemente relacionada com o conceito inbound, pois está ligado à construção da relação entre o fornecedor e o cliente.

Logística de produção

A logística de produção é o que disponibiliza os produtos para o mercado. É responsável pela gestão de produção, coordenando o processo de fabricação até a fase final.

Para isso, o setor garante o abastecimento de materiais e armazenamento, a fim de reduzir custos e evitar desperdícios.

Logística de distribuição

A logística de distribuição cuida do gerenciamento de mercadorias, desde o momento que saem da fábrica até chegarem para o cliente.

Nesse processo, é aplicado o conceito outbound para a prospecção de consumidores. É feito um planejamento preciso acerca do controle de rotas, distribuidoras e rastreamento dos produtos a fim de garantir o melhor atendimento.

Logística reversa

A logística reversa envolve o processo de pós-venda. Nesse processo, a empresa aplica o reaproveitamento ou descarte correto dos materiais utilizados pelos clientes.

Essa ação gera, simultaneamente, benefícios para práticas sustentáveis, como a geração de renda com o reaproveitamento daquilo que foi recolhido e maior abertura de oportunidades de negociações.

Cabe ressaltar que, nesse cenário, também se encaixam os tipos de logística  3PL, 4PL e 5PL, que consistem em um modelo terceirizado, utilizado principalmente por empresas que fazem uso do e-commerce.

Esse sistema possui uma automatização para cuidar dos sistemas de trocas e devoluções, que podem apenas ser supervisionadas, sem a necessidade de uma atuação acirrada.

Como implementar a gestão estratégica no setor de logística?

O setor de logística por si só já desempenha um papel estratégico dentro de uma empresa. Entretanto, pode avançar ainda mais desde que possua uma gestão eficiente em sua execução.

Contudo, para viabilizar a implementação da gestão estratégica no setor, é importante seguir alguns passos para obtenção dos resultados esperados.

Promova práticas de integração

Antes de iniciar qualquer ação, é necessário compreender como está o desempenho da empresa. Para isso, executar uma comunicação entre todas as áreas é importante para integrar toda a equipe em prol da organização.

O setor de logística se beneficia fortemente com tal prática, principalmente na condução da cadeia de suprimentos, tornando-a, desta forma, mais estratégica e pertinente aos objetivos da empresa.

Desenvolva o controle de estoque

Ter um controle de estoque inteligente possibilita ainda mais a atuação estratégica do setor de logística. A partir desse gerenciamento, a área consegue definir precisamente aquilo que deve ser buscado pela companhia.

Isso permite a redução de gastos com materiais, melhor qualidade do serviço prestado, alinhamento do estoque de acordo com a demanda, além de fazer projeções futuras de forma mais assertiva.

Cuide do armazenamento

Para evitar perdas e desperdícios, é importante ter atenção às embalagens e à área destinada ao armazenamento de materiais.

Tendo em vista que o setor de logística se responsabiliza por oferecer o melhor serviço para o cliente, é preciso garantir o cuidado desde a produção assegurada à oferta do melhor produto.

Para isso, é importante testar os materiais e verificar as condições que se encontram antes da comercialização.

Defina metas que podem ser cumpridas

Assim como diversos setores, o de logística também atua em função do cumprimento de metas, que podem ser divididas principalmente entre os objetivos a serem conquistados e prazos de entregas e produção.

Antes prometer algo, é importante ter a consciência de que deverá cumprir o que foi proposto. O planejamento nessa etapa é o principal aliado, pois através desse processo é possível trabalhar com uma margem de segurança, se precavendo de futuros imprevistos para que não afetem o fluxo de produção.

Analise os seus potenciais contatos

Antes de iniciar as negociações, é importante realizar um estudo de mercado. Através desse passo, é possível identificar potenciais oportunidades de parcerias para as comercializações.

O setor de logística pode usufruir dessa etapa, pois auxilia no direcionamento de estratégias. Dessa forma, consegue viabilizar melhor a sua atuação, de maneira benéfica para a empresa e para o cliente, na hora de atender a demanda proposta.

Por fim, aplicar tais passos em busca de implementar a gestão estratégica fortalece ainda mais o desempenho do setor como um todo.

Quais as vantagens da gestão estratégica no setor de logística?

O conceito de gestão estratégica está relacionado ao desenvolvimento de práticas adotadas por uma empresa para fortalecer o seu crescimento.

Contudo, as vantagens do setor de logística implementar uma gestão eficiente se dá na facilitação de tomadas de decisões, através de uma melhor comunicação entre as áreas e melhorias nos fluxos de trabalho.

O melhor direcionamento de ações ajuda no cumprimento de metas estabelecidas para alavancar ainda mais o potencial da companhia.

Viabilizando de forma uniforme e estratégica os processos da empresa, abre-se novas oportunidades na busca por novos campos de atuação.

Como a inovação auxilia o desempenho do setor de logística?

Diante das novas perspectivas no mercado e os novos hábitos de consumo, a projeção é de que o investimento das empresas no setor de logística deva aumentar ainda mais.

Por ser uma área que correlaciona todo o fluxo da empresa, torna-se importante buscar por ferramentas que desburocratizem os processos e tragam mais agilidade no desempenho da companhia.

Uma boa alternativa para o setor de logística é investir em softwares de gestão que automatizem as funções da área. Nessa jornada, implantar um ERP é o principal passo na busca pela otimização de tempo, controle de dados, registros e obtenção de resultados precisos da companhia.

Quer saber mais sobre os benefícios do ERP para sua empresa?  A Cast group pode te ajudar!

Com 30 anos de mercado, a Cast group é uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento de tecnologia e automação, atuando com consultorias e soluções de TI a TA e outsourcing de desenvolvimento, aplicações e infraestrutura, sendo uma das principais parceiras da empresa alemã SAP – uma referência mundial do tema.

Visite o site da Cast e saiba mais sobre os nossos serviços.

Conclusão

Fortalecer o setor de logística nas organizações é de extrema importância, levando em consideração as diversas funções que lhe são atribuídas.

Por se tratar de um departamento responsável por executar processos internos e externos das empresas, viabilizar a gestão estratégica é a peça-chave para o sucesso da área.

Com o crescimento do mercado e o aumento exponencial de demandas, o setor de logística irá alcançar ainda mais protagonismo. Portanto, implementar um sistema de gestão eficiente e inteligente, deixará de ser uma opção – pois se trata de uma necessidade.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog.

 

 

 



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS