Por que automatizar a área de gestão de pessoas com uma solução para RH? - Cast group
BLOG
Recursos Humanos

Por que automatizar a área de gestão de pessoas com uma solução para RH?

15 de agosto de 2019

É impressionante a mudança do papel do RH nos últimos anos. Ele foi alçado da posição de um setor burocrático para o coração do negócio, responsável por atrair, desenvolver e motivar colaboradores para que alcancem os objetivos estratégicos da companhia. Porém, um propósito tão significativo traz uma série de desafios, e automatizar a área de gestão de pessoas é fundamental para vencê-os.

Quer saber como a automação da área de gestão de pessoas é tão importante para um RH estratégico?

A importância de automatizar a área de gestão de pessoas

Embora tenha novos desafios, o RH continua responsável por uma série de tarefas burocráticas. Os gestores da área entendem que seu papel vai muito além de gerenciar benefícios, elaborar documentos e cumprir exigências de órgãos fiscalizadores, mas essas atividades não podem ser evitadas.

Por isso, automatizar a área de gestão de pessoas é essencial para realizar as atividades burocráticas com precisão (sem erros e retrabalho), mas garantindo que sua equipe tenha a maior parte do tempo reservada para as questões estratégicas.

Além disso, até mesmo as ferramentas de automação de RH evoluíram. Atualmente, elas fazem muito mais do que as tarefas burocráticas. Elas se tornaram capazes de cruzar dados e gerar insights valiosos para os gestores. Na verdade, esses recursos são ainda mais vantajosos que a realização de atividades repetitivas. Veja a seguir!

Vantagens de automatizar a área de gestão de pessoas

Listamos algumas das vantagens de automatizar a área de gestão de pessoas em qualquer empresa. Entenda de que formas esse tipo de ferramenta contribui para um resultado melhor!

Precisão nas tarefas burocráticas

Ao automatizar a área de gestão de pessoas, o gestor de RH garante que as tarefas burocráticas serão cumpridas, e de forma precisa. A ferramenta é configurada para atuar em conformidade com obrigações trabalhistas, previdenciárias e contábeis, evitando erros que podem gerar sanções.

A automação é uma solução para eliminar erros operacionais. A integração entre os sistemas de outras áreas da empresa e centralização de informações facilitam a obtenção de dados e tornam a prestação de contas muito mais precisa. Além disso, não haverá falhas no cumprimento de prazos devido à sobrecarga da equipe.

Contratações certeiras

Contratações equivocadas custam caro. Elas absorvem mão de obra não qualificada para a função ou sem fit cultural para trabalhar na organização. O resultado é a perda de produtividade e despesas elevadas com treinamento já no curto prazo.

A longo prazo, falta de eficiência no recrutamento e seleção ainda causa outros dois problemas bastante sérios: o aumento do turnover e prejuízos ao employer branding.

Ferramentas que não só automatizam o RH, mas também utilizam a Inteligência Artificial (IA), minimizam esse problema. Elas ajudam a buscar candidatos em diversas plataformas, inclusive em redes sociais, atraindo pessoas com perfil técnico e comportamental ideal.

Esse tipo de ferramenta também filtra automaticamente quem não possui os critérios estabelecidos para contratação. Assim, a equipe não precisa perder tempo analisando centenas de currículos inadequados. Finalmente, é possível mapear o perfil comportamental dos candidatos e compará-lo à avaliação de desempenho de colaboradores atuais, identificando aqueles com maior potencial para apresentar uma excelente performance naquela função.

Desenvolvimento do capital humano

O RH não pode apenas pensar nas necessidades da empresa hoje. É preciso analisar o cenário geral e as principais tendências do mercado para antecipar que profissionais ela precisa ter para atingir seus objetivos e expandir suas operações nos próximos anos.

A partir desse diagnóstico, cabe ao RH planejar novas contratações ou ainda identificar quem tem potencial para assumir posições estratégicas no futuro em seu próprio quadro de colaboradores.

Com uma análise criteriosa de aderência técnica e comportamental a essas funções, é possível criar um plano de carreira junto a esses profissionais. Eles devem ser conscientizado das oportunidades que a empresa oferece e o que precisam atingir para conquistar essas posições.

Dessa forma, a empresa alia conceitos como meritocracia, transparência e reconhecimento das qualidades individuais em suas ações de desenvolvimento de pessoas. O resultado é um plano de expansão e sucessão claro, bem como o engajamento do grupo.

Reconhecimento e valorização

A percepção de uma cultura baseada na meritocracia ainda é um grande desafio dentro das organizações. Calcular recompensas variáveis pode não ser fácil, visto que nem sempre a análise dos resultados brutos realmente reflete o esforço realizado por cada colaborador.

Um bom sistema de automatização para o RH também ajuda nessa tarefa. Com métricas bem definidas, é possível elaborar um plano de compensação base e variável justo, que realmente reconheça o esforço, o desempenho e resultados dos melhores talentos de sua equipe.

Capacitação efetiva

Se enfrentar o cenário presente já é desafiador, imagine o esforço que a organização precisa fazer para manter seu espaço no mercado do futuro. Por isso, as iniciativas para a capacitação e desenvolvimento de colaboradores são essenciais.

Ferramentas inteligentes para o RH permitem não só automatizar a área de gestão de pessoas, mas também identificar as lacunas de conhecimento e competências, bem como as principais necessidades relativas ao desenvolvimento individual e da equipe.

Com esse recurso, o RH consegue criar um programa contínuo e efetivo de capacitação. Além de um diagnóstico preciso dos cursos que devem ser realizados, é possível monitorar a presença por QR Code e também executar treinamentos mobile, que facilitam a adesão dos colaboradores.

Engajamento

Finalmente, automatizar a área de gestão de pessoas contribui para melhorar o engajamento do grupo. Os canais de comunicação e a análise de dados permitem que a liderança conheça as necessidades e expectativas de seu quadro de colaboradores.

Essas informações podem ser usadas para prover estímulos realmente relevantes para aquele grupo. É possível ajustar ofertas de pacotes de benefícios, ações que promovem mudanças no clima organizacional e mesmo a postura dos líderes para garantir que os colaboradores sintam-se mais satisfeitos e aumentem sua produtividade.

Essas são algumas das vantagens que uma organização tem ao automatizar a gestão de pessoas. Afinal, essa medida contribui para que o RH consiga focar no que realmente importa: desenvolver pessoas para que elas atinjam resultados extraordinários.

Quer saber mais sobre como aplicar um plano de desenvolvimento individual na sua empresa? Continue no blog e confira nosso artigo completo sobre esse tema!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS