Transformação digital na área fiscal e tributária: uma nova era de análises e planejamento
BLOG
Fiscal

Transformação digital na área fiscal e tributária: uma nova era de análises e planejamento

26 de março de 2020

Você está por dentro da transformação digital na área fiscal e tributária? Com as novas tecnologias que estão surgindo, está acabando o trabalho ‘’braçal’’ na área fiscal e tributária. Com isso, surge uma nova era de análises e planejamentos.

Os analistas fiscais / tributários sempre fizeram várias especializações, MBA e pós-graduação, mas nunca conseguiram colocar os conhecimentos em prática por perder tempo com trabalhos manuais. Ao poder automatizar várias dessas tarefas manuais e repetitivas, o tempo poupado pode ser alocado para que esses profissionais apliquem o conhecimento que adquiriram durante vários anos de estudo.

Com base nessa mudança de realidade, a transformação digital na área fiscal e tributária vai muito além da incorporação da tecnologia nas rotinas. É possível modificar toda a mentalidade por trás dos processos para que os resultados sejam cada vez melhores.

O que é a transformação digital na área fiscal e tributária?

O Brasil é marcado pela sua complexidade tributária, certo? As empresas gastam muito tempo para cumprir todas as obrigações principais e acessórias envolvidas no recolhimento de tributos. Porém, a tecnologia pode contribuir para resolver esses e muitos outros problemas.

A transformação digital na área fiscal e tributária incorporou diversas tecnologias em meio aos processos: Big Data, análise, inteligência artificial (IA), learning machine, Internet das Coisas (IoT), mobilidade e computação em nuvem. Tomadas individualmente ou em conjunto, essas tendências têm o poder de otimizar operações e modernizar serviços.

Para compreender isso na prática, basta comparar as atividades do departamento fiscal de 15 anos atrás com a realidade atual. Antigamente, grande parte do tempo era consumido apenas para realizar atividades manuais e burocráticas – como preencher relatórios manualmente, digitar notas fiscais ou emitir documentos fiscais.

Com o uso da tecnologia, todas essas rotinas podem ser automatizadas. Em seu lugar, novas rotinas com viés mais estratégico são incorporadas. Em vez de passar horas digitando informações, os profissionais podem utilizar esse tempo para analisar esses dados e obter insights valiosos para a tomada de decisão da empresa.

Com a transformação digital na área fiscal e tributária, tornou-se mais simples transformar dados em ativos de negócios. Afinal, capacidade de processar grandes volumes de dados em pouquíssimo tempo nunca foi tão grande.

Benefícios dessa transformação digital

Essa tendência de transformação digital na área fiscal e tributária gera vários benefícios para as organizações brasileiras. Veja os principais deles:

Aumento da eficiência operacional

Aumentar a eficiência operacional é uma das principais metas de curto e longo prazo do da área fiscal e tributária. Quando se trata de impostos, uma das chaves para isso é automatizar tarefas de rotina. Dessa forma, os profissionais tributários conseguem atender às exigências legais com mais facilidade e focar seu tempo em rotinas de análises e planejamento.

Ao substituir uma rotina que levaria horas para ser realizada por um humano por um processo automatizado feito em poucos minutos, é claro o ganho de produtividade que é possível obter, não é?

Redução de riscos e garantia do compliance fiscal

Seguindo a tendência da transformação digital na área fiscal e tributária, muitos departamentos tributários chegaram a um ponto de virada – prontos para deixar para trás planilhas estáticas e utilizar ferramentas que permitem redução de riscos e análise e comunicação em tempo real.

A automação da função tributária não é mais uma questão de como, mas quando. Ao aproveitar as tecnologias emergentes para otimizar as operações tributárias, os profissionais tributários terão mais tempo, recursos e ferramentas para gerenciar e minimizar os passivos tributários, enquanto mitigam o risco de não conformidade.

Planejamento tributário para redução de custos

O departamento tributário é tradicionalmente visto como um centro de custo, mas essa visão perde de vista seus principais objetivos – que são garantir o compliance fiscal e minimizar os custos tributários.

Quando é adotada uma abordagem de total responsabilidade tributária, o valor da soma de todos os impostos devidos em todas as áreas de uma empresa é analisado holisticamente para entender o impacto das decisões comerciais e, finalmente, para obter oportunidades de minimização de impostos. A capacidade de entender e se comunicar efetivamente sobre a responsabilidade tributária total está se tornando cada vez mais importante à medida que o papel do profissional tributário evolui rapidamente.

A transformação digital na área fiscal e tributária permite não apenas que as organizações aprimorem os processos por meio da automação, mas também o acesso a insights orientados por dados que impactam diretamente na receita e na lucratividade.

InvoiceCon: um passo para a nova era de análises e planejamento

Você deseja entrar na tendência da transformação digital na área fiscal e tributária? Então precisa conhecer o InvoiceCon, que vem com a ideia de acabar com o trabalho manual de digitação de notas e traz para o usuário o poder de analisar com mais calma as notas fiscais de Serviço – evitando problemas como o recolhimento errado de impostos e retenções.

O InvoiceCon é uma suíte de aplicativos que visa melhorar a produtividade na execução, na visibilidade das atividades necessárias e na qualidade dos dados gerados nos processos de escrituração dos principais tipos de documentos fiscais de entrada presentes no dia a dia das empresas.

Utilizando um modelo baseado em etapas, o InvoiceCon possibilita o acompanhamento dos processos de entrada individualmente, desde o momento da disponibilização do documento fiscal pelo emitente até a escrituração e registro no contas a pagar da empresa destinatária. Ou seja, trata-se de um add-on de ERP, que funciona em conjunto com o seu sistema de gestão empresarial.

Após o processamento dos dados, o InvoiceCon pode providenciar a escrituração no livro fiscal, os lançamentos de estoque, as contabilizações de impostos e o registro no contas a pagar. Tudo de forma condizente com o documento fiscal que foi emitido.

A sua empresa está acompanhando a transformação digital na área fiscal e tributária? Quer conhecer melhor os recursos do InvoiceCon? Então entre em contato com a nossa equipe.



 
Compartilhar

Você também pode gostar:





VER TODOS OS POSTS