Os desafios das operações logísticas nas PMEs
BLOG
Gestão Empresarial

Os desafios das operações logísticas nas PMEs

4 de outubro de 2021

As operações logísticas nas PMEs passaram por mudanças bastante significativas com o advento da crise causada pelo novo coronavírus. Diante da perspectiva de que muitas das empresas nem ao menos contavam com serviços de entrega, a transformação se deu de forma acelerada e totalmente pautada na sobrevivência. 

Assim, entender alguns dos principais desafios logísticos a serem superados é uma forma de se adaptar a essa nova realidade e adequar a operação para alcançar a excelência.

Ao mesmo tempo que a digitalização nas pequenas empresas proporcionou ampliar horizontes e atender novos clientes, ela também trouxe a inclusão generalizada. Assim, as companhias enfrentam altíssima concorrência online, principalmente no setor de serviços e bens de consumo.

É necessário, além de ter uma estratégia totalmente voltada ao cliente, também avaliar e contornar os riscos que envolvem a operação.

5 desafios logísticos nas PMEs

Os desafios enfrentados podem ser diversos: desde problemas de infraestrutura nacional, até falta de planejamento interno.

Confira alguns dos principais:

  1. Péssima condição das estradas

Embora a maior parte do escoamento de produtos seja feito por rodovias e portos, é raro que as condições sejam as ideias nessas vias. 

Isso faz com que os produtos demorem mais para chegar ao destino final, além de trazer insegurança para os motoristas.

  1. Alta carga tributária

Em seguida, o alto valor dos impostos relacionados a transporte, aliados à enorme flutuação do preço dos combustíveis, faz com que a logística nas PMEs seja bastante custosa e desestimula investimentos mais massivos nessa área.

Também a cotação do dólar, principal moeda de importação, contribui para que o acesso às mercadorias nem sempre seja vantajoso.

  1. Burocracia excessiva em portos e aeroportos

Os trâmites de liberação de mercadorias e conferência nos postos de fiscalização também costumam ser um entrave para quem trabalha com importação ou exportação no Brasil.

A morosidade faz com que haja gargalos na cadeia produtiva e frequentemente gera prejuízos aos empresários.

  1. Previsibilidade de demanda e controle de estoque

Paralelamente, a gestão de insumos e do controle de vendas e estoques é um dos aspectos mais importantes. 

Sem o devido planejamento, a empresa fica à mercê de imprevistos e não consegue cumprir as demandas satisfatoriamente.

  1. Fornecedores homologados 

Outro possível entrave é não ter uma rede forte de parceiros, obtendo material de diferentes fontes. Se por um lado isso garante economia em alguns momentos, em outros pode complicar bastante o processo.

Sem a homologação dos fornecedores, sua empresa corre o risco de ter uma prestação de serviço de baixa qualidade ou mesmo ficar sem estoque necessário – uma vez que, como sua demanda é pontual, não farão previsão de estoque para sua demanda.

Como enfrentar os desafios logísticos nas pequenas e médias empresas?

É verdade que existem uma série de dificuldades que devem ser levadas em consideração ao planejar um e-commerce ou oferecer alternativas aos consumidores.

No entanto, há como contorná-las de forma que os impactos sejam minimizados ou mesmo superados.

No caso das dificuldades externas, que envolvem ações governamentais, cabe pressionar os dirigentes por condições melhores e no caso das rodovias, por exemplo, buscar rotas mais adequadas ou menor distanciamento entre os centros de distribuição.

Já em relação à burocracia, contar com serviços que oferecem integração com os órgãos cabíveis pode auxiliar nos procedimentos logísticos, pois eles farão a ponte entre as informações, simplificando o dia a dia.

A inovação está, sobretudo, em lidar com os percalços de forma estratégica e criativa – e isso não pode ser feito sem um bom planejamento.

Os gestores precisam encontrar meios de equilibrar os custos com as atividades em si, que envolvem cadeias de suprimento, estoque e posteriormente, distribuição.

Encontrar soluções que combinem uma excelente entrega com o controle minucioso das atividades é a chave para o sucesso. Nesse sentido, a tecnologia é uma ótima aliada.

A tecnologia como viabilizadora logística nas PMEs

Os recursos tecnológicos são imprescindíveis para fazer uma boa gestão logística. Através deles, é possível digitalizar o andamento dos processos, conferindo muito mais controle e eficiência de todas as etapas.

A conexão entre pessoas e empresas não se perdeu na fase de distanciamento social, graças ao ambiente online e a flexibilização que ele proporciona.

Além de garantir alcançar o público desejado, há também a vantagem de proporcionar uma experiência completa e satisfatória – desde o momento da compra, até o pós-venda.

Recursos de IoT, por exemplo, ajudam a fazer um perfeito controle de estoque, entendendo a melhor maneira de armazenagem, condições climáticas e volume. 

Também permitem fazer o rastreamento das embalagens, quando transportadas, o que é um grande diferencial para a maior parte dos clientes e uma forma segura para sua empresa acompanhar suas mercadorias e lidar com possíveis imprevistos.

Ao integrar essas informações com um ótimo sistema de gestão empresarial, você pode acompanhar o desenrolar de todas as suas vendas, considerando desde as estratégias de marketing, até o provisionamento de insumos.

Independentemente do porte do negócio, essas opções atualmente já são bastante acessíveis e simplificadas, pois operam de forma SaaS (como serviço), ou seja: são contratadas de acordo com a demanda e por assinatura.

A Cast group oferece às pequenas e médias empresas um ótimo suporte logístico, por meio do SAP Business One. Um ERP completo, mas ao mesmo tempo simples e intuitivo. Assim, os gestores têm todas as informações unificadas, operando em sinergia e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana (se a solução for hospedada em nuvem).

Conheça também o S4/HANA, uma ERP que apoia a transformação com processos que conectam toda a sua cadeia de valores, levando o poder da automação e do conhecimento para a sua força de trabalho.

Isso faz com que os desafios logísticos sejam reduzidos ao máximo, já que é possível prever demandas e tomar decisões com agilidade e precisão.

Conte com o nosso suporte e se adeque a uma nova forma de fazer negócios, muito mais fácil, estruturada e efetiva.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS