A análise de dados está promovendo uma verdadeira transformação no cenário industrial principalmente ao permitir gerar insights mais assertivos do negócio e uma melhor aplicação da tecnologia. Desde a percepção de tendências do mercado, previsão de situações com base em indicadores externos e permitir uma ação antecipada, ter um pensamento analítico pode ser o fator principal no sucesso da transformação digital da empresa.

Essa transformação digital do setor industrial pode ser conhecido também como indústria 4.0 e possui alguns pilares e conceitos importantes para demonstrar a capacidade desta evolução. Um ponto importante é garantir que o negócio tenha mais insumos e informações que facilitem a tomada de decisão por parte do corpo gerencial, além de entregar mais produtividade para toda a empresa. 

A análise de dados promove impactos reais na indústria 4.0, permitindo ainda mais eficiência e melhores indicadores de produtividade para o negócio.

 

A EVOLUÇÃO DO AMBIENTE PRODUTIVO PARA A INDÚSTRIA 4.0

A indústria 4.0 é conhecida como um novo modo de entender a linha de produção ou uma fábrica em si, apostando em soluções de inovação e tecnologia visando uma mudança estrutural e profunda no ambiente. Tanto a automação, a tecnologia da informação e a inteligência artificial são temas que estão presentes na também conhecida como Quarta Revolução Industrial.

As máquinas já se fazem presentes na manufatura por um período de tempo, principalmente visando substituir ou liberar a força de trabalho humano para tarefas que exigem um nível maior de abstração e criatividade. Essa realidade não é nova e o que a indústria 4.0 promove é ir além deste cenário com uma automação muito mais robusta e preparada.

Um ótimo exemplo é uma fábrica que já aplica a automação com uma máquina para envase e colocação das tampas nas garrafas com o líquido produzido pela indústria. Só o fato de utilizar essa máquina não implica que a Quarta Revolução Industrial esteja totalmente aplicada ali, cabendo ainda mais outros tipos de implementações.

A evolução da fábrica

O avanço tecnológico gerado pela indústria 4.0 permite que sejam aplicados robôs autônomos e sistemas avançados de controle que cumprem as atividades mais complexas, inclusive tomando decisões estratégicas ligadas a produção. Isso permite um impacto grande no próprio gerenciamento do negócio, fazendo com que outras tecnologias como a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e a análise de dados sejam aplicadas.

Assim, temos um ambiente muito mais automatizado permitindo uma verdadeira evolução da fábrica conhecida atualmente. Algoritmos avançados e o desenvolvimento de soluções com capacidade de processamento em tempo real de um grande volume de dados entrega mais qualidade na informação do negócio.

Uma fábrica pode fazer o controle de estoque de forma otimizada e inteligente, criando uma rede de sensores sem fio para visualizar a quantidade utilizada e controlar os processos de compra. Assim que um insumo estiver num limite baixo, uma ordem de compra é enviada automaticamente. Com isso, permite-se um nível de eficiência na entrega dos materiais, otimização do espaço físico e inclusive a adoção de práticas de manufatura enxuta.

 

Automação Industrial

 

A ANÁLISE DE DADOS E OS IMPACTOS NA INDÚSTRIA 4.0

A análise de dados está presente no dia a dia da sociedade muito mais do que se imagina. Se você utiliza algum tipo de dispositivo móvel como smartphone ou um tablet, saiba que dados estão sendo coletados a todo momento sobre a sua utilização, acessos e conteúdos que são consumidos.

Essa realidade não é diferente quando se pensa na indústria 4.0 com um panorama de máquinas conectadas e um alto grau de automação e controle na linha de produção. Outros pontos importantes são:

  • Melhora e auxílio na tomada de decisões estratégicas, indo além do “achismo” ou do “empirismo” a análise de dados permite que a gestão implemente métodos com embasamento a partir de informações reais;
  • Capacidade de previsão de cenários, uma vez que os dados históricos permitem um melhor entendimento do comportamento do negócio e podem ser utilizados para geração de melhores insights.

Partindo da máxima de que não se gerencia o que não se mede, ter uma boa avaliação dos indicadores do negócio além de informações confiáveis sobre a produção é a base para o acompanhamento do desempenho da empresa. E para a organização ter esse tipo de visão dos seus números é uma ótima forma de entender a sua saúde.

Um ótimo exemplo é a verificação que pode ser realizada nas etapas de produção de acordo com a utilização de recursos, produtos que apresentam falhas ou até demoras e atrasos. Se o time de manutenção não tem uma ferramenta essencial para a execução de um serviço, o tempo de reparo é maior o que impacta num atraso maior na linha de produção.

E como ter uma análise de dados eficiente na indústria 4.0?

Ter uma análise de dados eficiente no panorama da indústria 4.0 depende principalmente da aplicação de algumas soluções de sucesso, sendo tecnológicas ou não. Uma das principais é monitorar os processos internos e ter uma visão de melhoria contínua, detectando qualquer possível falha e atuando na identificação da causa raiz.

Outro ponto importante é utilizar uma solução como um software especializado no assunto, permitindo que a empresa tenha uma experiência muito mais completa na hora de aplicar uma análise de dados de sucesso. Podem ainda ocorrer integrações com os demais sistemas do negócio com a capacidade de coletar os dados históricos e levantar insights de qualidade.

Com isso, mais avanços como a aplicação de inteligência artificial e o aprendizado de máquina são ótimas formas de potencializar esta análise de dados que está sendo realizado. Assim, todo o negócio ganha mais capacidade analítica e permite uma verdadeira transformação da cultura organizacional.

 

SAIBA MAIS!

A análise de dados é uma ótima forma de visualizar melhores indicadores do negócio e gerar insights a partir das informações existentes, tendo um impacto real na indústria 4.0 e na transformação digital como um todo. Ao promover uma evolução dos processos, redução de custos e até uma vantagem competitiva, é essencial na hora de definir as decisões estratégicas.

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e saiba mais sobre como a SAP e a CAST podem auxiliar o seu negócio!

 

Fale com nossos especialistas!