Por que investir em uma gestão estratégica no setor moveleiro?
BLOG
Gestão Empresarial

Por que investir em uma gestão estratégica no setor moveleiro?

25 de março de 2022

Já está mais do que comprovado que investir em uma gestão estratégica faz toda a diferença para o crescimento de uma empresa. No setor moveleiro, isso se torna ainda mais crucial para o desenvolvimento dos negócios.

Com a chegada da pandemia, os hábitos dos consumidores em relação as formas de compras mudaram significativamente.

Com as restrições impedindo a circulação de pessoas, o comércio online foi altamente impulsionado, trazendo bons resultados em relação as vendas no setor moveleiro em 2020 e 2021.

As compras virtuais são apenas um dos vários exemplos de sucesso da indústria de móveis. O setor, que vinha implementando o seu canal de vendas online, passou a usar ainda mais ativamente ferramentas de e-commerce e marketplace, facilitando o processo de compra para os clientes.

Essa movimentação evidencia ainda mais a importância de se investir em uma gestão estratégica eficiente para o bom funcionamento do negócio. Pois, é através desse gerenciamento que é possível traçar metas, compactar dados e informações referentes a oferta e demanda do público.

Neste texto, abordaremos como a implementação de uma gestão estratégica no setor moveleiro pode fazer a diferença no crescimento da empresa. Confira os tópicos que serão abordados:

  • O que é gestão estratégica?
  • Como está o crescimento do setor moveleiro?
  • Quais as vantagens da gestão estratégica para o setor moveleiro?
  • Como implementar a gestão estratégica no setor moveleiro?
  • Quais os benefícios do ERP para a gestão estratégica do setor moveleiro?

Boa leitura.

O que é gestão estratégica?

A gestão estratégica se trata de um conjunto de práticas desenvolvidas pelos administradores de uma empresa, com o intuito de gerar crescimento e fortalecer a companhia.

Isso se dá por meio de um amplo estudo, considerando todos os cenários que influenciam o gerenciamento da empresa.

Primeiramente, abrangendo os pontos externos voltados para a concorrência, economia, política, público-alvo, tendências no mercado, entre outros. Em segundo lugar, levando em consideração os internos, relacionados às atividades dos recursos humanos, faturamento, controle de estoques, vendas, departamento comercial, e muitos outros.

É a partir de uma gestão estratégica que os prestadores passam a analisar efetivamente o andamento da empresa, garantindo que as tomadas de decisões tenham um potencial mais assertivo em meio a situação que esteja lidando.

Além de auxiliar o direcionamento de recursos de maneira precisa e, reduzindo assim desperdícios na hora de investir, a gestão estratégica contribui para o monitoramento de ações. Gerando, assim, dados importantes que podem ser consultados posteriormente para gestão e planejamento.

É através da gestão estratégica, também, que é possível promover o engajamento entre variados setores dentro de uma organização. E essa ação reflete de forma positiva no crescimento diário, desde o ganho de espaço no mercado até a satisfação dos clientes.

Como está o crescimento do setor moveleiro?

Mesmo em meio à pandemia, o setor moveleiro conseguiu manter sua taxa de crescimento em um patamar positivo. Os impactos causados pelo cenário pandêmico proporcionaram um novo comportamento dos consumidores, que adaptaram os seus hábitos de compras.

De acordo com um estudo realizado pela  Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL),  o setor moveleiro no Brasil produziu mais de 30 milhões de peças no 1° semestre de 2021. O volume representou um aumento de 31,7% comparado ao mesmo período em 2020.

Em outro levantamento, feito pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) , mostra que o setor moveleiro cresceu em volume de vendas em 2021, mantendo uma marca acima da média no varejo nacional. O total acumulado entre janeiro e junho resultou em um aumento de 12,8% .

Diante de um cenário tão promissor, uma das alternativas encontradas pelo setor foi aderir ao uso das ferramentas para impulsionar ainda mais o negócio, se adequando dentro daquilo que os clientes procuram.

Um exemplo disso foi a utilização expressiva do e-commerce, que atingiu um crescimento histórico em número de vendas online.

Segundo o relatório Webshoppers, produzido pela empresa Ebit | Nielsen, o faturamento no ano de 2020 registrou R$ 87,4 bilhões. Dentre os setores, o segmento de Casa e Decoração, que contempla o setor moveleiro, apresenta forte alta, apontando só nos primeiros seis meses de 2021, um crescimento de 155% em relação ao ano anterior.

As tendências apontam que a indústria moveleira está na sua melhor fase de crescimento e expansão. Nesse cenário, se torna ainda mais necessária a implementação de uma gestão adequada que contemple e acompanhe o desenvolvimento do setor.

Quais as vantagens da gestão estratégica para o setor moveleiro?

Consolidar uma boa gestão estratégica permite que a empresa colha bons frutos de suas escolhas. No caso do setor moveleiro, possibilita demarcar com mais precisão e assertividade o melhor caminho em busca de resultados e aceleração dos meios de produção.

Mas, antes de aderir à uma nova gestão, é fundamental conhecer as vantagens que podem beneficiar o setor moveleiro, veja as cinco principais:

Melhor alcance dos objetivos

É por meio de um planejamento eficiente e consolidado, abrangendo todas as informações do negócio e do mercado, que é possível estabelecer ações, metas e prazos assertivos que viabilizem o crescimento do setor moveleiro.

Geração de lucros

Viabilizando a implementação da gestão estratégica, estabelece-se um controle principalmente do controle de fluxo de caixa, onde fica armazenado todos os registros de fontes de receita. Para o setor moveleiro, ter essa administração é crucial para análises de rendimentos da empresa, colaborando para a lucratividade do negócio.

Crescimento

Com as adaptações estratégicas implementadas, atingir o crescimento desejado fica muito mais fácil. Ao investir no uso da ferramenta correta, o setor moveleiro pode elevar ainda mais o seu crescimento, direcionando para o segmento que mais pode favorecer a geração de lucros.

Controle

A gestão estratégica proporciona um controle das ações realizadas alinhado com o resultado obtido. Isso permite uma melhor clareza, por parte do empreendedor, em avaliar o desempenho das suas atividades.

Eficiência de processos

Otimização de tempo é um dos grandes desafios para as empresas, além de ser crucial na hora de administrar o negócio. Esse ganho passa a ser obtido a partir da implementação das estratégias que consolidam todas as funções seguindo o mesmo mecanismo. As vantagens listadas possuem um efeito de interligação, pois ao implementar uma gestão estratégica eficiente no setor moveleiro, as vantagens têm a potencialidade de ultrapassar o esperado.

Como implementar a gestão estratégica no setor moveleiro?

A gestão estratégica se torna uma ação primordial para qualquer empresa, especialmente para o setor moveleiro. Porém, o processo para sua implementação requer um passo a passo que conduza com precisão o andamento do negócio, traçando qual o foco e meta para ser alcançada.

Por isso, confira os três passos que irão conduzir esse caminho em busca da melhor solução:

Faça um diagnóstico

O primeiro passo para a implementação da gestão estratégica consiste em averiguar a real situação de como está o negócio.

Para os empresários do ramo moveleiro, o ideal é realizar um mapeamento de fatores internos e externos. Permitindo, assim, avaliar aquilo que limita ou impulsiona o crescimento do negócio e identificar se a empresa está preparada para a próxima fase.

Elabore planos de ação

O ambiente competitivo faz parte do mundo de negócios. Por isso, elaborar o plano de ação permite com que a empresa defina as estratégias a serem seguidas, servindo como base a otimização de tempo. Dessa forma, conseguirá direcionar a equipe sobre o que fazer para atingir as metas estipuladas.

Implantação

Esse é o passo principal, pois consolida todo o ideal trabalhado por trás da gestão estratégica. Para muitos administradores, essa etapa é a mais desafiadora, por requerer o auxílio de ferramentas além das já utilizadas de forma padrão.  Uma vez implementada de forma coerente e eficaz, a gestão torna-se ainda mais precisa em seu alcance.

Quais os benefícios do ERP para a gestão estratégica do setor moveleiro?

Umas das grandes ferramentas aliadas ao desenvolvimento da gestão estratégica é o uso do ERP. Seu principal benefício é ter a ampla funcionalidade de compactar diversos setores da empresa em um único local, facilitando o gerenciamento dos serviços oferecidos.

Para o setor moveleiro, implementar esse tipo de software é ideal para conduzir as estratégias definidas para o crescimento da empresa. Por meio desta plataforma, é possível ter o controle fiscal de vendas, fluxo de caixa, melhor monitoramento de produção, além de permitir identificar e traçar o perfil juntamente às necessidades dos clientes.

Esses são alguns dos benefícios que a utilização de um ERP pode fornecer para a indústria moveleira. Se interessou e não sabe onde encontrar o serviço? Não se preocupe, a Cast Group está pronta para te ajudar.

Com 30 anos de mercado, a Cast group é uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento de tecnologia e automação, atuando com consultorias e soluções de TI a TA e outsourcing de desenvolvimento, aplicações e infraestrutura, sendo uma das principais parceiras da empresa alemã SAP – uma referência mundial do tema.

Visite o site da Cast e saiba mais sobre os nossos serviços.

Conclusão

Implementar uma gestão estratégica faz toda a diferença na hora de administrar os desafios do meio empreendedor. Para o setor moveleiro, a adoção de um ERP é fundamental para o setor desfrutar do momento de crescimento exponencial, alavancando todo o seu potencial.

Por isso, diante de um cenário tão promissor, investir nas ferramentas e meios ideais que promovam uma centralização dos serviços desenvolvidos pela indústria moveleira proporciona uma melhor otimização de tempo e, consequentemente, de eficiência operacional – tornado o setor cada vez mais lucrativo.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog.

 

 

 

 

 



Tags: moveleiro
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS