A maneira como deve ser feita a retomada ao trabalho presencial é uma das grandes dúvidas no meio corporativo. As empresas querem saber, após o período de distanciamento social, quais pontos considerar na organização de suas rotinas para a volta dos colaboradores ao escritório.

O fato é que, apesar de boa parte das equipes desejar esse retorno ao ambiente compartilhado, esse processo não pode ocorrer de maneira apressada e sem o planejamento necessário ― pois podem causar novos contágios e, consequentemente, mais afastamentos por causa da Covid-19.

Para ajudar sua organização na retomada ao trabalho presencial, levantamos neste artigo os pontos que requerem atenção nesse período e que devem fazer parte do planejamento. Acompanhe!

ENTENDA COMO A SUA CORPORAÇÃO PODE GARANTIR AOS COLABORADORES UMA VOLTA SEGURA

A retomada ao trabalho presencial envolve uma atenção maior em relação ao estado de saúde dos profissionais. Por isso, você deve observar a situação epidemiológica do seu município ― a realidade da infraestrutura de saúde e a fase da epidemia.

Em algumas cidades, o número de casos é decrescente, enquanto outras é o oposto. Sendo assim, não há como comparar lugares diferentes. Confira o mapa oficial da pandemia: AQUI

Sobre a testagem dos colaboradores, grandes empresas têm caixa para tal ― diferentemente das pequenas e médias. No entanto, o tipo mais comum de teste, o RT-PCR, pode ser obtido pelos funcionários por meio do próprio plano de saúde.

Os testes, inclusive, podem acontecer nas dependências da empresa, desde que sejam conduzidos por um profissional de saúde.

Outro ponto importante diz respeito aos colaboradores que pertencem ao grupo de risco, ou seja, que possuem: asma, diabetes, hipertensão e os idosos. Eles podem retornar às atividades desde que a chance de contágio seja baixa.

Como o poder público municipal possui as informações sobre a fase da epidemia na qual o município se encontra, as decisões da companhia devem ser compartilhadas com as autoridades locais.

REVEJA E ADAPTE AS PRÁTICAS DE RH PARA UMA EFICIENTE GESTÃO DE PESSOAS

Muitas empresas estão buscando as melhores práticas para a retomada ao trabalho presencial, contudo, não há um passo a passo que determina o que dá certo ou não ― mas uma análise da história para encontrar as soluções eficientes.

O primeiro ponto de atenção deve ser, como falamos no tópico anterior, voltado para a segurança dos colaboradores. E não podemos esquecer dos clientes! Por isso, é fundamental investir em ações de comunicação e conscientização das pessoas.

Outro aspecto importante se refere aos desafios de retomar e manter a operação do negócio, sempre obedecendo o perfil de cada área da companhia. A retomada, em algumas, pode ser mais fácil do que em outras.

Cabe, portanto, ao RH atuar juntamente com outras lideranças para administrar as particularidades de cada equipe.

Também é essencial que a área de Recursos Humanos realize um trabalho de escuta a respeito da maneira como a força de trabalho percebe a pandemia e o home office. Desse modo, toma-se decisões mais alinhadas com as expectativas de todos.

Ações desse tipo contribuem para um mapeamento profundo que identifica, por exemplo, quais são os colaboradores que pertencem ao grupo de risco.

E já que alguns profissionais estão trabalhando de casa, a organização pode investigar como eles estão nesse contexto. Desejam continuar assim? Preferem voltar ao escritório? Gostariam de combinar as duas formas de trabalho?

Essas decisões podem ser tomadas em comum acordo com a empresa, valorizando o aspecto humano, ou seja, mostrando que a corporação entende e respeita, na medida do possível, as opiniões e preferências de cada um.

COMUNIQUE SOBRE A RETOMADA AO TRABALHO PRESENCIAL, MAS EVITE CAUSAR PÂNICO E HISTERIA

Uma comunicação clara, objetiva, constante e periódica não tende a causar pânico e histeria entre a força de trabalho.

O modo como será feita a comunicação da retomada ao trabalho presencial requer atenção redobrada ao conteúdo, que deve ser detalhado e atualizado.

Também é importante que o conteúdo siga o tom de voz da marca e detalhe todas as ações que a companhia está fazendo. Ele precisa manter a equipe atualizada sobre a situação, evitando assim o surgimento de boatos, fofocas e incertezas.

Quando o momento da volta estiver se aproximando, a comunicação deve seguir os avanços e mostrar que a empresa está pronta para a retomada ao trabalho presencial. Sendo assim, não pode ser repentina!

Aproveite os momentos de contato com os colaboradores para falar sobre as mudanças no ambiente físico de trabalho, como a utilização de equipamentos obrigatórios, distanciamento das mesas e outras.

É essencial que essa comunicação aconteça para que, por um tempo, os trabalhadores entendam que certas práticas deixarão de ocorrer, como:

  • abraços;
  • contatos físicos;
  • confraternizações;
  • aglomerações.

ORGANIZE O AMBIENTE E ESTABELEÇA REGRAS PARA EVITAR O CONTÁGIO ENTRE OS PROFISSIONAIS

O ambiente precisa ser organizado para que as pessoas não fiquem próximas umas das outras e permaneçam saudáveis.

Como a CLT não prevê o tratamento dos funcionários em caso de pandemia, mas obriga as empresas a zelarem pela saúde e bem-estar dos colaboradores, a temperatura pode e deve ser aferida na entrada da empresa.

Medir a temperatura é uma questão de segurança individual e coletiva, no entanto, não pode ser seletiva e destinada apenas para determinados grupos de trabalhadores. Caso isso venha a ocorrer, pode ser caracterizado como discriminação.

Outro ponto importante diz respeito ao caminho entre a entrada da companhia e a mesa de trabalho. Elevadores podem ter sua capacidade reduzida com o auxílio de marcações no piso.

Mas o RH, para garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores, pode sugerir o uso de escadas para determinada quantidade de andares.

O uso de máscaras também precisa ser obrigatório. A empresa, portanto, pode cedê-las para o colaborador na quantidade necessária para um dia de trabalho. Máscaras descartáveis e de tecido devem ter trocadas a cada duas horas.

Além disso, em pontos estratégicos como as entradas de cada ambiente, totens com álcool em gel contribuem para a correta higienização das mãos.

Destacamos ainda que as estações de trabalho devem ser redefinidas, aumentando o espaço físico entre os profissionais.

INVISTA EM MAIS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA APOIAR O PROCESSO DE RETOMADA DAS EQUIPES

estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios mostra que a prática do home office está se consolidando e deve crescer 30% após a pandemia.

A pandemia do novo Coronavírus mudou a maneira como nos relacionamos, além de rotinas e hábitos. Ela digitalizou o mundo do dia para a noite, colocando a sobrevivência de profissionais e empresas dependente da migração de grande parte das atividades para o digital.

O home office já se mostrou efetivo, pois oferece mais qualidade de vida para a população como um todo: retira carros das ruas, diminui a quantidade de poluição e desafoga o transporte público.

A questão é que todos que permanecerão trabalhando de casa precisam de uma boa estrutura para que realizem suas atividades profissionais. Isso envolve equipamentos, softwares e internet de alta velocidade.

Sempre houve, antes da pandemia, muitas alternativas digitais personalizadas para vários setores das companhias. Entretanto, elas sempre foram deixadas para depois, pois eram “caras” ou “não cabiam no orçamento” das companhias.

A questão é que, com a crise, todas as organizações precisaram se reinventar para continuar vivas. A tecnologia nunca esteve tão presente em nossas rotinas e mostra, de uma vez por todas, que é a grande aliada de pessoas e corporações.

Preparado para a retomada ao trabalho presencial?

Saiba, neste artigo, como a transformação digital pode garantir a perenidade da sua organização pós Coronavírus!