Por que é importante ter um ERP em tempos de crise?

 

Ainda que muitos gestores imaginem o contrário, ter um bom ERP em tempos de crise favorece muito a administração do negócio e ousamos dizer, pode até mesmo o salvar da falência. Isso porque a solução traz inúmeros dados e facilidades, que podem ser essenciais para os momentos mais turbulentos.

Assim, o investimento se torna completamente justificável e o retorno pode ser medido a curto ou médio prazo.

Uma pesquisa da empresa de tecnologia Nucleus Research de Boston apontou em 2014 que o retorno do investimento em um ERP era de 700% do valor despendido. O crescimento de empresas que aderiram à solução também foi apontado como impressionante.

Agora imagine esses dados nos dias de hoje, com todo o avanço da tecnologia e com o advento da transformação digital.

As crises sempre acontecerão, independentemente dos motivos que as ocasionam: sejam eles sanitários, econômicos ou sociais.

Entender o contexto de cada momento e ao mesmo tempo usar a tecnologia e a Inteligência Artificial pode ajudar de forma substancial a sua companhia.

POR QUE UM ERP É IMPORTANTE EM TEMPOS DE CRISE?

O fato de ter todos os dados reunidos e consolidados de forma clara e sistêmica pode fazer toda a diferença. Entenda porque é essencial ter um sistema de gestão empresarial eficiente:

  1. Permite visualizar deficiências e potencialidades

Ao integrar todas as áreas e documentar todos os processos, a produtividade, o custo e a eficiência podem ser mapeados ao longo do processo, em cada uma das etapas.

Sendo assim, uma vez que a empresa está toda conectada, impede que um erro de vendas impacte na produção, por exemplo.

Os lapsos se tornam muito menores e mesmo quando acontecem, podem ser fácil e rapidamente identificados e corrigidos, gerando muito menos impacto.

Da mesma forma, ter um ERP em tempos de crise colabora muito para o corte de despesas desnecessárias e a gestão orçamentária. Obviamente, muito importantes em períodos onde é preciso reduzir ao máximo as despesas e potencializar os ganhos.

  1. Monitora com eficiência a equipe

A mensuração do trabalho dos colaboradores passa a ser mais completa e com mais profundidade. Desse modo, quando algum setor apresenta baixo desempenho ou um projeto não traz resultados efetivos, os gestores podem entender o que está acontecendo e tomar medidas corretivas.

Inclusive, isso torna o dia a dia dos funcionários mais satisfatório, pois podem entender com clareza o que se espera deles e o que precisam desenvolver em termos de softsillks para ter adaptabilidade e crescer na companhia.

Embora pareça banal, essa troca é extremamente importante para manter a motivação (e consequentemente, a produtividade) e melhorar o ambiente de trabalho de todos.

  1. Gera relatórios completos

Ao mesmo tempo que ajuda a organizar as informações e manter o foco, ter um sistema de gestão empresarial também proporciona conferir o andamento da operação em tempo real.

Através de diversos formatos de relatórios, a atividade de cada departamento (ou geral) pode ser analisada e com isso, gerar insights valiosos para as tomadas de decisão.

  1. Ganho de flexibilidade e adaptabilidade

Em seguida, ter um ERP em tempos de crise garante flexibilidade: tanto de local de trabalho, quanto na própria gestão empresarial frente às dificuldades.

Por ser hospedada na nuvem, a solução traz dinamismo e pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora, o que traz mobilidade incrível e total controle. Essa agilidade gera redução de custos e tempo, mandatórios para os momentos mais complicados.

Ainda, por ser modular e customizável, também traz elasticidade caso a empresa consiga alcançar mais mercado ou atue em diferentes frentes.

Ou seja: um bom sistema de gestão te ajudará a passar pelas incertezas, mas também será extremamente útil para o crescimento sustentável.

  1. Dá certa previsibilidade

Enquanto as crises fazem com que muitos gestores se desesperem e não sintam que estão perdendo o controle das suas demandas, ter o apoio do ERP oferece muito mais segurança. Isso porque, conforme citamos, ele permite ter uma visão precisa e real do cenário que se apresenta e também a prever situações e diferentes panoramas.

Consequentemente, por mais que a adversidade possa ser complexa para todos, tomar decisões baseadas em dados e garantir o melhor rumo possível para uma empresa faz com que o achismo dê lugar à estratégia. Desse modo, todos ganham!

Como escolher o melhor ERP para enfrentar uma crise?

Para que seu negócio consiga se desenvolver, é indispensável que você conte com um sistema de gestão empresarial que traga todos os recursos que falamos acima.

A Cast Group trabalha em parceria com a SAP há muitos anos para trazer a mais completa solução tanto para pequenas e médias empresas, através do SAP Business One, quanto para empresas de grande porte, usando o SAP S/4 Hana.

Em ambos os casos, as ferramentas são projetadas para garantir eficiência máxima e integrar processos de marketing, vendas, compras, produção, financeiro, recursos humanos e mais.

Com visualização simples e funcionalidades intuitivas, é possível gerenciar absolutamente todos os processos e obter rendimentos muito mais satisfatórios.

Nós estamos há mais de 30 anos no mercado de gestão e já acompanhamos outras crises no Brasil. O que podemos afirmar com certeza é que, empresas que se mantém atualizadas e com foco em manter as rédeas em todas as perspectivas econômicas se tornam muito mais competitivas.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra que ter um ERP em tempos de crise é muito mais acessível do que você imagina, e que os frutos que essa decisão pode causar na sua empresa são definitivos.

Conheça nosso trabalho e faça com que sua empresa tenha solidez o bastante para enfrentar qualquer situação!