Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, muito se tem discutido sobre a importância dos dados e de como transformar estes dados em resultados que impactem positivamente no negócio. Uma empresa que se preocupa somente em ter um grande volume de dados não necessariamente significa que terá uma boa gestão dos seus processos.

Uma das grandes questões é transformar a informação em algo que realmente vale a pena para o negócio – transformar os dados em resultados e utilizar o conhecimento do negócio a favor dos melhores indicadores. Mais do que apenas ter a informação, é importante para a empresa saber lidar, realizando um tratamento e utilizando processos que impactem no melhor aproveitamento possível.

Adequar o cenário empresarial ao grande volume de dados é uma das principais formas de transformá-los em resultados. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

A MELHOR ESTRATÉGIA PARA TRANSFORMAR DADOS EM RESULTADOS

Transformar dados em resultados é o principal foco das empresas que possuem um cenário atuante na transformação digital e se faz como uma questão estratégica para o negócio como um todo. As fontes de dados devem ser melhor entendidas, contando com uma análise detalhada para potencializar ações mais assertivas.

Utilizar de tecnologias como o Business Intelligence ou o Business Analytics são ótimas formas de melhorar a visualização da informação a partir de algum tratamento nos dados originais. E um ponto importante que deve ser tratado é como transformar essas informações em resultados efetivos?

E melhor: como coletar, tratar e analisar esses dados afim de se ter informações que são realmente relevantes ao negócio ao invés de gerar informações que não irão impactar na transformação digital ou na melhoria de processos.

A geração de relatórios não é o último passo

Gerar relatórios e entregá-los com uma boa ferramenta de visualização e um consolidado dos dados que foram adquiridos do negócio é uma ótima forma de demonstrar a informação – mas não podem ser considerados como o último passo na hora de se transformar estes dados em resultados. Uma etapa importante é realizar análises que realmente façam sentido e agreguem valor a informação que foi gerada.

Levar em conta somente os números ou os cálculos estatísticos que estão contidos nos relatórios de Business Intelligence e Business Analytics não fornece todo o potencial por trás destas tecnologias. É importante que o corpo de gestão esteja integrado na geração destes relatórios uma vez que podem auxiliar na geração dos insights necessários para transformar os dados em resultados efetivos para o negócio.

Tenha uma base de dados integrada e disponível

A geração de relatórios é uma etapa do processo mas é importante que os dados estejam disponíveis e integrados para que a sua análise proporcione uma visão mais completa e ampla possível. Sendo assim, ter uma base de dados integrada com as mais diversas fontes de informação da empresa é um dos principais passos para que todo o processo de transformação de dados em resultados tenha o melhor retorno possível.

Esta posterior busca quando realizada numa base de dados integrada promove mais eficiência na análise dos conteúdos. Quando a transformação dos dados em resultados relevantes ao negócio é feita com uma base de dados integrada com as mais diversas fontes do negócio e com a participação do corpo de líderes e gestores, todo o processo ganha mais poder de análise e garante mais embasamento para a tomada de decisão e para o direcionamento das estratégias do negócio.

Capacitar os profissionais nunca é demais

A capacitação de profissionais nunca é demais para promover os melhores resultados possíveis para o negócio, principalmente quando estes profissionais irão desenvolver os relatórios e as análises de dados. Ao entender quais são as melhores ações para promover uma melhor visualização das informações dos dados da empresa, estes profissionais também conseguem agregar mais valor nas ações de Business Intelligence e Business Analytics.

PROMOVER MELHORES ANÁLISES É A MELHOR FORMA DE TRANSFORMAR DADOS EM RESULTADOS

Saber como utilizar a tecnologia de BI pra promover as melhores análises possíveis para o negócio é uma das melhores formas de transformar dados em resultados de forma efetiva. A capacitação de funcionários, a integração de bases de dados e fontes de informação e o fato de gerar melhores análises com os relatórios de BI são ótimas questões que promovem as ações estratégicas do negócio.

Os líderes e gestores do negócio devem promover a cultura da empresa em prol de uma inteligência dos dados, sabendo que mais além do que ter informações é necessário também saber lidar, realizando um tratamento e bom aproveitamento para o negócio. O simples armazenamento de dados deve ser uma preocupação, mas não a única em prol da geração de melhores relatórios e análises.

Com a pressão das diversas áreas do negócio para a solução dos seus problemas, é importante que a visualização dos dados seja a mais clara possível para demonstrar o estado atual e facilitar a geração de insights. Um ótimo exemplo é a área de logística que pode visualizar as rotas e as possíveis otimizações no transporte de produtos ou a área de suprimentos que pode utilizar a geração de relatórios para ter uma visão clara e em tempo real de como anda o estoque de produtos essenciais para a produção.

Previsões mais assertivas

Com a transformação de dados em resultados promove-se também a geração de previsões mais assertivas para o negócio. É difícil prever o futuro mas pode-se estar preparado e realizar alguns ensaios e previsões de cenários. Utilizando tecnologias de análise preditiva e detecção de padrões pode-se conseguir uma análise ainda melhor para todos os setores da empresa – e melhorar ainda mais a eficiência dos relatórios gerados.

SAIBA MAIS!

Todos os setores da empresa podem se beneficiar a partir da geração de análises mais assertivas e da transformação de dados em resultados efetivos para o negócio. Coletar os dados de forma fácil e entregar insights que realmente valem a pena para a empresa é uma das melhores formas de ter uma análise e uma tecnologia de Business Intelligence eficiente.

Continue acompanhando as nossas publicações no nosso blog e saiba mais!