Realizar o roll out em projetos SAP é uma ótima forma de manter e utilizar uma solução adequada ao panorama do seu negócio, sempre atento as necessidades e movimentações. Com a evolução da tecnologia, das tendências do mercado e da própria empresa, é importante entender as mudanças a longo prazo.

Sendo assim, o roll out em projetos SAP caminha junto com a expansão da empresa e além de ter uma visão correta do que é este tipo de ação, deve-se entender quais os desafios para a sua implementação. Uma consultoria pode ser a melhor forma de realizar esta tarefa, auxiliando no caminho correto para que a solução SAP continue com a qualidade e do tamanho que o seu negócio precisa.

Quer saber mais sobre o roll out em projetos SAP e quais os desafios para a implementação? Continue acompanhando a nossa publicação!

O QUE É O ROLL OUT EM PROJETOS SAP?

De uma forma direta, o roll out em projetos SAP é a ação de adequar o seu serviço ou a sua solução SAP a medida que a empresa cresce e se expande no mercado. Um ótimo exemplo para esse tipo de ação é quando uma empresa realiza a aquisição de outra empresa, com outros comportamentos e um panorama organizacional diferente.

Neste tipo de situação a solução SAP pode requerer algumas adaptações, mudanças e até uma readequação de acordo com o tamanho da empresa e com outras funcionalidades esperadas. Essa realidade é normal e não significa que a solução SAP não mais atende o negócio – simplesmente a empresa precisa realizar um roll out.

Mais cenários onde é necessário um roll out em projetos SAP

Não é somente quando ocorre uma aquisição de novas empresas que o roll out de projetos SAP se faz necessário. Existem outros cenários que podem necessitar de uma adequação no comportamento das novas necessidades do negócio. Alguns exemplos são:

  • Na venda após o desenvolvimento de um novo produto ou serviço;
  • Na abertura de alguma filial ou numa novo centro para a empresa;
  • E até na separação de negócios.

A separação de negócios pode ocorrer tanto para venda quanto para melhoria da eficiência organizacional. Numa situação em que uma empresa que tem 2 produtos importantes no seu portfólio de vendas e decide separar esse portfólio em empreendimentos diferentes, é importante que os sistemas também trabalhem de forma isolada.

Os tipos de roll outs mais aplicados no mercado são:

  • Para cisão de uma empresa em vários empreendimentos ou fusão com outras empresas;
  • Para compra e venda de empresas;
  • Para abertura de novas filiais ou outros centros.

COMO É FEITO O ROLL OUT EM PROJETOS SAP?

Essa pergunta é importante pois demonstra tanto a importância desse tipo de ação quanto os desafios que estão atrelados ao processo de roll out em projetos SAP. Um ponto importante é que a execução do roll out irá depender do motivo a qual foi idealizado – por exemplo:

  • Digamos que uma empresa que tem uma atuação somente no continente Europeu está expandindo as suas operações e percebeu o Brasil como um país potencial;
  • Os motivos são diversos, desde a extensão territorial, características do consumidor brasileiro e importância no cenário da América Latina.

Com isso, a empresa precisa localizar a sua operação com as funcionalidades, processos e procedimentos específicos do país. Este tipo de adaptação é importante para atender as legislações e exigências contábeis locais, além de facilitar a adoção do SAP de acordo com o cenário local. Outro ponto importante é adequar a empresa ao cenário brasileiro, mantendo as peculiaridades locais e funcionando em conjunto com a matriz européia.

E quais os desafios que existem num roll out em projetos SAP?

O maior desafio é a definição da estrutura existente e quais serão os próximos passos para que a solução atual de SAP se adeque ao cenário atual da empresa, com todos os detalhes. Por isso que contar com a ajuda de uma consultoria especializada no assunto é ideal para o sucesso deste tipo de ação no seu negócio.

E mais, uma consultoria especializada ainda pode auxiliar tanto na legislação do país e também na legislação de determinados locais do país, principalmente na questão de tributação. Uma empresa que possui uma matriz em São Paulo e está expandindo a produção para Zona Franca de Manaus precisa estar atenta a diferença tributária entre as duas localidades.

As empresas que utilizam e se beneficiam de uma solução SAP podem continuar com essa realidade, mesmo atuando em localidades e até países diferentes. Ao integrar a peculiaridade de cada região, o roll out em projetos SAP é um importante passo para garantir a qualidade da operação e a saúde do negócio.

Mais pontos como a manutenção dos dados e disponibilidade dos processos evitam a perda de informação em qualquer parte da empresa, permitindo que as funcionalidades operem corretamente.

Mais benefícios do roll out em projetos SAP

O principal benefício de realizar o roll out em projetos SAP é manter a característica de um produto de alcance global, mas adaptado as necessidades e nuances de cada localidade. Esse fato permite uma implementação no mundo todo e garante uma economia de recursos e padronização na execução dos processos da empresa.

Outro ponto importante é que utilização de uma solução SAP melhora o embasamento na tomada de decisões uma vez que promove a análise com base nos dados do negócio. E estas informações podem tanto se integrar quando serem separadas nas diferentes filiais, negócios ou organizações, garantindo uma melhor decisão e a segurança da informação.

SAIBA MAIS!

Manter o bom funcionamento da solução SAP no seu negócio é uma forma de garantir que a empresa consiga atender as demandas do mercado, se expandindo e mantendo a saúde operacional. E um roll out em projetos SAP é uma etapa importante pois impacta diretamente na operação, redução de custos e na implementação dos projetos de expansão do negócio.

Uma consultoria especializada é uma ótima forma de auxiliar no roll out em projetos SAP e pode ser um diferencial importante na hora de garantir o sucesso da aplicação.

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e saiba mais!