Ao desenvolver um software ou aplicação é difícil englobar tudo em uma única plataforma, pois nem sempre se encontra um espaço que é perfeito para tudo o que se deseja fazer. É por isso que as soluções multiplataforma estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Trata-se de um modelo de inteligência artificial, que promete uma verdadeira revolução no desenvolvimento em dispositivos. Neste artigo, esclareceremos uma série de questões sobre esse tema, para que você entenda o porquê de as organizações estarem investindo em soluções multiplataforma.

Siga a leitura e entenda mais sobre o assunto, agora mesmo, em nosso artigo!

AFINAL, O QUE SÃO AS SOLUÇÕES MULTIPLATAFORMA?

Também chamadas de cross-plataform, as soluções multiplataforma são códigos-fonte compilados em códigos nativos de diferentes sistemas operacionais. Isso garante o funcionamento dos apps desenvolvidos no Windows, no Android, no iOs, entre outros softwares de operação.

Ao desenvolver em multiplataforma, portanto, se ganha tempo. Afinal, as soluções não precisarão ser totalmente adaptadas para funcionar em mais de um sistema operacional. Assim, se evita o trabalho de ter que começar tudo do zero no desenvolvimento.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DAS SOLUÇÕES MULTIPLATAFORMAS?

As soluções multiplataformas proporcionam diversas vantagens para as empresas que adotam essa metodologia ao desenvolver aplicações. Para que você conheça quais são esses benefícios, listamos e explicamos os principais. Veja!

Diminuição de custos

Ao adotar o uso das soluções multiplataformas, você reduz custos, já que pode trabalhar com uma equipe reduzida. Também não é necessário gastar muito com recursos de publicação.

Um único código base será implementado, reduzindo assim o grau de dificuldade da programação. O gerenciamento das linguagens, ferramentas e metodologias de apps nativos também será feito mais facilmente.

Crescimento na produtividade do desenvolvimento

Quando se investe em soluções multiplataforma, também se acelera o tempo de desenvolvimento das empresas. A ideia é que se amplie a longevidade dos softwares.

Além disso, se garante que as soluções sejam todas alinhadas para que as principais tendências de mercado sejam seguidas.

Base de dados mais relevante

Os ganhos em relevância e serviços também são evidentes quando se investe em soluções multiplataforma. Isso se justifica porque haverá um maior potencial da base de dados utilizada, com os recursos sendo empregados de maneira mais conveniente.

Ao ganhar relevância, você também contribui para o crescimento e a melhora do foco ao desenvolver aplicações. A aceleração da evolução da empresa, bem como da transformação digital do negócio também têm seus ganhos evidenciados.

Maior longevidade dos sistemas desenvolvidos

As soluções multiplataforma também proporcionam uma maior longevidade dos sistemas desenvolvidos. Isso porque, conforme os sistemas operacionais forem se modificando, com novas versões sendo criadas, por exemplo, a aplicação continuará traduzindo os códigos.

Assim sendo, se garante que a longevidade seja ainda maior. Não haverá necessidade de fazer modificações com tanta frequência, embora elas precisam ser feitas eventualmente.

COMO É POSSÍVEL DESENVOLVER SOLUÇÕES MULTIPLATAFORMA NAS EMPRESAS?

Para desenvolver soluções multiplataforma, as empresas necessitam seguir uma linha de produção que tenha mais abrangência, além de possibilitar uma visão do todo.

Inicialmente, as soluções multiplataforma devem considerar quatro partes que são essenciais para as aplicações mobile. São elas:

  • o código de aplicação, como o Java ou C#, por exemplo;

  • as APIs de acesso para a execução da integração;

  • a camada para que o código seja traduzido para a sua plataforma nativa;

  • a tecnologia runtime-shell, que positiva a preparação da instalação para uso nos dispositivos.

Tendo isso definido, é necessário usar os frameworks e as ferramentas que usam as linguagens para a web, bem como um conjunto de APIs, como o CSS3 e o HTML 5, para que os sistemas operacionais mobile possam suportar a aplicação.

Nesse caso, as principais ferramentas que podem ser utilizadas são a FireMonkey, a Xamarin, a Motorola Rhomobile, o PhoneGap, entre outras.

Uma vez que tudo isso estiver alinhado, a sua empresa poderá investir em soluções multiplataforma e coletar resultados positivos para o negócio.

POR QUE AS EMPRESAS NECESSITAM DESENVOLVER APLICATIVOS HÍBRIDOS?

Quando se desenvolve a partir de soluções multiplataforma, os aplicativos criados são híbridos, ou seja, portam um código-fonte que serve para várias plataformas ao mesmo tempo.

Assim sendo, o aplicativo híbrido é capaz de traduzir as linguagens de programação nativas que um sistema tem. De tal maneira, a produção se torna mais simples e barata, conforme explicamos. É por isso que as empresas necessitam desenvolver apps com essa característica.

Vamos para um exemplo prático! Imagine que a sua empresa pretende desenvolver um app para que os clientes façam pedidos. Se o aplicativo não for híbrido, ou seja, desenvolvido por meio de soluções multiplataforma, a sua equipe de desenvolvimento terá que escrever os códigos para cada sistema operacional que os seus clientes tenham.

É bem provável que alguns de seus clientes usem iPhone, que tem o sistema operacional iOS, por exemplo. Ao mesmo passo, uma parcela significativa deve ter smartphones de outras marcas, com o Android. De tal maneira, somente uma solução híbrida garantirá o pleno funcionamento de ambas as modalidades.

Agora você já entende um pouco mais sobre as soluções multiplataforma e o porquê das empresas estarem investindo nisso de forma significativa. Ao desenvolver novas aplicações na sua organização, portanto, não deixe de fazer essa consideração, tendo em vista os benefícios que serão obtidos.

Se você gostou deste artigo e se interessa por tecnologia, recomendamos que faça a leitura do nosso post “Integração de ERP com APIs: conheça as possibilidades“. Trata-se de um conteúdo bastante interessante para quem está a frente do setor de TI das organizações.