O ano de 2019 está se destacando pela inovação e pelo desenvolvimento de novas estratégias de negócio por partes de empresas que estão se preparando para se tornarem ainda mais inteligentes e a aplicar definitivamente a transformação digital. A união entre tecnologia e negócios é a grande tendência, aprimorando a meta de atingir os melhores resultados para a empresa.

Neste amplo cenário de mudanças e transformação digital, o potencial de impacto positivo das soluções de tecnologia e sistemas inteligentes para as empresas e as suas áreas de negócio estão crescendo rapidamente, proporcionando a possibilidade de ganhos de eficiência e produtividade em diversos setores da economia.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre a relação entre tecnologia e negócios além das tendências para o ano de 2019!

A UNIÃO ENTRE TECNOLOGIA E NEGÓCIOS

Alguns campos de estudo estão se destacando como motor impulsionador da união entre tecnologia e negócios, mostrando como as inovações estão se fazendo presentes no ambiente corporativo. Algumas áreas já estão sendo impactadas positivamente com casos reais nas empresas.

 

IoT

 

Inteligência artificial cada vez mais presente

Esta é uma grande tendência não só de 2019 mas dos últimos anos, impulsionado diretamente por um novo tipo de desenvolvimento, o chamado desenvolvimento orientado por IA. A inteligência artificial se faz cada vez mais presente no ambiente empresarial, desde softwares que possuem sistemas de recomendações inteligentes e até a soluções inteiras criadas com algoritmos e modelos adaptados para o processo.

Outro viés desta tendência é no desenvolvimento de aplicações que utilizam a inteligência artificial para automatizar funções do próprio processo de ciência dos dados e melhorando os aspectos do negócio. Os profissionais da área poderão utilizar de ferramentas orientadas por IA para gerar novas soluções de forma automática para a empresa.

Robótica e automatização

Ainda unindo a tecnologia e negócios numa mesma tendência, se faz presente a união de robótica com o desenvolvimento das chamadas coisas autônomas. Utilizando do conceito de internet das coisas (do inglês Internet of Things ou IoT) esta tendência permite que robôs, drones e até veículos autônomos automatizem funções previamente executados por humanos.

A medida que mais dispositivos conectados sejam desenvolvidos, a capacidade da robótica e dos sistemas automatizados de se proliferarem também aumenta gradativamente. Isso permite a colaboração entre os diferentes equipamentos, máquinas e dispositivos afim de integrar esses ambientes para trabalhar juntos – com ou sem a interação humana.

Big Data e Analytics evoluem para o Augmented Analytics

Os conceitos de Big Data e Data Analytics já estão amplamente difundidos e uma nova área da pesquisa já se desenvolve, que é a Ciência de Dados. Além de todos os estudos voltados para a análise de informações relevantes ao negócio, quando se pensa em recursos analíticos de forma aumentada entende-se por aumentar a preparação, gerenciamento e até a análise dos dados em si.

Tomar decisões assertivas com base em análises avançadas de dados pode ser utilizado em diversos pontos do negócio, desde departamentos como o RH até finanças e marketing. A otimização desta área juntamente com a tecnologia e negócios que serão criados a partir disso permite a evolução de uma ciência de dados do cidadão em si – indo além da empresa.

Computação de borda e em nuvem

A computação de borda significa que os dispositivos finais serão os responsáveis pelo processamento e pela entrega de conteúdo relevante, sendo considerados como mais próximos da extremidade do processo. O poder computacional dos sistemas inteligentes de hoje necessitam de um processamento mais pesado e a tendência é que chips e processadores se tornem cada vez mais poderosos.

A IoT está impulsionando a computação de borda e também a computação em nuvem, uma vez que os dispositivos sempre conectados permitem que os dados sejam enviados aos seus servidores na nuvem, processados e entregue de volta aos dispositivos quase em tempo real. Ao invés de se desenvolver uma nova arquitetura para esse tipo de aplicação, a junção da computação em borda com a computação em nuvem irá permitir evoluir os modelos e serviços de forma descentralizada e em sistemas distribuídos.

Experiência de imersão para os usuários e clientes

As empresas estão percebendo que a experiência do usuário é a próxima mina de ouro que deve ser explorada quando o assunto é o engajamento e a satisfação do usuário. A realidade virtual, a realidade aumentada e até a nova realidade mista irão e já estão revolucionando a percepção do mundo digital juntamente com o mundo real.

Uma experiência imersiva proporciona ao usuário a interação e conhecimento sobre o sistema que ele deseja, levando mais comodidade de forma multicanal ou multimodal. A conexão entre o digital e os dispositivos através do IoT juntamente com o multicanal trará aos usuários a capacidade de utilizar da sua percepção e dos sentidos avançados das máquinas para a completa imersão.

Espaços inteligentes

Hoje os espaços inteligentes já estão se tornando realidade e a tendência para 2019 é que a utilização da tecnologia e negócios devem aumentar a sua capacidade de aplicação. Além de um simples cômodo inteligente com luzes e controle de temperatura, ambientes mais amplos irão se tornar inteligentes como todo o prédio, bairros e até cidades inteiras.

A tendência é que os ambientes se conectem através do IoT permitindo a troca de informações, gerenciamento e controle dos indicadores sensíveis aos humanos. A geração e consumo de energia de forma inteligente da capacidade da sustentabilidade irão ser pontos importantes para manter a automatização e utilização consciente dos recursos.

SAIBA MAIS!

A união entre tecnologia e negócios irá permitir a evolução das tendências para o ano 2019 e demais anos, impulsionando de vez a transformação digital com o foco em desenvolver os sistemas inteligentes para melhorar a vida humana. Eficiência e produtividade serão pontos importantes neste desenvolvimento para manter as empresas no caminho da modernização e otimização do trabalho.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais!

Fale com nossos especialistas!

Leave a Reply