Sistema multiplataforma: o que é e porque investir

O desenvolvimento de softwares ou sistemas multiplataforma já é uma realidade e muito em breve será a única opção viável para executivos que desejam manter a eficiência em seus negócios.

A integração é essencial para garantir produtividade e também trazer agilidade a todos os processos de uma companhia. Ter um sistema engessado ou que entregam funções diferentes em ambientes distintos é, de fato, algo que limita completamente a mobilidade e o acesso simplificado por parte dos colaboradores.

Entenda tudo o que precisa saber sobre o desenvolvimento multiplataforma e porque deve migrar com a urgência a sua gestão empresarial para esse conceito.

O que significa ser multiplataforma?

De forma geral, indica o funcionamento ambientado para diversos canais diferentes. Como por exemplo, um sistema que opera no Windows, Android (ou iOs) e na nuvem ao mesmo tempo.

Ou seja: a incorporação e manutenção de determinado serviço é natural, intuitiva e sem ruídos, não importa o local onde é acessado.

Ter um sistema multiplataforma passou a ser uma demanda cada vez mais óbvia entre os gestores. Afinal, tanto a economia quanto as formas de consumo se alteram de maneira sem precedentes, exigindo uma resposta rápida e o mais descomplicada o possível.

Entender os benefícios que envolvem essa adaptação, faz com que seja improvável questionar seu poder e a flexibilidade que traz ao mundo corporativo.

Benefícios de um Sistema multiplataforma:

Algumas mudanças podem parecer banais ou irrelevantes para o momento em que sua companhia está, ou fora da sua realidade financeira, mas acredite: essas ‘simples’ mudanças fazem com que o lucro se intensifique muito. Da mesma forma, o investimento pode não ser tão alto assim, e se justificar em pouco tempo.

A seguir citamos algumas das diversas vantagens que podem ser apuradas no dia a dia e que impulsionam um negócio, simplesmente por ele estar em diversas plataformas.

 

  1. Aumento do potencial de vendas

Ter todas as ferramentas unificadas e acessíveis de qualquer lugar possibilita averiguar informações-chave sobre clientes e regiões com muito mais prontidão. Assim, a captação se torna natural e a consequente conversão, mais fácil e assertiva.

Visto que a própria estrutura da empresa confere organização e presteza, o valor agregado dos produtos ou serviços prestados aumenta, bem como a confiança dos prospects. Com isso, há uma ampliação de vendas bem maior do que as feitas analogicamente ou em diversos canais, resultando em crescimento para a companhia e retorno nas metas de vendas.

  1. Foco no cliente e aumento da fidelização

Em seguida, também há vantagens para o consumidor da marca. Afinal, ao integrar todas as funcionalidades importantes em um sistema multiplataforma, a consolidação dos dados é centralizada.

Em vista disso, tanto a equipe de captação quanto de pós vendas podem atender aos clientes de modo completamente embasado e rápido, oferecendo personalização e o melhor atendimento possível.

O foco no cliente (também chamado pelo Marketing de CX) é essencial porque também indica uma tendência nas relações B2C. Ou seja: se a instituição conseguir proporcionar a melhor experiência para os compradores, maior é a chance de retorno e fidelização.

  1. Melhoria da experiência de usuário

Ao mesmo tempo, quando as redes e dispositivos estão interligados, a interface dos colaboradores e executivos é incrivelmente descomplicada e instintiva.

Os gestores podem conferir o desempenho das operações em tempo real, ajustando o que for preciso para que o processo seja otimizado.

Já os funcionários podem acessar as informações e interagir com as demais áreas sem interrupções ou burocracias, o que ajuda muito no andamento das tarefas e da documentação cotidiana.

Outro fator interessante do multiplataforma é a chance de direcionar os esforços para o melhor local. Assim, as funções mais internas podem ser acessadas em PCs ou notebooks, as vendas externas feitas via mobile e os relatórios verificados na nuvem, por exemplo.

  1. Longevidade dos produtos

Muitas vezes, as empresas adquirem produtos pensando exclusivamente de maneira pontual ou com foco no momento presente. Tal atitude é pouco rentável, já que obter diversas opções de sistemas com papéis e manutenções diferentes geram, a longo e médio prazo, custos acumulativos maiores.

Por sua conformidade com as principais tecnologias do presente e também do futuro, o sistema multiplataforma traz a segurança de ser utilitário por muito mais tempo, trazendo economia – além de todas as funcionalidades.

  1. Alinhamento com a tendência de mercado

O desenvolvimento em diversos ambientes já é uma realidade totalmente palpável e disseminada no mercado.

Embora haja preconceito ou estranheza em fazer a migração de ERP por parte das empresas, seguir essa tendência é uma das condições para se manter as atividades e competitividade no porvir. Ter a orientação nesse sentido faz não só com que toda a capacidade produtiva da sua companhia aumente, mas também traz mais relevância e autoridade no próprio nicho.

Como obter um sistema multiplataforma?

Conforme citamos no início, mesmo as pequenas ou médias empresas podem se valer do auxílio e privilégio de ter um sistema multiplataforma cooperando em suas atividades. Porém, é preciso tomar cuidado com as ofertas: um sistema desse nível afeta toda a rotina e inclusive influencia até a cultura empresarial.

Por mais que os proventos sejam claros e atrativos, o ideal é contar com o suporte de um fornecedor capacitado e com muita expertise no assunto. No fim das contas tem um sistema multiplataforma, demanda muita habilidade técnica e alinhamento de comunicação para que não se transforme em dor de cabeça. Nesse sentido, é de suma importância ter um bom sistema multiplataforma aliado a um bom sistema de gestão empresarial.

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Ao trabalhar com o SAP Business One para pequenas e médias empresas que exercem todo tipo de atividade, nós trazemos toda a qualidade de um dos maiores sistemas de gestão, de forma totalmente econômica.

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