Por que é tão importante contar com uma equipe de RH qualificada?
BLOG
Recursos Humanos

Por que é tão importante contar com uma equipe de RH qualificada?

9 de junho de 2020

Ter uma equipe de RH qualificada é essencial para criar um elo entre a diretoria, os objetivos organizacionais e os colaboradores da sua empresa. Os profissionais da área de Recursos Humanos ajudam a transmitir mensagens importantes para todos.

São eles que demonstram aos funcionários que a empresa é um lugar bom para se trabalhar, que alguém ou um time está se destacando ou que chegou o momento oportuno para promover a capacitação de grupos ou indivíduos.

Por ser uma área interdisciplinar com capacidade de envolver diferentes conceitos e por tratar diretamente com o ser humano, a equipe de RH precisa ter a qualificação adequada para atender aos interesses e necessidades de todos.

A equipe de RH qualificada consegue utilizar as melhores ferramentas para fazer uma eficiente gestão de pessoas, analisando os dados disponíveis e contribuindo para a tomada de decisões favoráveis à organização. Veja como!

A importância de ter uma equipe de RH qualificada

A área de Recursos Humanos tem como principais funções recrutar, admitir, treinar, instruir, capacitar e qualificar pessoas, além de estruturar cargos e processos. Trata-se de um trabalho altamente estratégico.

A equipe de RH qualificada consegue visualizar e tratar os colaboradores de maneira tática. Nesse aspecto, a tecnologia é uma aliada imprescindível.

Em um passado não muito distante, as funções da área de RH eram vistas como operacionais e burocráticas — tanto na aquisição de talentos quanto no planejamento estratégico. Mas isso vem se transformando!

A inserção de novas tecnologias permite que o trabalho da equipe de RH seja cada vez mais preciso e eficiente. Elas proporcionam rotinas otimizadas e uma posição constante de suporte à liderança.

Esse apoio é crucial para o crescimento, a rentabilidade e o sucesso de qualquer organização. Pesquisa publicada pela Harvard Business Review mostra que as empresas que têm boas práticas em RH conseguem desempenho 51% superior à média de mercado.

O que considerar em uma equipe de RH qualificada

Transformar esses conceitos em realidade pode ser um desafio para o gestor de Recursos Humanos. Por isso, é importante considerar alguns fatores para dimensionar o nível de qualificação da sua equipe:

Ter visão estratégica

A equipe de RH qualificada domina a visão da empresa. Compreende o modelo de negócio com exatidão, além de conhecer as metas e dificuldades enfrentadas pelas áreas operacionais. Também entende como é composta a cultura da empresa.

Pode parecer básico para uma equipe de Recursos Humanos, mas não é. Nem sempre esses fatores são valorizados pelos gestores e demais colaboradores da área, pois foco está direcionado para uma rotina burocrática e pouco estratégica. Uma prova disso? Pergunte para a pessoa responsável pela área se ela tem os valores da empresa de cor em sua cabeça.

Saber analisar dados

A coleta de dados para construir análises é um processo que necessita ser constante e minucioso.

O resultado proporciona um diagnóstico preciso acerca das ações que devem ser realizadas para cada problema. Logo, quanto mais bem preparada for a coleta e análise de dados, melhor será a construção do planejamento estratégico.

Se a sua empresa não é possui uma equipe de RH qualificada, essas vantagens tornam-se inalcançáveis.

Ser um agente de transformação

A atuação da equipe de RH não pode se resumir a um trabalho reativo, ou seja, que toma atitudes somente diante de solicitações e problemas que aparecem. Porém, a postura deste time precisa ser ativa!

Quem se encontra em posição de liderança deve dar o primeiro passo, por meio do exemplo, para tornar cada membro da equipe em agente de transformação.

Faça com que eles enxerguem o novo contexto da área, como estratégica para a companhia, ajudando-os a identificar os caminhos para a qualificação.

Esse processo envolve rever, com coragem, os modelos operacionais vigentes. Faz-se necessário estabelecer targets na digitalização de processos e voltar os olhares para os indicadores corretos.

Observar o número alto de candidatos por vaga, por exemplo, pode não ser um bom indicador para saber se a marca empregadora se encontra positiva. Não se os candidatos não estão qualificados para tal.

Uma equipe de RH qualificada exige um gestor próximo de todos

Muitas das situações relatadas ao longo deste artigo podem ser solucionadas por meio do uso de sistemas inteligentes e autônomos. Contudo, a equipe de RH qualificada também necessita de proximidade com os seus gestores.

Cabe ao líder entender o que essa equipe precisa — inclusive as habilidades e competências comportamentais requeridas para o momento.

Isso permite ao gestor conhecer sua equipe, dar desafios claros, delegar tarefas e mudar estratégias quando for necessário. Sendo assim, o feeling ajuda a medir, mas não da maneira correta como o conhecimento permite.

Estimule sua equipe a utilizar dados. Muitos ficam esquecidos em planilhas ou softwares! E quando não existe uma equipe de RH qualificada, a justificativa para a não utilização dos dados se resume à falta de tempo ou de preparo.

Observe que esta é uma excelente oportunidade para incentivar a cultura do aprendizado constante. O que ontem poderia ser uma certeza, talvez hoje não seja mais.

O mundo vivencia uma transformação que não para — e de maneira cada vez mais rápida e profunda. Vem daí a necessidade de se aproximar dos colaboradores, estreitar laços e prepará-los para que façam parte de uma equipe verdadeiramente qualificada.

Experimente adotar algumas atitudes disruptivas, como a substituição de algumas horas e dias marcados para a avaliação 360 por uma complementação dela por meio de feedbacks informais ao durante o a semana ou bimestre.

Tenha em mente que cabe à cada organização avaliar o próprio grau de maturidade e momento atual para estabelecer os parâmetros para qualificar a própria equipe, pois o que pode servir para a realidade de uma empresa, talvez não funcione na sua.

Para ter uma equipe de RH qualificada, invista em relacionamento pessoal, instigue a capacidade criativa, promova o feedback e esteja atento para a promoção de ferramentas e soluções tecnológicas que otimizem a rotina de todos.

Nesse sentido, a Cast group pode ajudá-lo por meio de soluções para Recursos Humanos, transformando a sua área em estratégica para a companhia. Conheça o nosso pacote completo e integrado de soluções!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS