A importância da tecnologia no agronegócio: 6 vantagens que a inovação traz ao campo - Cast group
Home » Sem categoria » A importância da tecnologia no agronegócio: 6 vantagens que a inovação traz ao campo
A importância da tecnologia no agronegócio: 6 vantagens que a inovação traz ao campo


DEZEMBRO
03
2021
A importância da tecnologia no agronegócio: 6 vantagens que a inovação traz ao campo

A tecnologia no agronegócio passou a ser, na atualidade, fator determinante de sucesso. É comprovado que empresas que investem em inovação colhem bons frutos, e com o campo não é diferente. Ter conhecimento dos benefícios e da importância que ela pode ter para um negócio é imperativo a todo gestor desse segmento e vamos explicar o porquê.

A evolução tecnológica proporcionou a todos um dia a dia mais simples e prático. O ganho de produtividade é inegável para todas as áreas da nossa vida, um reflexo muito claro do investimento do setor industrial e produtivo.

Abordando especificamente o agronegócio, a agricultura de precisão foi determinante para estabelecer ganhos financeiros e também voltados à sustentabilidade. 

A longo prazo, a tendência é que cada vez mais agricultores e consumidores finais possam desfrutar de processos aprimorados, com rígido controle. Isso significa ter mais qualidade nos produtos, manter competitividade internacional e também agregar mais valor à economia brasileira.

A seguir, listamos 6 exemplos de como a tecnologia pode beneficiar a agroindústria!

Benefícios da tecnologia para o agronegócio

A inovação invadiu a produção agrícola há anos, sendo dividida em algumas fases. Resumidamente, podemos dizer que foram marcadas pelas seguintes características:

  • Agricultura 1.0: uso de animais para tração para atividades;
  • Agricultura 2.0: mecanização substitui a força animal;
  • Agricultura 3.0: advento do GPS e melhor mapeamento das especificidades;
  • Agricultura 4.0: fase atual, com autonomia de parte do maquinário, uso de sensores, drones e informações hospedadas em nuvem, juntamente à geolocalização;
  • Agricultura 5.0: próximo passo, onde haverá ainda mais automação, uso avançado de robótica e de pilotos automáticos;

Desse modo, a evolução nesses quesitos foi determinante para que o Brasil fosse um dos principais produtores de soja, carne e cana-de-açúcar do mundo, por exemplo.

Os benefícios são bastante claros e variam conforme região, volume de investimento e área de atuação. No entanto, citamos fatores comuns a todos eles, que ajudam a justificar o capital e visualizar as vantagens:

1 – Predições climáticas

Há dispositivos que permitem apontar com grande precisão a incidência de sol, chuva, vento e as variações de temperatura a partir da área de interesse. 

Logo, torna-se fácil corrigir ou prever a quantidade exata de materiais para que as condições do solo sejam ideais em cada região trabalhada.

Também é possível traçar rotas mais seguras para os rebanhos e o maquinário em caso de fortes instabilidades, protegendo os recursos.

2 – Identificação de ameaças

O uso de drones e sensores faz com que as pragas sejam identificadas com rapidez e de forma exata. Dessa forma, a aplicação dos defensivos é feita precocemente, protegendo as plantações e dispensando somente o necessário para atender à demanda.

A mesma prevenção pode ser feita em relação aos animais, rastreando doenças, baixas e outras dificuldades pontuais, antes que se tornem problemas generalizados ou que haja contaminação.

3 – Melhor aproveitamento dos insumos

Uma vez que existe um enorme levantamento de dados pela tecnologia e cruzamentos possíveis via machine learning, específicos ao negócio, cria-se uma predição muito maior de eventos. Assim, o dia a dia flui de forma sinérgica e eficiente. 

Como exemplo, o monitoramento da plantação pode identificar baixa de nutrientes, seca ou acidez irregular. Ou seja: antes que o pior aconteça, os obstáculos são mapeados e solucionados.

Isso significa utilizar somente o que é indispensável para cada situação e momento, gerando economia.

4 – Mais produtividade

À medida que a efetividade é aprimorada, há redução de custos e administração eficiente de matéria-prima, equipamentos, trabalho e tempo. 

A identificação de gargalos produtivos é natural e as medidas cabíveis são aplicadas de maneira ágil. 

Erros e falhas também são reduzidos, por meio do uso de robôs controlados remotamente. Por outro lado, com a identificação do grau de maturidade do plantio, é possível fazer a colheita (por meio de máquinas inteligentes) no melhor momento, escoando os itens e evitando desperdícios.

Tudo isso representa ganhos enormes de produtividade e refletem no retorno de dinheiro despendido.

5 – Redução do impacto ambiental

Outro fator relevante é que, ao utilizar melhor recursos naturais ou energéticos, fertilizantes e pesticidas, diminui-se a incidência de produtos químicos nos rios e lençóis freáticos.

Além de gerar menos danos ao meio ambiente em geral, com a análise prévia de dados também é viável traçar alternativas sustentáveis ou fazer a reutilização de materiais.

6 – Segurança aprimorada

A automação e o uso de piloto automático evitam acidentes no decorrer da operação, fazendo com que haja confiança e assertividade – posto que descuidos e lapsos também são reduzidos ao máximo.

Integrando o campo à pós-produção

A tecnologia auxilia o agronegócio não somente nos exemplos que citamos acima: há dezenas de outras possibilidades técnicas e desdobramentos que ajudam a produção a avançar e atingir seu potencial máximo.

Paralelamente, existe o esforço de pós-produção, onde os dados do campo são contabilizados e analisados. Somente por meio de sistemas de suporte é que o todo pode ser conectado e fazer sentido, para que as melhores decisões sejam tomadas. 

Para unificar as informações e aferir os resultados contínua e imediatamente, seu negócio pode se valer de um sistema de gestão empresarial eficaz, voltado especificamente para o setor agrícola. 

Ele conecta toda a tecnologia empregada na roça com o controle financeiro, de compra e venda, fiscal e a parte logística, criando relatórios simples e intuitivos para ajudar na tomada de decisão rápida. 

A Cast group é uma empresa que está há mais de 30 anos no mercado de gestão, parceira de empresas de todos os portes no segmento do agronegócio

Conheça nosso trabalho e entenda como podemos viabilizar as melhores soluções de inovação para elevar o patamar tecnológico nas suas terras. 



 
Compartilhar

VER TODAS NOTÍCIAS >