Transformação digital de uma empresa: 7 dicas para implementar

 

A transformação digital de um negócio envolve muitos aspectos, e talvez o principal dentre eles seja conhecer e atender as expectativas do consumidor. Não basta apenas ter presença online, mas também mergulhar em todas as possibilidades que esse aspecto traz, fazendo mudanças importantes e necessárias dentro da companhia.

O fato é que, nos últimos anos, tornou-se muito difícil administrar manualmente ou de forma costumeira o volume de informações e se adaptar à rapidez com que as pessoas estão trocando ideias – seja com os demais ou mesmo metamorfoseando suas próprias.

Portanto, converter uma empresa em digital parece ser o único caminho viável para não ficar para trás e acompanhar as mudanças.

Mas o que de fato isso significa? Entenda exatamente os aspectos que envolvem a digitalização e se prepare para tanto para o presente, quanto para o futuro.

O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE UM NEGÓCIO?

De forma geral, significa o uso da tecnologia para tornar os processos e projetos mais eficazes, além de criar resoluções para problemas tradicionais com base na computação.

Na verdade, muitos gestores ainda veem a transformação digital simplesmente como o ingresso e interação com o público nas redes sociais, por exemplo. No entanto, isso é apenas uma parte de um cenário muito mais amplo.

A participação nesse conceito mostra que a empresa faz uma mudança principalmente de dentro para fora. Ou seja: ela migra sua metodologia para o meio digital, criando amplitude, organização e também escalabilidade.

Como resultado, há muito mais espaço para dados relevantes, ganho estratégico e sobretudo, conexão com seus consumidores.

O foco no cliente passou a ser uma prioridade para as instituições, que perceberam que sem atender às suas expectativas, seus negócios estão totalmente fadados ao fracasso. É o público que movimenta a economia e determina os próximos passos em uma sociedade orientada por demanda e bem estar.

Sendo assim, entender o momento e conseguir executar mudanças e melhorias no tempo certo garantirá o sucesso em todos os nichos de mercado, independentemente do tamanho da corporação.

Como fazer a transformação digital na sua empresa

Alguns passos relevantes devem ser levados em consideração quando o desejo é migrar a empresa para esse formato mais competitivo, estreitando relações com os clientes.

Confira alguns deles:

 

  • Compreenda o todo

 

A transição pode ser confusa se não estiver bem embasada e não for feita aos poucos. Primeiramente, pesquise sobre as atuais mudanças na comunidade em geral, as novas formas de consumir e mais do que isso, como o seu segmento de atuação se posiciona em relação a isso.

O bechmark é valioso, já que é um ótimo termômetro do quanto será preciso investir esforços para superar suas iniciativas e sair definitivamente na frente.

Após estudar esses exemplos, busque um paralelo com a atual fase da companhia e sua cultura organizacional, buscando identificar oportunidades e falhas.

Somente com uma avaliação geral é que os executivos poderão ajustar o que for preciso e encontrar assertividade.

 

  • Faça um planejamento estratégico

 

Em seguida, reexamine o modelo de negócios em que operam. Algumas companhias são nativamente digitais e a tecnologia é a fonte principal do sucesso que construíram ao longo dos anos.

Mas, não necessariamente, é essencial converter todas as frentes nesse sentido ou mesmo acabar com os produtos já existentes!

Se sua empresa opera de forma satisfatória na entrega dos produtos, pode ser que o desafio seja entender como potencializar os resultados e ganhar ainda mais eficiência.

Sendo assim, é possível criar uma vertente online de produtos ou serviços que já funcionam bem ou então criar alguns produtos ou serviços executados online.

Na verdade, o intuito é aproveitar o alcance desse meio (afinal, estima-se que até 2024 serão mais de 17 bilhões dispositivos móveis em operação no mundo) para expandir os horizontes.

Ao mesmo tempo, pensar em como os processos internos podem ser melhorados de forma exponencial com o uso de tecnologia ou da Inteligência Artificial, por exemplo.

O planejamento estratégico é fundamental para dar direcionamento e traçar o que deve ser feito em prol da inovação e desenvolvimento sustentável.

 

  • Engaje os gestores

 

A transformação digital em um negócio começa pela equipe e seus gestores. Infelizmente, muitas vezes há resistência em mudar, mesmo quando ela é para o bem de todos.

Portanto, é imprescindível alinhar todas as potencialidades e mostrar claramente aos executivos (com dados) o quanto se pode ganhar com a remodelagem da instituição.

A persistência, o jogo de cintura e a paciência devem fazer parte das tentativas – afinal, conforme já explicamos anteriormente, a adaptação é uma questão até mesmo de sobrevivência.

 

  • Coloque o cliente no centro

 

Entender sobre a experiência do cliente com seu produto é primordial nesse caminho, pois ela indicará o que está funcionando e o que (e como) deve ser aprimorado.

Para construir um relacionamento duradouro e fortalecer o brand awarness, antes é vital pesquisar sobre o comportamento dos consumidores e ouvir o que eles têm a dizer.

Só assim a empresa poderá ofertar a melhor solução para os seus problemas que eles enfrentam e consequentemente, fortalecer a marca.

 

  • Troque informações e repense processos 

 

Além de trocar informações com os clientes, também é indispensável ouvir o público interno. Apesar desse fator ainda caminhar timidamente e de muitos gestores suporem que para hierarquia funcionar, é inevitável criar abismos na relação com seus colaboradores, esse é um erro imenso e que gera grandes prejuízos às empresas.

Compreenda o tempo e esforço gasto nas tarefas diárias e o que pode ser aprimorado. Assim, se somadas, as tarefas otimizadas podem gerar um ótimo aproveitamento de recursos!

Se por exemplo, uma tarefa manual for substituída pela automatização e isso fazer com que determinado funcionário tenha muito mais tempo livre, certamente a empresa poderá usar suas habilidades para funções mais táticas, gerando produtividade.

 

  • Coloque a digitalização em prática

 

Após esses esforços, é chegada a hora de colocar tudo em prática. Isso significa que o trabalho de conscientização já foi feito internamente e que o dia a dia foi mapeado, identificando as oportunidades e as chances de ganho de eficiência.

Ter um sistema de gestão é importantíssimo para conseguir fazer a transformação digital de um negócio. Ele centraliza todas as informações, é acessível de qualquer lugar ou dispositivo (se hospedado na nuvem) e integra todas as áreas.

A gestão financeira, de insumos, compras e vendas e também dos colaboradores e clientes é feita de maneira muito intuitiva, gerando relatórios enriquecedores e que permitem visualizar de forma clara as melhores alternativas para o crescimento.

Se sua empresa é de pequeno ou médio porte, entenda todas as funcionalidades que o SAP Business One pode proporcionar para você, em uma solução enxuta, mas muitíssimo completa.

Caso seja uma organização de grande porte, o SAP S/4Hana traz toda a potência necessária para o sucesso e alto desempenho.

O ERP é um dos primeiros passos para elevar o nível das entregas e ter a chance de participar da digitalização ativamente, oferecendo a melhor experiência para o cliente.

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  • Trace metas e acompanhe os resultados

 

Por último, estipule metas para cada etapa e faça a apuração do retorno que as mudanças trazem. Assim, será possível entender definitivamente os efeitos que transformar digitalmente suas operações pode gerar.

E acredite: os resultados tendem a ser os melhores possíveis!

Logo, não perca nem mais um dia sem planejar a migração para um mundo novo, mais amplo e cheio de oportunidades.

Conte com a Cast Group nessa nova fase e acompanhe todas as dicas de gestão, inovação e tecnologia no nosso blog.