A transformação digital e a perenidade da sua organização pós Coronavírus
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Como a transformação digital pode garantir a perenidade da sua organização pós Coronavírus

13 de julho de 2020

A pandemia do novo Coronavírus, responsável pela transmissão da doença Covid-19, causou uma série de impactos no mercado corporativo e o principal é a aceleração do processo de transformação digital das empresas.

Essa mudança nos leva a questionar o seguinte: como será a perenidade da sua organização pós Coronavírus?

O novo “normal” é mais exigente que o anterior em relação à presença digital das companhias, bem como a digitalização de seus serviços. Por outro lado, o trabalho remoto necessita que todos os processos estejam conectados.

Para discutir o contexto atual e encontrar a resposta para a pergunta feita nesta introdução, preparamos este artigo com os principais pontos a respeito da transformação digital na era pós Coronavírus. Acompanhe!

A pandemia acelera a transformação digital

Ainda estamos distantes de um fim para a atual pandemia ― o que nos impede de imaginar como será o mercado ou nós mesmos quando tudo acabar. Entretanto, não há dúvidas de que a sociedade e as empresas serão mais digitais.

As corporações, na tentativa de proteger os seus colaboradores do novo vírus, acelerou a implementação das atividades em home office ― prática que vem avançando lentamente há uma década.

O trabalho remoto mostrou que a maioria dos setores é capaz de manter seus colaboradores em casa. A rede varejista Casas Bahia, por exemplo, criou um aplicativo para que os seus vendedores continuassem ativos virtualmente.

Já as reuniões por chamada de vídeo se tornaram um hábito no período de isolamento social. E muitas organizações observaram que esse tipo de encontro é tão eficiente quanto aquele que ocorre presencialmente.

Observe que estar pronto para essa mudança ― brusca para muitos negócios, principalmente os que não vinham acompanhando as tendências de mercado ― é o que pode garantir a perenidade da sua organização pós Coronavírus.

A transformação passou por todos os setores

À medida que o novo Coronavírus avançou pelo planeta, as pessoas foram orientadas a manter distanciamento social. Com isso, veio o home office para boa parte da população ― o que mostrou a importância da transformação digital.

Com as pessoas em casa, as tecnologias digitais se tornaram mais imprescindíveis do que nunca.

É cada vez maior a quantidade de pedidos feitos on-line, do consumo de dados de internet e da necessidade de ferramentas adequadas à nova realidade.

A transformação digital imposta pela situação atual colocou as empresas diante de uma única opção: inovar.

Quando o negócio não é resiliente, ágil e criativo, não consegue se reinventar ― muito menos acompanhar os largos passos que o mercado dá.

As adaptações que a nova realidade demanda têm feito com que pequenos a grandes negócios pensem em sua forma de atuar. Quem não se preparou antes, teve a oportunidade de se organizar e continuar na ativa.

Outro ponto importante que ajuda a garantir a perenidade da sua organização pós Coronavírus é ser digitalmente flexível. Agora, mais que nunca, processos e ferramentas devem ser eficientes.

Os departamentos de RH também se transformam durante a pandemia

Diante da demanda por processos e ferramentas eficientes, uma pesquisa da Acesso Digital, Cia de Talentos e Instituto Locomotiva, mostra que 47% das empresas estão modernizando suas áreas de Recursos Humanos.

A pesquisa ouviu 185 profissionais de RH de empresas brasileiras. Destes, somente 21% afirmaram que suas organizações já utilizavam métodos inovadores nos processos que envolvem a gestão de talentos.

A melhoria de processos já estava na pauta dos gestores de Recursos Humanos, contudo, a pandemia acelerou a adoção de ferramentas que possibilitam transações remotas. A tecnologia, portanto, ajudou a reduzir barreiras internas.

O momento é ideal para implementar tecnologias como:

  • Admissão digital;
  • Onboarding on-line;
  • Treinamentos por meio dispositivos móveis;
  • Adoção de novas ferramentas para a comunicação corporativa.

Nesse contexto, a participação da área de Tecnologia da Informação é fundamental para que as empresas consigam absorver necessidades como as citadas e garantir a perenidade da sua organização pós Coronavírus.

O cenário atual também impôs a aceleração da transformação digital para empresas tradicionalmente off-line. É o que revela um levantamento realizado pela IT Mídia com CIOs e líderes de TI das maiores corporações do país.

Dentre as tecnologias mais citadas estão o uso inteligente de dados e a automatização de processos.

Os impactos da pandemia no RH das empresas

Listamos os principais impactos da pandemia para área de Recursos Humanos, que envolvem as formas de trabalho e a motivação dos colaboradores. Confira:

Suporte ao trabalho remoto

Uma vez que o trabalho remoto é reconhecido pela legislação trabalhista, as empresas têm respaldo para aplicar o home office durante o período de isolamento social.

É essencial definir a infraestrutura necessária (computador, mesa, cadeira, energia, internet e outros recursos) para que o trabalhador execute suas tarefas em casa.

Segurança da informação

O colaborador que se encontra em home office deve utilizar apenas as ferramentas disponibilizadas pela companhia. Desse modo, evita-se o vazamento de dados.

Produtividade do funcionário

O trabalho em casa precisa ocorrer do mesmo modo que na empresa, ou seja, respondendo as demandas solicitadas com o cuidado para não exceder a jornada. O segredo é manter uma rotina diária ― algo que o RH pode orientar a criar.

Motivação e falta de convívio social

A mesma ferramenta utilizada para as reuniões virtuais de trabalho pode servir de sala on-line para que os profissionais se encontrem, façam um happy hour digital, pratiquem ginástica laboral ou mesmo meditação.

É importante que todos permaneçam em contato, para minimizar os impactos da falta de convívio social no bem-estar mental.

A pandemia é temporária, ao contrário da transformação digital

Se o responsável pela introdução da transformação digital em sua empresa não foi o CEO, o CIO ou o CTO, provavelmente acabou sendo o coronavírus. Esse processo, que é capaz de mudar a relação entre empresas, colaboradores e clientes, não tem retorno.

A transformação digital é uma nova maneira de entender o papel do colaborador dentro de cada processo. Ela contribui para a busca do equilíbrio entre o trabalho e o bem-estar de todos.

Em vez de manter profissionais qualificados em atividades essencialmente manuais e repetitivas, as novas ferramentas permitem que eles passem a exercer um trabalho mais analítico.

Para garantir a perenidade da sua organização pós Coronavírus, basta analisar o momento atual como uma oportunidade para abraçar novas ideias, entender as demandas que surgem e adotar uma postura mais flexível diante delas.

Quer saber como a tecnologia SAP pode ajudar a sua empresa durante a pandemia? Nós preparamos um artigo com todas as informações!



Tags: PANDEMIA
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