Bons resultados para negócios não vêm apenas de bons preços ou de uma ampliação da rede, na verdade, estas ações também são resultado de um bom planejamento estratégico da empresa, focando nos pontos principais de cada equipe, sejam eles positivos ou negativos, em outras palavras: treinamento e desenvolvimento de pessoas, a capacitação contínua e o planejamento da força de trabalho são essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

E como todo bom planejamento estratégico, ele deve começar pelo gestor, que deve identificar os talentos de sua equipe e trabalha-los de forma isolada, explorando cada uma de suas qualidades e trabalhando cada dificuldade.

O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Mas algo que ainda é pouco trabalhado nas equipes é o processo de qualificação dos profissionais, preparando-os para este mercado complexo que se modifica a cada dia. A capacitação é um fator fundamental para o desenvolvimento de pessoas e na evolução dos profissionais em qualquer ramo.

De acordo com dados do Sebrae, as vendas podem crescer até 70% com um bom treinamento e desenvolvimento dos profissionais envolvidos. Hoje, cada vez mais trabalhamos com profissionais que fogem às velhas práticas do “realizar meu trabalho” e adotam a forma de pensar de “geradores do conhecimento”, isto é não só executar sua função, mas, produzir ideias para a melhoria do seu próprio trabalho e do processo como um todo.

O mercado muda rapidamente e os profissionais enxergam cada vez mais a necessidade de se adaptarem aos novos conceitos e atribuições e, para isso, a disponibilidade de treinamentos e capacitações internas se faz fundamental para a otimização do tempo destes profissionais.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO OBRIGATÓRIOS

Existem treinamento e desenvolvimentos de pessoas que devem ser obrigatórios e são essenciais para diversos segmentos, o farmacêutico por exemplo, sobretudo treinamentos que estão diretamente ligados a certificações NBR ou outras normas regulatórias, e este quase sempre é o foco principal no planejamento de capacitação dos profissionais. Mas nem sempre os cursos superiores abordam todo o conteúdo necessário para a formação deste profissional, ou por muitas vezes até abordam, mas estes são incompletos. Surge aí a necessidade de aprofundar os conhecimentos dos profissionais de forma a torna-los especialistas em todas as áreas relacionadas à sua função.

Neste momento é que nos voltamos ao setor tecnológico, e às diversas ferramentas – sejam elas de startups ou grandes potencias do mercado – oferecidas por este mercado também em plena ascensão.

A TECNOLOGIA COMO DETERMINANTE

A Industria 4.0 veio para ficar, e com ela vários novos termos que são engajados ao nosso cotidiano de forma frequente e extremamente rápida. Conceitos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Gestão do Capital Humano, Big Data entre outros, transformam nossa velha forma de pensar, redesenhando processos antes consolidados que cada vez mais demonstram sua incompletude frente à Era Digital e às novas formas de pensar o mundo.

A ideia do mobile também chegou para ficar, e esta não pode ser ignorada, sobretudo quando propõem uma solução simples e eficaz para velhos problemas relacionados à gestão do trabalho.
As novas plataformas oferecem gestão do capital humano em dispositivos mobile, por meio de conexão simples com a internet e disponíveis em qualquer plataforma. Essas aplicações oferecem suporte aos mais diversos processos, inclusive a gestão do desempenho dos profissionais e sua qualificação contínua.

É possível hoje construir material didático para cursos, montar grades curriculares, gerenciar trilhas de carreira, realizar controle de frequência e de inscrições, gerar certificados de conclusão, conteúdo de avaliações, além de gerar indicadores de desempenho e performance dos participantes em poucos cliques.

FORMAÇÃO CONTÍNUA NA NUVEM

A formação continuada de nossos profissionais se torna mais palpável à medida que o conteúdo está disponível e a hora para se capacitar pode ser qualquer hora e em qualquer lugar, alavancando cada vez mais o treinamento e desenvolvimento pessoal.

As ferramentas na nuvem ainda nos garantem uma conexão segura, com toda a infraestrutura de compliance necessária para nos sentirmos seguros quanto à segurança dos dados da nossa empresa, de forma integrada e que nos proporciona um ambiente totalmente conectado.

Vale a pena pararmos para pensar e ganhar alguns minutos de nosso tempo para explorarmos as vantagens que a tecnologia Cloud Computing pode nos oferecer, especialmente para treinamento e desenvolvimentos de pessoas. E voltando para o segmento farmacêutico: resultados acima do PIB nos últimos anos e crescimento acima de 2 dígitos anualmente, este é o mercado farmacêutico no Brasil que, apesar dos tempos difíceis que estamos vivendo na economia, consegue manter-se em plena expansão e apostando nas melhores práticas para uma capacitação contínua.

 

Leave a Reply