O lançamento do PIX é o grande assunto do momento no Brasil. Essa iniciativa do Banco Central deve revolucionar as formas de realizar transferências financeiras entre pessoas físicas, pessoas jurídicas e órgãos governamentais. Mas você já sabe quais devem ser os impactos para a sua empresa?

Atualmente, a realização de transferências ou recebimentos de pagamentos podem demorar horas (ou dias) para serem realizados – além de incluírem taxas bancárias. Com o PIX, o cenário deve se tornar diferente: transferências instantâneas realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como consequência disso, podemos esperar várias mudanças nos processos empresariais. Pagamento de fornecedores, recolhimento de tributos, recebimentos de clientes, controles financeiros e despesas bancárias são alguns ótimos exemplos de aspectos que devem ser afetados.

O QUE É O PIX?

Antes de falarmos sobre o impacto do PIX nas empresas, precisamos compreender exatamente o que representa essa novidade, certo?

O PIX é uma plataforma de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central para agilizar a realização de transações financeiras de forma eletrônica. Na prática, trata-se de um sistema que permite executar a operação do seu início ao fim em poucos segundos.

Segundo o Banco Central, pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.

Atualmente, estamos acostumados com o TED e o DOC, que são os formatos de transferências financeiras usadas pelos bancos. Entretanto, eles não permitem operações em feriados, fins de semana ou fora do horário comercial – além de exigirem o pagamento de taxas bancárias.

Com o PIX, as transferências financeiras ocorram diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários. E são diversas as operações que poderão ser realizadas dessa forma:

  • Entre pessoas físicas (P2P);

  • Entre pessoas e empresas (P2B);

  • Entre empresas diferentes (B2B);

  • Entre pessoas e órgãos do governo (P2G);

  • Entre empresas e órgãos do governo (B2G);

  • Entre órgãos governamentais e pessoas físicas (G2P);

  • Entre órgãos governamentais e empresas (G2B).

BENEFÍCIOS DO PIX

A grande razão pela repercussão em relação ao lançamento do PIX está nos benefícios desse novo sistema. Veja quais serão os principais ganhos para os usuários:

  • Agilidade na realização de transações financeiras – que acontecerão em tempo real;

  • Disponibilidade durante 24 horas por dia, 7 dias por semana;

  • Praticidade para identificação das partes envolvidas na transação;

  • Redução de taxas bancárias;

  • Aumento da segurança das operações;

  • Diminuição da burocracia nas operações financeiras;

  • Diversos benefícios indiretos para as empresas brasileiras – que veremos no decorrer deste artigo!

COMO O PIX FUNCIONARÁ?

Afinal, como o PIX vai funcionar para proporcionar todos esses benefícios? Confira as principais informações sobre o assunto:

  1. Cadastramento. O primeiro passo para utilizar o PIX é fazer um cadastro (tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas). Esse registro é feito diretamente nos canais do banco no qual a empresa tem conta.

  2. Confirmação das chaves PIX. No momento do cadastro, a empresa precisa informar quais chaves PIX ela deseja usar para fazer seu cadastro. Essa chave é um código que identifica a conta dentro do sistema e pode ser: o CNPJ, o e-mail, telefone ou uma chave numérica aleatória gerada pelo sistema.

  3. Realização de operações. Depois de feito o registro, é possível fazer transações de diversas maneiras pelo PIX:

  • Inserção manual dos dados do recebedor (nome completo, CPF, CNPJ, etc).

  • Inserção de chave de endereçamento, que identifica o recebedor (e-mail, o número do celular ou um documento).

  • QR Code Recebedor, que é gerado por quem recebe o dinheiro da transação e deve ser acessado pelo pagador.

  • QR Code Pagador, que é utilizado para indicar os dados do pagador e apresentado ao recebedor.

Ou seja, depois de efetuado o registro do PIX, uma empresa pode começar a efetuar pagamentos e recebimentos por meio das chaves PIX. Basta inserir o CNPJ de um fornecedor para que seja possível fazer uma transferência em tempo real. Da mesma forma, é possível gerar um QR Code para que um cliente faça um pagamento por uma compra.

IMPACTO DO PIX NAS EMPRESAS

Toda a praticidade na realização de transações financeiras já é um ótimo indicativo do impacto do PIX nas empresas. Mas é possível levar essa análise ainda mais longe. Veja alguns dos pontos importantes que merecem sua atenção:

  • Gestão financeira: com transações de entradas e saídas acontecendo em tempo real, a dinâmica do setor financeiro deve ser alterada. Será uma forma de manter os controles internos sempre atualizados – mas pode ser necessária uma reestruturação dos processos internos para colocar isso em prática.

  • Reestruturação de processos internos: todos os setores da empresa que lidam com o pagamento ou recebimento de dinheiro podem ter que reestruturar seus processos – como o setor comercial, de cobranças, de compras, entre outros.

  • Melhoria da experiência do cliente: a adoção do PIX permite que as empresas viabilizem uma maneira mais clara, segura e menos onerosa de recebimento de pagamentos de seus clientes. A partir disso, será possível criar uma experiência mais satisfatória.

  • Recolhimento de tributos: a expectativa é que seja possível efetuar o recolhimento de tributos de uma forma mais ágil e simplificada a partir do PIX – facilitando a relação entre as empresas e o Fisco.

  • Diversas novas possibilidades: toda a facilidade do PIX poderá ser usada de diversas outras maneiras para simplificar processos e aumentar a eficiência. Um ótimo exemplo disso é um aumento da agilidade da logística: com pagamentos que são processados em tempo real, as informações podem ser integradas para que o pedido comece a ser processado imediatamente.

No fim das contas, o PIX é mais uma tecnologia que pode se unir às soluções digitais usadas pelas organizações brasileiras para obter mais eficiência operacional. Toda a agilidade das transações financeiras pode se integrar com a troca de informações em tempo real de um sistema ERP completo.