O sistema SAP pode não ser necessariamente algo novo no mercado, mas sua implementação ainda é tímida perto do potencial que a indústria pode atingir. Entender como o investimento nessa tecnologia pode ser um ganho em todas as áreas da companhia pode ser a chave para que seu negócio ganhe ainda mais competitividade e espaço.

Primeiramente, é bom entender que, embora existam outros softwares de gestão empresarial, o ERP da SAP é muito mais completo, seguro e confiável.

A empresa SAP é uma gigante alemã com quase 50 anos de história, que conta com mais de 65 mil empresas no mundo todo com seu sistema implementado.

Já nós, da Cast Group, possuímos mais de 450 clientes, divididos tanto no setor público (como SUS, Receita Federal, Anatel) quanto no setor privado (desde bancos até o agronegócio).

Entender quais são os diferenciais que nossas soluções podem trazer a sua empresa certamente farão com que você queira entrar na nossa cartela de parceiros.

VANTAGENS DE SE TER UM SISTEMA SAP

Veja como o sistema SAP pode, em momentos predominantemente digitais, revolucionar o mercado e fazer com que sua companhia esteja à frente dos concorrentes.

 

  • Retorno dos investimentos

 

Embora exista o pensamento de que o custo de implementação do software é alto, seu retorno financeiro é inegável.

Por ser integrado com diversas áreas da empresa, ele proporciona visualizar e administrar de forma global os processos, entendendo onde há desperdícios e também oportunidades.

Ao longo da utilização, as tarefas ficam mais claras e organizadas, assim como toda a cadeia produtiva. Logo, a capacidade de adaptação e crescimento fazem com que, no curto ou médio prazo, o retorno sobre o investimento seja muito vantajoso.

  • Aproveitamento de recursos

Ao imputar todas as informações relevantes para os departamentos, a inteligência digital começa a entender e demonstrar onde existem falhas e de que maneira cada processo pode ser aproveitado da melhor maneira.

Assim, não é preciso “adivinhar” nada ou desperdiçar tempo das equipes em procurar as melhores soluções.

O ganho de tempo é imenso, assim como o financeiro, já que a compreensão de como sua empresa pode aproveitar (ou eliminar) cada mínimo recurso torna tudo muito mais rentável no âmbito macro.

 

  • Foco na gestão estratégica

 

A partir do momento em que seu time tem o suporte de ferramentas digitais inteligentes, que simplificam muito o dia a dia, é possível focar no que realmente importa.

Assim, o ganho estratégico é imenso, pois você usará melhor a capacidade de cada um para soluções que realmente farão diferença.

Inclusive, esse é um importante fator motivacional para os colaboradores, que se sentem parte das decisões da empresa, sentindo que contribuem para um propósito comum e maior.

 

  • Integração entre as áreas

 

O sistema SAP também tem o poder de integrar muito mais todos os departamentos. De fato, esse é um dos maiores problemas entre as empresas brasileiras e infelizmente, bastante comum.

À medida que as informações estão devidamente registradas, organizadas e impactam toda a cadeia, fica muito mais fácil não só entender as demais áreas, como também estabelecer comunicação assertiva, embasada e de sucesso.

 

  • Escalabilidade 

 

Outra vantagem de usar o sistema SAP é que ele é facilmente escalável. Ou seja: ainda que você comece por determinada área, como o departamento Financeiro, no futuro você pode facilmente agregar outros setores.

Dessa forma, você pode priorizar o que está defasado ou precisa de mais atenção para a companhia naquele momento. Então, depois de entender o quanto a produtividade aumentou, investir em soluções globais que farão com que os ganhos se multipliquem.

Além disso, por meio da integração da ERP com APIs (interface de programação de aplicações), você pode agregar funcionalidades que fazem mais sentido para o seu negócio. É o caso, por exemplo, do rastreamento de entregas proporcionado aos clientes na área logística, que agregam valor e trazem soluções rápidas para possíveis contratempos.

 

  • Geração de relatórios confiáveis

 

Os relatórios gerados pelo sistema SAP são precisos e cheios de informações valiosas.

Com um volume enorme de informações e a reunião de todos os dados de forma simples, clara e orgânica, os gestores podem entender perfeitamente como cada ação impacta positiva ou negativamente a operação. Portanto, é possível criar metas e objetivos inteligentes e justificar ações táticas.

 

  • Investimento na inteligência competitiva

 

Conforme dissemos acima, a captação de dados e consequentemente, geração de relatórios completos e precisos, fará com que sua empresa tenha muito mais inteligência competitiva.

Isso porque essas informações podem ser analisadas paralelamente às da concorrência, fazendo com que a companhia consiga reduzir riscos, aproveitar oportunidades e sair na frente de outros competidores do mercado.

 

  • Controle das operações e flexibilidade 

 

Com a visão do todo, os gestores e diretores podem entender completamente quais são os aspectos problemáticos, que causam atrasos ou travam o dinamismo necessário às empresas em um mundo em constante transformação.

A flexibilidade é a chave do sistema SAP, que permite a tomada de decisão rápida e os ajustes personalizados para que o desempenho geral seja mais do que satisfatório – seja perfeito.

 

  • Limitação de dados e segurança da informação

 

Evidentemente, nem todos os colaboradores devem saber sobre tudo o que acontece na empresa.

No entanto, com o sistema SAP você pode limitar (ou não) o acesso de cada usuário, construindo a estrutura de visualização de acordo com o que fizer mais sentido para a empresa.

Desse modo, você garante a proteção dos dados da sua empresa e de seus clientes, evitando vazamento de informações importantes ou que podem ser interessantes aos concorrentes.

 

  • Mobilidade e produtividade

 

O sistema SAP S/4HANA é o que há de melhor em ERP, pois além de otimizar toda a experiência de usuário, a visão global que comentamos ao longo do artigo pode ser feita via nuvem.

Isso significa que, independentemente de onde os colaboradores ou gestores estiverem, as informações poderão ser acessadas e alteradas, criando muito mais mobilidade.

Principalmente em tempos de flexibilização de trabalho, contando com o sistema híbrido ou remoto, é inegável o aumento de produtividade gerado por essa solução digital.

É possível tornar todo o time integrado de forma simples, direta e transparente, visualizando a integralidade aonde quer que esteja.

Outra solução é o SAP Business One, perfeito para as pequenas empresas que querem ter gestão empresarial confiável e descomplicada.

O sistema permite automatizar tarefas financeiras, contábeis e ter um ótimo controle dos suprimentos. Além disso, é possível administrar vendas e clientes de forma muito mais organizada, acompanhando todo o desenvolvimento através de relatórios precisos. E o melhor: tudo ao alcance de dispositivos móveis, para que nenhum detalhe passe desapercebido.

Sendo assim, essas são apenas algumas vantagens de investir em um sistema de SAP completo, confiável e cheio de recursos.

Entre em contato com a Cast group e entenda como uma empresa premiada e certificada pode elevar seu negócio a outro patamar.