SAP S/4HANA: 2027 é o ano limite para a migração. Saiba mais!
BLOG
Gestão Empresarial Recursos Humanos

SAP S/4HANA: 2027 é o ano limite para a migração

31 de agosto de 2020

Se a sua empresa utiliza os sistemas SAP, precisa ficar atenta para o limite da migração para o SAP S/4HANA. Isso porque, até o ano de 2027, todas as companhias deverão ter feito esse processo, para continuar utilizando o recurso.

Vale lembrar que, até poucos meses atrás, o prazo limite para a migração para o SAP S/4HANA era o ano de 2025. Porém, como muitas empresas ainda não estavam se preparando para a mudança, o prazo foi prorrogado até 2027.

Leia o nosso artigo e saiba o porquê da migração ser necessária, as maneiras possíveis de fazê-la e como nós, da Cast group, podemos ajudar. Acompanhe!

Saiba o porquê de ser necessário migrar para o SAP S/4HANA

Vivemos em um cenário de transformação digital, que é um fenômeno que nunca tem fim. Ou seja, novas tecnologias surgem e fazem com que as demais se tornem obsoletas. De tal maneira, é comum que novas versões dos softwares sejam lançadas e, chega um momento, em que não vale mais a pena continuar com um programa ultrapassado.

Nesse sentido, a SAP julgou que não será vantajoso para as empresas utilizarem as versões anteriores dos seus softwares. Por isso, foi colocado o limite para fazer a migração para o SAP S/4HANA até o ano de 2027.

Caso as companhias não façam essa migração, elas poderão continuar usando os softwares antigos por mais três anos, ou seja, até 2030. Para que esse procedimento seja realizado, é necessário solicitar um período de prorrogação.

Mesmo que essa possibilidade exista, ela não é recomendada. Todas as atualizações e recursos novos implementados serão feitos apenas para o SAP S/4HANA, ou seja, quem usar as versões antigas, estará com uma tecnologia defasada.

Veja como fazer a migração para o SAP S/4HANA

Como o suporte para softwares como o SAP ERP, SAP BW e SAP CRM serão suspensas, a migração para o SAP S/4HANA é essencial. Para isso, é necessário seguir quatro etapas. Confira, a seguir, quais são elas!

  1. Migração para uma plataforma em nuvem

    O primeiro passo para usar o SAP S/4HANA é fazer a migração dos dados para uma plataforma em nuvem, caso ainda esteja trabalhando no local.

    Isso porque, se permanecer com o sistema armazenado na empresa, precisará adquirir um novo hardware, que contenha um cluster capaz de executar o HANA, que é a nova base de dados da SAP.

    Todavia, o mais indicado é realmente usar as plataformas em nuvem, algo que é essencial para que se possa realizar o trabalho remoto, por exemplo.

  2. Atualização do banco de dados para HANA

    Se você estiver usando a última versão do SAP, poderá migrar os dados para HANA de uma única vez. No entanto, se ainda for usuário de versões anteriores, o mais recomendado é que faça outras atualizações, até que se chegue na alternativa mais recente.

    Em alguns casos, recomenda-se um modelo de migração chamado de greenfield. Nesse método, a versão antiga deixa de ser utilizada e uma nova instalação precisa ser feita, com todos os dados transferidos manualmente.

    Apesar de ser uma atividade bastante trabalhosa, o modelo ainda é o mais viável para as companhias que ainda utilizam versões muito antigas do SAP.

  3. Atualização do Application Suite

    Application Suite também precisa ser atualizada. Ao usar o SAP ECC ou ERP, a migração para o HANA é feita facilmente.
    Entretanto, se usar o SAP BW, por exemplo, precisa atualizar o Application Suite para o BW /4HANA.

  4. Realização contínua de upgrades

    Depois que já estiver com o SAP S/4HANA sendo utilizado, recomenda-se que os upgrades sejam realizados de forma contínua. A cada seis meses é necessário fazer uma atualização, para garantir que os novos lançamentos serão usados na empresa.

A SAP está sempre inovando e lançando novas ferramentas e recursos. Logo, não faz sentido você não usar isso como um ponto favorável na execução de tarefas da sua empresa.

Entenda como a Cast group pode ajudar nesse momento

A Cast group tem a expertise necessária para ajudá-lo a fazer a migração para o SAP S/4HANA. Veja como desenvolvemos esse trabalho!

Avaliação do cenário atual da empresa

Em um primeiro momento, nossos especialistas avaliam o cenário da sua empresa, observam qual a versão do SAP você usar e as formas como o programa serve a sua companhia.

A partir disso, é feito um diagnóstico, no qual mostraremos qual é a opção de migração mais eficiente para o seu caso, como o upgrade e o greenfield.

Elaboração de um roteiro

Elaboraremos um roteiro com todos os passos que serão dados na migração para o SAP S/4HANA. A ideia é que possamos alinhar o processo às necessidades específicas do seu negócio.

Não pretendemos que você apenas atualize o seu sistema para a versão mais recente, mas sim que utilize a melhor versão do programa.

Agora você já sabe que 2027 é o ano limite para a migração para o SAP S/4HANA. Embora a data pareça distante, não é recomendado deixar isso para a última hora! Planeje a sua mudança quanto antes!

A Cast group está à disposição para apoiá-lo! Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialista! Teremos satisfação em contribuir com o crescimento do seu negócio!



Tags: S/4, S/4HANA, SAP e SAP S/4HANA
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS