Produtividade na empresa: 7 ações para otimizar com a tecnologia
BLOG
Gestão Empresarial

Produtividade na empresa: 7 ações para otimizar com a tecnologia

19 de junho de 2019

A produtividade na empresa é uma meta importante para oferecer mais competitividade e dinâmica no processo de produção num mercado que sofre tanta pressão por modernidade e eficiência. Seja qual for o ramo de atuação da companhia é inegável que melhorar os indicadores gerenciais se torna um ótimo resultado para se manter frente a concorrência.

Algumas ações para otimizar a produtividade na empresa passam pela adoção de tecnologias visando a integração de ferramentas modernas com o trabalho no dia a dia. A execução das tarefas se torna mais simples e o ambiente como um todo se torna mais produtivo, melhorando também a digitalização do processo produtivo como um todo.

Quer saber mais sobre as ações para otimizar a produtividade na empresa com a tecnologia? Continue acompanhando as nossas publicações!

Ações para otimizar a produtividade na empresa com a tecnologia

A produtividade na empresa pode ser sim impactada positivamente com a adoção e a aplicação da tecnologia em diversas etapas da produção. Uma empresa que se preocupa com a produtividade consegue produzir muito com o mínimo de recursos, sem desperdícios e mantendo o nível de qualidade de acordo com os padrões estabelecidos pela companhia.

Ação #1 – Comunicação e integração são essenciais

A comunicação e a integração entre os profissionais e os diferentes times dentro de uma empresa pode ser considerado como um dos pontos chaves para o aumento dos indicadores de produtividade. Uma comunicação fluída pode impactar na visão do funcionário se sentir parte da empresa ou o “sentimento de dono”. Com isso os funcionários se sentem parte da empresa e podem também ter a liberdade para propor e tentar melhorias nos processos e no funcionamento.

A comunicação interna também é importante para possibilitar a troca de ideias entre os colaboradores, utilizando de softwares e ferramentas de tecnologia para tal. Canais exclusivos de comunicação interna e até os softwares de troca de mensagens são ótimas formas de manter esse ambiente de comunicação de forma eficiente.

Ação #2 – Metas bem definidas

A comunicação eficaz também impacta no estabelecimento de metas bem definidas e que sejam específicas para o funcionário além de alcançáveis e relevantes para a empresa. Dessa forma, consegue-se motivar os funcionários e fazer com que estas metas sejam cumpridas para atingir os objetivos da empresa.

Outro ponto importante e ainda mantendo a ação da comunicação de forma essencial é a divulgação das metas nos meios de comunicação da empresa, fazendo com que os colaboradores conheçam as metas, estratégias, projetos e objetivos dos seus colegas.

Ação #3 – Melhoria contínua dos processos

A melhoria contínua dos processos pode ser diretamente impactada com a utilização da tecnologia para a produtividade na empresa. Implementar soluções que contam com automatização e inteligência durante o processo de melhoria contínua é uma ótima forma de gerar indicadores para os funcionários e mostrar quais pontos necessitam ser melhor trabalhados.

A tecnologia também pode se tornar aliada na identificação e resolução de falhas ou incidentes, que podem ser documentados juntamente com as suas soluções para o histórico do processo da organização.

Ação #4 – Gestão do tempo

Esta é uma das tarefas mais difíceis de serem implementadas com tamanha pressão e com o grande volume de informações que circulam pelas empresas num dia normal de trabalho. O lado bom é a capacidade de vencer esse desafio com a utilização de ferramentas de tecnologia e automação na organização.

Utilizar de algumas ferramentas para o controle do tempo com alerta de compromissos, gerenciador de tempo em determinadas tarefas e até calculadores automáticos para o tempo de execução de um determinado trabalho são ótimas formas de automatizar esse controle e melhorando a utilização do tempo no ambiente de trabalho.

Os softwares de gestão também são ótimas formas de agregar o gerenciamento do tempo e a melhoria contínua dos processos para aumentar a produtividade na empresa, com uma grande capacidade de automação. Permite também a realocação de setores internos da empresa em atividades estratégicas para o negócio, como por exemplo ganhos para um setor de TI mais estratégico.

Ação #5 – Cuidado com a carga de trabalho

Com diversas formas de gerenciar e automatizar alguns processos da empresa, manter o ambiente de forma saudável ainda depende de uma gestão eficiente e que se preocupe com o lado humano do negócio. Os limites devem ser respeitados e a preocupação com o profissional deve ser um dos pilares da empresa.

Utilizar a tecnologia para tomar esse cuidado pode ser uma ótima forma de integrar os dois campos – o lado tecnológico e o lado humano. Com uma solução para recursos humanos, é possível uma gestão eficiente dos indicadores, consegue-se perceber a distribuição de demandas e a qualidade do tempo, além de controlar também o índice de satisfação do colaborador.

Ação #6 – Preste atenção na segurança da informação

Os dados são valiosos para qualquer negócio e não é diferente quando se pensa na produtividade na empresa. Para isso, softwares e ferramentas de tecnologia são essenciais para manter o controle da informação gerada e armazenada assim como para manter a segurança desses dados da empresa.

A perda de dados pode causar no retrabalho em parte do processo e até em disputas judiciais, manchando o nome da empresa. Não é a toa que esse tópico é tão importante, a imagem da companhia é um dos seus bens mais valiosos.

Ação #7 – Investir em treinamento e capacitação

Treinamento e capacitação são ótimas formas de manter a produtividade na empresa com os mais altos índices. Os funcionários se sentirão mais engajados no processo por entender que a empresa aposta neles e a companhia terá mais valor agregado com o conhecimento adquirido por parte dos seus funcionários.

A tecnologia é um ótimo aliado também nesta ação com a capacidade de treinamentos a distância, de forma online e práticas imersivas para os funcionários aplicarem o conhecimento de fato. Além disso, promove um ambiente de alto conhecimento e troca de informações num nível elevado, utilizando as ferramentas e soluções de comunicação corporativa.

Saiba mais!

A preocupação com a produtividade na empresa não é uma tarefa fácil e deve ser trabalhada durante todos os dias, com um planejamento e incentivo por parte do corpo de gestão para manter esse indicador no mais alto nível. A tecnologia é uma grande aliada desse processo e deve ser utilizada de diversas formas para melhorar a performance da empresa frente a concorrência. Continue acompanhando as nossas publicações para saber mais detalhes sobre estes tópicos!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS