Tendências ERP 2021

 

Diante do cenário de crise, as organizações que executaram uma boa gestão empresarial saíram na frente e conseguiram sobreviver. Assim, checar quais são as tendências de ERP para 2021 ajudam-as a encaminhar ainda mais os esforços, tomando decisões mais assertivas.

O fato é que houve uma mudança drástica de comportamento na sociedade em geral e na forma de consumir. As empresas tiveram que correr para se ajustarem à nova realidade e quem não tiver uma boa estrutura de negócios pode se ver ameaçado em um futuro muito próximo.

TENDÊNCIAS DE ERP PARA 2021

Confira quais são os fatores que seu sistema de gestão não pode deixar de ter para que seu negócio tenha competitividade e se adeque às transformações bruscas como as que enfrentamos:

Experiência do cliente 

A experiência do cliente (CX) já era uma forte tendência e sua aplicação se ampliava mais a cada ano. No entanto, agora ela passa a ser mandatória, com o consumidor no centro de toda operação.

Dessa forma, soluções como chatbots, por exemplo, podem ser integradas ao ERP para fornecer informações mais relevantes e personalizadas sobre os clientes. Marcar presença no atendimento em vários canais diferentes, gravando informações e fortalecendo o CRM também deve fazer parte do cenário.

O ERP em nuvem

Se a sua empresa ainda não está com a plataforma de gestão em nuvem, prepare-se: em um futuro próximo, simplesmente não será mais funcional a deixar hospedada de forma local. Afinal, a demanda segue por mobilidade e adaptabilidade, o que um ERP via cloud consegue atender perfeitamente.

O monitoramento das atividades pode ser feito em qualquer lugar, o que traz muita mobilidade e, ao mesmo tempo, economia de recursos.

No entanto, ainda há resistência por parte da maior parte das empresas, que enxergam a migração como supérflua. Infelizmente, se não houver adequação breve, perderão de forma contundente velocidade e competitividade no mercado.

Uso integrado de PaaS

O PaaS (Plataform As Service) chega para complementar a ideia acima e trazer ainda mais integração e vantagens. O sistema é hospedado em nuvem e traz a possibilidade de abrigar aplicações de plataformas cruzadas (web, desktop ou mobile).

A disponibilidade de recursos é oferecida por terceiros, o que gera inúmeros ganhos em produção, tempo e rentabilidade – uma vez que pagam pelos recursos que efetivamente usam.

IA para predizer cenários

Que a Inteligência Artificial é uma realidade e tendência, isso praticamente todo mundo já sabe. Porém, no cenário atual, ela entra como uma das principais ferramentas de sustentação e ajuda negócios a sobreviver em meio à (suposta) imprevisibilidade do mercado.

Por exemplo, um sistema completo de gestão pode traçar diversas possibilidades em uma cadeira de suprimentos, mostrando quais são as diversas opções em diferentes situações.

Com isso, fica infinitamente mais fácil se adequar ao inesperado, traçando novas rotas e alcançando sucesso em outras frentes.

Personalização low-code

Com a correria e o volume de demandas do dia a dia, grandes empresas não querem mais focar em volumosas quantidades de personalização em seus ERPs, enquanto as de menor porte não costumam se prender a esses detalhes.

Logo, novos sistemas passam a entrar em jogo, com personalizações mais padronizadas e programadas para atender setores específicos.

Ao mesmo tempo, há uma forte tendência de dar poder aos usuários, permitindo algumas adaptações e otimizações do sistema que não exigem conhecimento técnico e podem economizar tempo e esforço. São as chamadas aplicações de baixo código ou low-code (LCAP), que vêm para facilitar a vida dos colaboradores e da empresa em geral.

Os ajustes necessários em tempo real

As tendências apontadas acima mostram a necessidade que as companhias encontraram de serem cada vez mais dinâmicas e conseguirem se adequar a diversos panoramas.

A preocupação do momento é, através dos sistemas de gestão empresarial, trazer o máximo de simplicidade e aprimoramento possível para potencializar resultados e evitar grandes prejuízos.

Sendo assim, é importante contar com uma empresa que acompanhe o ritmo de todas as mudanças que a sociedade enfrenta e que consiga também se adaptar ao futuro, trazendo as melhores soluções nesse segmento.

A Cast Group tem mais de 30 anos no mercado e a nossa liderança no setor público, por exemplo, só foi possível por meio da atualização constante e do investimento no que há de melhor em tecnologia e inovação.

Atualmente, atendemos empresas de pequeno porte por meio do nosso sistema completo e integrado Business One, enquanto grandes companhias e indústrias podem contar com todo o suporte do SAP S/4HANA.

As adequações são feitas de acordo com as necessidades de cada cliente, fazendo com que tanto o orçamento, quanto a entrega estejam completamente alinhados às expectativas.

Então, conseguimos entregar excelentes resultados para mais de 450 empresas atendidas, fazendo com que eles consigam se preparar da melhor forma para enfrentar mercados competitivos.

Conheça o nosso trabalho e entre em contato conosco para conhecer a infinidade de opções que não só o presente, mas o futuro pode lhe reservar.