O mercado se reinventa constantemente em uma velocidade, às vezes, surpreendente. Neste momento, a digitalização impacta todas as organizações ― em maior ou menor grau. É nesse cenário que surgiu o RH 4.0.

O conceito de RH 4.0 revela uma área estratégica e protagonista com foco no uso inteligente de ferramentas tecnológicas com o objetivo de compreender melhor as demandas da companhia.

Não se trata apenas de uma modernização, mas da mudança de rumo na forma de gerir pessoas. Quer saber como a tecnologia pode transformar o RH? Nós preparamos este artigo para mostrar a você as principais tendências do setor. Acompanhe!

 

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO RH 4.0

A área de Recursos Humanos passou por diversas transformações até chegar em seu estágio atual. O RH 4.0 é a mudança mais recente, na qual os processos e funções mecânicas e repetitivas vêm sendo automatizados.

A automatização não ocorre por falta de colaboradores para executar as tarefas, mas por agregar valor a quem trabalha no setor. Em vez de dedicarem seu tempo a essas atividades, eles podem focar nas consideradas estratégicas. São elas:

  • ações de atração e retenção de talentos;
  • treinamento da força de trabalho;
  • gestão da cultura organizacional;
  • ações focadas na segurança psicológica e experiência do colaborador;
  • apoio e desenvolvimento da liderança;
  • e gestão de indicadores de desempenho e qualidade.

Dentre as atividades estratégicas para um profissional de RH, na atualidade, estão, em sua maioria, com foco em clima organizacional e o bem-estar dos indivíduos ― ambos essenciais para alcançar os resultados desejados pela companhia.

É nesse sentido que surge, de fato, uma área estratégica e protagonista, capaz de monitorar, avaliar e propor melhorias para o negócio ― diferentemente do que acontecia no passado.

No RH 4.0, a peça-chave é a informação. Por meio dela, são obtidas as análises que norteiam os próximos passos da organização. Muda-se, portanto, a forma de pensar e agir.

Ter um RH alinhado com esse conceito é extremamente valioso para a corporação, pois ela se torna capaz de otimizar suas estratégias e adequá-las às necessidades de uma sociedade cada vez mais bem informada.

 

AS TENDÊNCIAS DO RH 4.0

Listamos as principais tendências do RH 4.0. Veja!

Aumento da produtividade

Décadas em administração de pessoas constataram que a maioria dos colaboradores utilizam a totalidade de tempo concedido para executarem suas tarefas.

Isso significa que há relação entre o aumento da produtividade e a diminuição do tempo de trabalho, desde que as ferramentas necessárias estejam disponíveis para equipes.

O menor tempo de trabalho demanda mais atenção, foco e senso de urgência. Desse modo, os colaboradores finalizarão mais rapidamente suas atividades e terão mais tempo para si.

Uso de ferramentas on-line

A internet fez com que ambientes digitais e físicos se tornassem únicos. Por causa disso, a área de Recursos Humanos pode e deve utilizar com mais frequência as ferramentas on-line. SAP SuccessFactors é um excelente exemplo!

SAP SuccessFactors é a evolução dos sistemas de gestão de capital humano. O seu gerenciamento é todo em nuvem, ou seja, independe de servidores físicos na própria empresa.

Essa ferramenta consegue fazer a gestão de:

  • talentos;
  • folha de pagamento;
  • experiência dos colaboradores;
  • dados e planejamento da força de trabalho.

Gestão descentralizada

Os avanços tecnológicos possibilitam ainda uma gestão descentralizada. Nela, os colaboradores têm mais autonomia em suas rotinas e nem sempre terão a necessidade de se reportarem aos seus gestores.

Os profissionais de RH se responsabilizam por suas tarefas, ou seja, assumem o sucesso ou o fracasso pelas ações que executam.

Recrutamento e seleção mais precisos

A tecnologia pode transformar o RH a partir do instante que fornece os dados necessários para a criação de um novo perfil de colaborador ― melhorando substancialmente os processos de recrutamento e seleção.

Sendo assim, a construção de cada vaga será feita de acordo com o perfil que a empresa necessita. Além disso, ele servirá de parâmetro para que líderes e gestores avaliem os membros de suas equipes.

 

COMO A TECNOLOGIA PODE TRANSFORMAR O RH

O RH 4.0 funciona a partir das novas matrizes de trabalho do século XXI, que possuem projetos multidisciplinares e que integram on-line equipes mesmo que estejam em lugares diferentes. integrativos e de atuação a distância.

Vivemos em plena era digital. A pandemia do novo Coronavírus trouxe o home office para muitas empresas, mostrando que elas necessitam desse novo modelo de trabalho.

E a tecnologia substituiu ainda os cartões de ponto por controle automático por biometria!

A folha de pagamento também passou por mudanças, pois está integrada à produção ― seus cálculos são gerados e alterados automaticamente em tempo real.

Em redes sociais e sites especializados, ferramentas digitais recrutam pessoas, conversam com candidatos e analisam currículos.

Até a avaliação de desempenho, antes feita em papel, passou a ser realizada por soluções mais práticas e integradas à rotina do colaborador. Ele pode, por exemplo, fazer a sua por meio do smartphone.

O smartphone, vale destacar, é figura presente no RH 4.0. Os treinamentos passados pela área de Recursos Humanos chegam por ele. Durante a fase do onboarding, o funcionário pode enviar sua documentação pelo próprio dispositivo móvel.

Os treinamentos saíram das salas e agora são realizados por aplicações baseadas em computação cognitiva, ou seja, que analisam as falhas de competência de cada indivíduo e criam programas de capacitação personalizados a partir dos resultados. Imagine, portanto, o quanto isso se converte em vantagem competitiva para o negócio.

O RH 4.0 trabalha com análise de dados para corrigir falhas e melhorar o desempenho do capital humano. Quando um colaborador não está bem em sua área, pode ser direcionado para outra mais adequada a partir de uma análise computacional.

Tudo isso melhora a experiência do trabalhador, contribuindo para um clima de bem-estar que propicia a produtividade de todos.

E o seu RH? Já é uma área estratégica e protagonista dentro da empresa? Avalie as necessidades de modernização e acompanhe esse momento estratégico para manter a organização competitiva e alinhada com o mercado atual e futuro.

Fale com a Cast group e saiba como a tecnologia pode transformar o RH da sua empresa. Conheça as soluções tecnológicas que alcançam os resultados apontados neste artigo!