Professional services como modelo de negócios na tecnologia
BLOG
Gestão Empresarial

Professional services como modelo de negócios na tecnologia

23 de março de 2022

Considerada uma tendência em diversos países e cada vez mais crescente aqui no Brasil, o conceito de Professional Services tem ajudado muitos gestores a desenvolverem melhor seus negócios e obterem resultados mais positivos com consultorias especializadas nesse tipo de serviço.

E quando se trata do setor de tecnologia, a ideia de Professional Services surge como uma novidade promissora, já que muitas empresas entendem a importância de investir em novas soluções, mas nem sempre sabem lidar com a velocidade e dinâmica dessas ferramentas na prática. 

E é justamente aí que entram os serviços profissionais especializados, dando todo o suporte, tanto operacional, como estratégico, para que o seu negócio implemente e usufrua de todas as oportunidades geradas pelas soluções tecnológicas atuais.

Para entender melhor o que é e como funciona o conceito de Professional Services com foco na tecnologia, nós preparamos este post com dicas e informações relevantes sobre o tema. Portanto, fique até o final e tome nota dos pontos mais importantes. 

Podemos começar? 

Afinal, o que define o conceito de Professional Services de tecnologia? 

O conceito de Professional Services está ligado diretamente à terceirização de outros especialistas, como forma de consultoria sobre determinada área de atuação. Logo, quando tratamos de tecnologia, há empresas especializadas em consultorias para serviços profissionais relacionados à soluções tecnológicas. 

Dessa forma, podemos dizer que uma empresa de Professional Services atua no intuito de ajudar e fornecer suporte operacional e estratégico para a gestão de uma parte específica de seu negócio. 

Tais empresas destacam-se ainda por oferecer serviços de alta performance e qualidade a seus parceiros, se diferenciando, inclusive, das consultorias convencionais, justamente por serem direcionadas e focadas nas áreas de atuação da empresa. 

Outras duas características notórias e que tornam as professional services diferentes de outras empresas é que, em primeiro lugar, a maior parte dos serviços prestados exige um nível alto de personalização. Em segundo lugar, os profissionais se envolvem em uma quantidade significativa de interação pessoal com o cliente. 

São trabalhos de alto valor agregado e entregas personalizadas, em geral com equipes pequenas e profissionais altamente capacitados e especializados em seus nichos.  

Por que investir em professional services de tecnologia? 

A terceirização estratégica da gestão sempre foi encarada como uma alternativa inteligente para melhorar e aprimorar processos das empresas, justamente por agregar uma visão externa do negócio

Em outras palavras, esse tipo de consultoria sempre ajudou a ampliar as oportunidades e trazer um suporte à gestão, por meio de profissionais e especialistas de fora, com experiências diferentes, conhecimentos específicos e, principalmente, sem os vícios e procedimentos comuns de dentro da organização. 

Com o advento do conceito de Professional Services, esse tipo de estratégia se torna ainda mais fundamental e com resultados melhores para seus investidores, já que a ideia agora é trazer este mesmo suporte externo, porém com muito mais foco e direcionamento por área do negócio. 

Para entender melhor as vantagens que o Professional Services pode agregar na prática à sua empresa, nós destacamos alguns pontos a seguir:

  • foco da empresa em atividades que ela é especialista;  
  • redução de custos com capacitação, treinamento e novas contratações de especialistas;  
  • visão estratégica e externa da área do negócio;  
  • conhecimentos e experiência;  
  • mão de obra altamente qualificada;  
  • capacidade e infraestrutura tecnológica.  

Que tipo de negócio precisa desses serviços? 

Qualquer empresa que visa melhorar e aprimorar sua capacidade tecnológica, independente de sua área de atuação, pode e deve investir nesse tipo de consultoria especializada. Atualmente, há soluções e ferramentas disponíveis no mercado e, consequentemente, isso pode gerar muitas questões e dúvidas sobre quais são as mais indicadas e adequadas ao seu negócio. 

Dessa forma, o serviço de um Professional Service engloba todo o suporte de implementação da ferramenta mais recomendada para as suas necessidades, desde o diagnóstico, passando pelo processo de implantação prática, até o acompanhamento e monitoramento dos resultados. 

Sendo assim, toda e qualquer empresa que reconheça a importância de implementar soluções tecnológicas em sua gestão ou operação, mas que gostaria de uma consultoria especializada para lhe dar esse suporte de ponta a ponta, pode recorrer. 

Quais as principais vantagens agregadas pelo Professional Services? 

Como bem destacado, o Professional Services é uma consultoria, porém com muito mais foco e direcionamento a áreas específicas que a sua empresa quer. Assim, no que se refere ao setor de tecnologia, esse tipo de consultoria pode agregar inúmeras vantagens práticas à rotina de sua empresa, tais como:

  • avaliação e diagnóstico de quais ferramentas são mais indicadas às suas necessidades;  
  • implementação de soluções mais adequadas e coerentes ao seu negócio;  
  • monitoramento de resultados;  
  • foco em soluções para áreas específicas de sua empresa;  
  • busca por melhorias contínuas;  
  • análise de mercado e ações da concorrência;  
  • suporte completo à gestão, ajudando na tomada de decisões estratégicas.

E como encontrar Professional Services para a sua empresa? 

Ainda que seja uma tendência em crescimento, já é possível encontrar diversas consultorias empresariais baseadas no conceito de Professional Services no Brasil. A primeira dica para acertar na escolha é avaliar as especialidades de tal empresa. Como nosso foco aqui é tecnologia, logo, é fundamental que a consultoria detenha capacidade intelectual e de infraestrutura adequada para fornecer o suporte direcionado e especializado que a sua empresa requer. 

Outra dica quando nos referimos à Professional Services de tecnologia, é conferir se a empresa desenvolve e fornece soluções próprias, o que pode ser um fator estratégico de extrema importância para o seu negócio. Afinal, dessa forma, a sua empresa já conta com o suporte à gestão e, de quebra, já terá à disposição ferramentas e assistência técnica para implementação de soluções tecnológicas úteis. 

Por fim, avalie a referência desse serviço no mercado, se a empresa tem relevância histórica e reconhecimento de outros clientes. Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o conceito de Professional Services e como essa tendência da tecnologia da informação tem contribuído para que, cada vez mais, as empresas consigam melhorar e aprimorar suas necessidades tecnológicas, se tornando mais competitivas em suas áreas de atuação. 

E se você curte e busca consultorias e soluções de alta performance, independentemente da área de atuação, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça as ferramentas e serviços da Cast group.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS