A evolução tecnológica é atualmente um dos principais fatores para uma gestão de RH efetiva. Com as ferramentas apropriadas, o gestor e sua equipe não só têm tempo para focarem na parte estratégica dessa área, como dispõem de um conjunto de informações precisas para ajudá-los na tomada de decisão.

Uma dessas ferramentas é o SAP SuccessFactors — uma solução para aumentar a produtividade da gestão de RH, conhecer melhor os colaboradores e, com base nessas informações, elaborar ações para engajar a força de trabalho. Quer saber mais sobre como essa tecnologia pode fazer sua empresa a alcançar resultados extraordinários? Confira a seguir!

SAP SUCCESSFACTORS: O OBJETIVO DA FERRAMENTA

Hoje em dia, sabemos que as pessoas que trabalham em uma empresa buscam muito mais do que um salário. Elas têm necessidades distintas, de acordo com a geração à qual pertencem, além de suas características individuais. Com isso, é fundamental que o empregador consiga se conectar à essas expectativas e proporcionar uma experiência de trabalho compatível com elas.

Ignorar essas necessidades é assumir o risco de perder talentos. No entanto, essa não é uma tarefa fácil, devido à própria diversidade de perfis. Por isso, é importante que a empresa tenha uma ferramenta que mude a forma de interação entre gestores e colaboradores, ajude a gerar engajamento e proporcione informações que garantam a consistência do processo decisório.

Esses são, de forma bastante resumida, os objetivos da SAP SuccessFactors. Quer saber mais sobre o que a ferramenta permite fazer? Continue a leitura!

SAP SUCCESSFACTORS: FUNCIONALIDADES ESSENCIAIS PARA GESTÃO DE RH

1. Integração de dados

Nas empresas, é comum haver um enorme volume de dados armazenados. Essas informações são extremamente úteis para a tomada de decisão e gestão de RH. No entanto, pode ser difícil utilizá-las no dia a dia por um motivo: elas estão fragmentadas, divididas nos sistemas de diferentes departamentos da organização — Recursos Humanos, financeiro, produção e assim por diante.

Com o SAP SuccessFactors o RH integra todas essas informações e seleciona aquelas que serão úteis para a tomada de decisão. É possível ver a relação clara entre comportamentos, desempenho e resultados, por meio de uma ferramenta simples, intuitiva, em tempo real e em um único local.

2. Planejamento da força de trabalho

Como se não bastasse o desafio de engajar sua força de trabalho atual, a gestão de RH ainda tem a responsabilidade de planejar como a companhia funcionará no cenário futuro. As projeções se tornam ainda mais complexas quando se pensa nas constantes mudanças no mercado, no comportamento do consumidor e nos próprios colaboradores.

Tecnologias inteligentes facilitam esse tipo de projeção. Elas cruzam um volume imenso de dados para avaliar se a sua previsão de fornecimento interno é compatível com a demanda. Além disso, identificam lacunas de competência que, se não forem solucionadas, se transformarão em uma ameaça à concretização da estratégia do negócio.

Dessa forma, a gestão de RH consegue se preparar antecipadamente para os possíveis cenários. As decisões relacionadas à contratação, desenvolvimento e retenção de colaboradores são tomadas considerando o impacto dessas ações sobre os resultados da empresa.

3. Atração e retenção de talentos

Atrair e reter talentos é mais um dos grandes desafios da gestão de RH. O próprio recrutamento precisa levar em consideração o perfil do colaborador ideal para aquela função para poder alcançá-lo com a mensagem certa e no melhor canal para atingi-lo.

Além dessa primeira etapa, é fundamental contar com o processo mais efetivo para avaliar os candidatos. Para isso, é necessário criar uma experiência engajadora, que simplifique as atividades de recrutadores e gerentes de contratação e permita que eles atuem de forma menos burocrática e mais estratégica.

O SAP SuccessFactors tem todos os recursos necessários para isso. Ele permite publicar os cargos disponíveis para mais de 4000 fontes em todo o mundo. Dessa forma, é possível atingir até mesmo os profissionais cujo contato é mais difícil.

4. Melhore o desempenho da equipe

O que é um excelente colaborador? A resposta a essa pergunta precisa ficar clara, tanto para a empresa e os gestores quanto para o próprio indivíduo. Essa transparência torna qualquer avaliação de desempenho justa, além de proporcionar a oportunidade de desenvolvimento pessoal.

O SAP SuccessFactors tem recursos que possibilitam essa gestão transparente de desempenho. Ele permite que o colaborador tenha consciência das metas estabelecidas para seu cargo. Ele pode contatar seus gestores e receber feedbacks frequentes sobre seu nível de eficiência e dessa forma, consegue aperfeiçoar suas habilidades.

A transparência faz com que todos se sintam em um ambiente marcado pela meritocracia. As metas são estabelecidas de acordo com os objetivos estratégicos da organização e todo tipo de incentivo  — incluindo a remuneração — premia os colaboradores de alto desempenho. Dessa forma, os outros funcionários também se sentem estimulados a buscarem um resultado superior.

5. Desenvolvimento da equipe

Porém, não é só os funcionários da equipe que precisam se mobilizar para buscar o desenvolvimento, preparar a força de trabalho para os desafios do futuro também é uma missão para a gestão de RH. Com uma ferramenta inteligente como o SuccessFactors, é possível identificar as principais necessidades como lacunas de conhecimento e competência dos colaboradores.

Com uma avaliação positiva dos pontos fortes e fracos de cada colaborador e dos times como um todo, a gestão de RH consegue planejar seus programas de treinamento de forma efetiva. Ela pode optar por capacitações padronizadas ou customizadas, mas que atendam às necessidades da organização e contribuam para que a equipe atinja resultados melhores.

6. Identificação de talentos

Também não poderíamos deixar de destacar que uma ferramenta inteligente ajuda a gestão de RH a encontrar soluções internas para os problemas da empresa. Ela fornece insights que permitem identificar colaboradores com características, competências ou potencial para desempenharem um determinado cargo.

Assim, a empresa consegue criar um plano de sucessão estratégica de acordo com a oferta e demanda de talentos dentro da própria organização. A alocação dos colaboradores se torna muito mais precisa devido à real compreensão de seu perfil e potencialidades.

Essas são apenas algumas das formas como a SAP SuccessFactors pode contribuir para melhorar a produtividade na gestão de RH. Quer saber mais? Continue atento ao conteúdo do blog para saber mais sobre os benefícios dessa ferramenta!

Leave a Reply