Tecnologia e negócios: 6 tendências para 2019
BLOG
Gestão Empresarial Inovação

Tecnologia e negócios: 6 tendências para 2019

10 de junho de 2019

O ano de 2019 está se destacando pela inovação e pelo desenvolvimento de novas estratégias de negócio por partes de empresas que estão se preparando para se tornarem ainda mais inteligentes e a aplicar definitivamente a transformação digital. A união entre tecnologia e negócios é a grande tendência, aprimorando a meta de atingir os melhores resultados para a empresa.

Neste amplo cenário de mudanças e transformação digital, o potencial de impacto positivo das soluções de tecnologia e sistemas inteligentes para as empresas e as suas áreas de negócio estão crescendo rapidamente, proporcionando a possibilidade de ganhos de eficiência e produtividade em diversos setores da economia.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre a relação entre tecnologia e negócios além das tendências para o ano de 2019!

A união entre tecnologia e negócios

Alguns campos de estudo estão se destacando como motor impulsionador da união entre tecnologia e negócios, mostrando como as inovações estão se fazendo presentes no ambiente corporativo. Algumas áreas já estão sendo impactadas positivamente com casos reais nas empresas.

Inteligência artificial cada vez mais presente

Esta é uma grande tendência não só de 2019 mas dos últimos anos, impulsionado diretamente por um novo tipo de desenvolvimento, o chamado desenvolvimento orientado por IA. A inteligência artificial se faz cada vez mais presente no ambiente empresarial, desde softwares que possuem sistemas de recomendações inteligentes e até a soluções inteiras criadas com algoritmos e modelos adaptados para o processo.

Outro viés desta tendência é no desenvolvimento de aplicações que utilizam a inteligência artificial para automatizar funções do próprio processo de ciência dos dados e melhorando os aspectos do negócio. Os profissionais da área poderão utilizar de ferramentas orientadas por IA para gerar novas soluções de forma automática para a empresa.

Robótica e automatização

Ainda unindo a tecnologia e negócios numa mesma tendência, se faz presente a união de robótica com o desenvolvimento das chamadas coisas autônomas. Utilizando do conceito de internet das coisas (do inglês Internet of Things ou IoT) esta tendência permite que robôs, drones e até veículos autônomos automatizem funções previamente executados por humanos.

A medida que mais dispositivos conectados sejam desenvolvidos, a capacidade da robótica e dos sistemas automatizados de se proliferarem também aumenta gradativamente. Isso permite a colaboração entre os diferentes equipamentos, máquinas e dispositivos afim de integrar esses ambientes para trabalhar juntos – com ou sem a interação humana.

Big Data e Analytics evoluem para o Augmented Analytics

Os conceitos de Big Data e Data Analytics já estão amplamente difundidos e uma nova área da pesquisa já se desenvolve, que é a Ciência de Dados. Além de todos os estudos voltados para a análise de informações relevantes ao negócio, quando se pensa em recursos analíticos de forma aumentada entende-se por aumentar a preparação, gerenciamento e até a análise dos dados em si.

Tomar decisões assertivas com base em análises avançadas de dados pode ser utilizado em diversos pontos do negócio, desde departamentos como o RH até finanças e marketing. A otimização desta área juntamente com a tecnologia e negócios que serão criados a partir disso permite a evolução de uma ciência de dados do cidadão em si – indo além da empresa.

Computação de borda e em nuvem

A computação de borda significa que os dispositivos finais serão os responsáveis pelo processamento e pela entrega de conteúdo relevante, sendo considerados como mais próximos da extremidade do processo. O poder computacional dos sistemas inteligentes de hoje necessitam de um processamento mais pesado e a tendência é que chips e processadores se tornem cada vez mais poderosos.

A IoT está impulsionando a computação de borda e também a computação em nuvem, uma vez que os dispositivos sempre conectados permitem que os dados sejam enviados aos seus servidores na nuvem, processados e entregue de volta aos dispositivos quase em tempo real. Ao invés de se desenvolver uma nova arquitetura para esse tipo de aplicação, a junção da computação em borda com a computação em nuvem irá permitir evoluir os modelos e serviços de forma descentralizada e em sistemas distribuídos.

Experiência de imersão para os usuários e clientes

As empresas estão percebendo que a experiência do usuário é a próxima mina de ouro que deve ser explorada quando o assunto é o engajamento e a satisfação do usuário. A realidade virtual, a realidade aumentada e até a nova realidade mista irão e já estão revolucionando a percepção do mundo digital juntamente com o mundo real.

Uma experiência imersiva proporciona ao usuário a interação e conhecimento sobre o sistema que ele deseja, levando mais comodidade de forma multicanal ou multimodal. A conexão entre o digital e os dispositivos através do IoT juntamente com o multicanal trará aos usuários a capacidade de utilizar da sua percepção e dos sentidos avançados das máquinas para a completa imersão.

Espaços inteligentes

Hoje os espaços inteligentes já estão se tornando realidade e a tendência para 2019 é que a utilização da tecnologia e negócios devem aumentar a sua capacidade de aplicação. Além de um simples cômodo inteligente com luzes e controle de temperatura, ambientes mais amplos irão se tornar inteligentes como todo o prédio, bairros e até cidades inteiras.

A tendência é que os ambientes se conectem através do IoT permitindo a troca de informações, gerenciamento e controle dos indicadores sensíveis aos humanos. A geração e consumo de energia de forma inteligente da capacidade da sustentabilidade irão ser pontos importantes para manter a automatização e utilização consciente dos recursos.

Saiba mais!

A união entre tecnologia e negócios irá permitir a evolução das tendências para o ano 2019 e demais anos, impulsionando de vez a transformação digital com o foco em desenvolver os sistemas inteligentes para melhorar a vida humana. Eficiência e produtividade serão pontos importantes neste desenvolvimento para manter as empresas no caminho da modernização e otimização do trabalho.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais!



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS