É cada vez maior o número de empresas que entendem o papel estratégico do setor de recursos humanos. Olhar para o ciclo de vida do colaborador é essencial para garantir o resultado desejado. E nesse contexto, é indispensável aplicar People Analytics.

Isso significa utilizar dados para entender o que, dentro do ambiente de trabalho, motiva colaboradores, tornando-os líderes, especialistas, produtivos, criativos ou felizes. A análise de dados, portanto, revela o segredo do sucesso.

Os processos de coleta, organização e análise de dados, possibilitam identificar padrões e tendências de comportamentos que servem de base para decisões inteligentes — precisamente as que otimizam a gestão de pessoas. Entenda como aplicar a metodologia de People Analytics no RH de sua empresa e saiba quais vantagens poderão ser obtidas!

AFINAL, O QUE É PEOPLE ANALYTICS?

People Analytics é uma metodologia que vem transformando positivamente o modo como as empresas fazem a gestão de pessoas. Ela permite antecipar tendências e aprimorar a estratégia organizacional por meio dos processos de coleta, segmentação e análise de dados.

A transformação digital que vem ocorrendo nas últimas décadas, traz ferramentas que possibilitam mensurar os fatores que promovem o engajamento e a produtividade no ambiente de trabalho. Por isso, líderes e analistas de RH utilizam os resultados dessa análise para tomar decisões inteligentes que contribuem para os resultados da empresa.

Um RH com foco em dados é quase que uma obrigação, pois isso faz parte do papel estratégico que esse setor vem assumindo. Outras áreas, como Vendas, Marketing, Logística e Finanças, vêm se beneficiando do uso da tecnologia em seus processos e da análise de dados para tomar decisões.

No caso da área de Recursos Humanos, os benefícios se estendem para toda a organização, afinal, as pessoas são o centro do negócio. Essa visão humanista, que valoriza as hard skills e as soft skills de cada indivíduo, é fundamental para atender os objetivos organizacionais.

Qualquer empresa possui uma enorme quantidade de dados disponíveis ou passíveis de serem coletados. Para melhorar a gestão de pessoas, atraindo e retendo talentos, faz-se necessário criar o ambiente ideal para que os colaboradores se desenvolvam e entreguem o máximo de si.

QUAIS VANTAGENS PROPORCIONA ÀS EMPRESAS?

People Analytics permite à organização melhorar processos, criar vantagem competitiva, incrementar suas receitas e valorizar a própria marca empregadora. Veja em detalhes as vantagens de aplicar essa metodologia de análise de dados:

Autossuficiência para as áreas

A análise de dados de People Analytics utiliza o referencial de sucesso da própria organização para resolver os problemas das áreas que enfrentam dificuldades. A realidade interna indica o que é preciso mudar e o momento ideal para tal.

Trata-se de uma alteração importante no processo de tomada de decisão, que ganha um suporte importante diferente do simples e puro achismo ou da repetição de padrões adotados por outras companhias.

Descobre motivações

Ao analisar dados por meio de People Analytics, o RH compreende quais são as motivações dos colaboradores — uma informação de grande importância, pois está ligada à produtividade. Esse entendimento permite a revisão de processos que não contribuem com a motivação das equipes, além da valorização daqueles que estão dando certo.

Otimiza a contratação de talentos

Acertar na contratação permite ter um aproveitamento de 100% dos talentos. No entanto, em muitas situações, preferências pessoais e preconceitos inconscientes impedem que os candidatos ideais façam parte do quadro de colaboradores.

People Analytics faz uma análise imparcial por meio da aplicação inteligente de dados e indica qual profissional é o ideal para se tornar líder, ser promovido ou transferido de área — diminuindo custos e tornando mais eficientes os processos de RH.

Contratações sob medida ajudam a criar vantagem competitiva para a organização, pois são os atributos individuais que fazem a diferença no resultado, aumentando a eficiência no recrutamento e seleção.

Monitora a produtividade

Outra vantagem de aplicar People Analytics é conseguir acompanhar a produtividade dos colaboradores. Torna-se mais fácil identificar problemas por meio desse monitoramento constante — impedindo-os que fiquem incontroláveis, incrementando consequentemente ganhos de produtividade na gestão de RH.

As ações do RH passam a ser mais preventivas do que corretivas, o que permite conduzir a equipe de modo mais humanista — sem deixar de lado o foco nos objetivos da organização.

Torna os processos de RH mais eficientes

Processos morosos não condizem com o papel estratégico do RH. Por isso, uma série de ações podem ser automatizadas na gestão de pessoas por meio das informações obtidas por People Analytics. Uma delas é a seleção de currículos.

Um software pode separar os currículos que apresentam as hard skills desejadas, enquanto sua equipe direciona o esforço para as entrevistas e identificação de soft skills.

Esse tempo ganho ainda pode ser utilizado para o desenvolvimento de pessoas, implementação de programas de sucessão, retenção de talentos e administração dos indicadores de RH.

COMO IMPLEMENTAR ESSA METODOLOGIA EM SEU RH?

A implementação de People Analytics envolve, primeiramente, a determinação de objetivos. Identifique quais são os problemas que a empresa está enfrentando e que podem ser solucionados por meio dessa análise de dados.

A coleta de dados é o próximo passo. E não basta que sejam volumosos, pois eles precisam ser relevantes. Outro aspecto importante é a frequência com a qual esses dados serão coletados — processo que um software pode realizar.

Como esses dados são material bruto, a implementação da metodologia passa ainda pela definição de métricas e indicadores vem na sequência, pois é preciso saber quais patamares considerar para cada aspecto avaliado. Evita-se, desse modo, conclusões equivocadas.

Os dados ainda devem ser correlacionados, para descobrir como se relacionam e se há influências entre eles. Essa correlação aumenta a possibilidade de interpretá-los de forma precisa, pois passa da superficialidade e vai mais a fundo.

Mas para praticar People Analytics e obter as vantagens descritas até aqui, seu RH deve investir em um sistema de gestão robusto e que acompanhe o ciclo de vida dos colaboradores na organização.

Ferramentas assim provêm os dados que a área de RH necessita e, dependendo da escolha, eles podem ser entregues por meio de relatórios fáceis de interpretar ou já cruzados com outros pré-determinados. Por fim, seu RH pode assumir o papel estratégico que merece, participando ativamente da transformação digital por meio da análise de dados.

A Cast group oferece um pacote completo e integrado de soluções para RH que maximizam o potencial de sua força de trabalho. Agilize e aprimore processos de contratação, integração, motivação e desenvolvimento de colaboradores.

Continue em nosso blog e saiba mais!

Leave a Reply