Visão geral

  • Nome da empresa

    Nidec – Global Appliance (EMBRACO)

  • Indústria

    Motores e Compressores

  • Beneficiário

    Áustria (planta recém adquirida)

  • Solução

    08/2020

  • A empresa

    Com mais de 15 mil colaboradores distribuídos em 9 países, a Nidec Global Appliance fabrica e comercializa produtos para aplicações comerciais e residenciais, incluindo soluções de refrigeração, motores para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça, assim como componentes para sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado.

    É focada em entregar um portfólio completo e inovador com altos padrões de qualidade, confiabilidade, competitividade e eficiência energética. A divisão é parte da Nidec Corporation, líder global na fabricação de motores e componentes para uma ampla variedade de indústrias, com sede no Japão.

    A unidade de negócios produz e comercializa as soluções de refrigeração Embraco, que desde 1971 tem sido referência global em tecnologia para a cadeia completa do frio com equipamentos que atendem os setores domésticos e comerciais.

  • Objetivo

    No ano de 2019, a Embraco foi adquirida pela Nidec Global Appliance, uma divisão da Nidec Corporation – empresa japonesa líder global e uma das maiores fabricantes mundiais de pequenos motores de precisão para uma ampla variedade de aplicações. O movimento fortaleceu seu posicionamento institucional por meio da ampliação da sua atuação de mercado, abrindo um novo capítulo de crescimento na história da empresa, possibilitando a combinação de sinergias entre marcas e produtos para aplicações domésticas e comerciais, incluindo soluções de refrigeração, motores para máquinas de lavar, secadoras e lava-louças, além de componentes para sistemas de aquecimento, ventilação, condicionador de ar e refrigeração (HVAC). Enquanto as plantas que fabricam compressores estavam com o SAP ativo, herdado pela aquisição da Embraco, as demais encontravam-se fora do sistema, devendo ser rapidamente integradas, tendo como prioridade a implementação na Áustria e logo na sequência, Itália, Romênia, México, China e um upgrade S4-HANA.

  • Contratempos

    A Nidec Global Appliance adquiriu a planta da Áustria em Junho deste ano. Devido ao processo de aquisição, alguns desafios se tornaram a base deste business case:

    • O rollout tinha data fixa para o go-live que deveria caber em 5 meses.

    • Business espalhados entre Áustria, Eslováquia, Itália e Brasil.

    • Restrição de viagem para Áustria por conta da pandemia.

    • Workshop de BBP foi organizado de maneira remota.

    • Testes organizados para serem feitos remotamente.

    • Processos core foram alterados ao longo do projeto (Venda, Financeiro, Materiais e Produção).

    • Produção não existia um key-user com inglês (falava somente alemão).

    • Por conta do acordo de compra e detalhes burocráticos, uma série de pontos precisaram ser detalhados em relação à integração e ao uso do SAP.

  • Soluções
    • Com a restrição de datas, algumas fases tiveram que ser otimizadas como: priorizar testes de funcionalidades core e de alto impacto, treinamentos gravados via hangout, agenda com horário determinado para cada usuário/processo e suporte monitorado pós go-live no horário Europa para capturar qualquer problema que impedisse o business de operar.

    • Em razão do acordo de aquisição, foi necessário que o backoffice fosse ao ar em uma primeira onda, juntamente com conversão de dados e, em uma outra onda de produção, foram muitas mudanças e interações no planejamento para se adequar à data de entrega.

    • Pelo fato de não haver Key-User (Nidec) a operação foi distribuída entre Itália (compra de diretos, vendas de motores e parte de customer care), Eslováquia Centro de Serviço (Faturamento) e Eslováquia (Spiska) com parte de planejamento de vendas e logística e Brasil dando suporte em processos corporativos.

  • Implementação
    • Como mencionado, o processo de implementação foi otimizado ao extremo em termos de teste, fit-to-standard (Nidec Corporativo), criação de roles e conversão de dados. Enxugando o escopo no que era essencial para a planta operar.

    • O time altamente qualificado e engajado, com muita sinergia foi chave para alcançar o resultado esperado e conseguir com que a operação fosse movida para a Nidec no tempo determinado pelo “Service Agreement”.

    • E em todo esse processo de implementação incorporamos também a parte de infra que afetava interfaces bem como o controle das migrações de domínio, servidores etc.

  • Resultados
    • Quebra de paradigmas no tempo de entrega de rollout.

    • Flexibilidade e adaptação às necessidades do cliente sempre com senso de urgência.

    • A aquisição e o “service agreement” que possuíam data estipulada foi alcançado.

    • Confiança do cliente e parceria.

    • Operação de BackOffice estabilizada em tempo recorde com melhores controles de gestão de estoque, inventário e parte global da consolidação financeira.

  • Depoimentos

    “A implementação do SAP Austria trouxe desafios até então inéditos para toda a equipe do projeto e também para os usuários devido ao cenário de crise global causada pela pandemia, o que ocasionou a necessidade de desenvolvimento, implantação, treinamento e suporte de forma totalmente remota. Apesar das dificuldades considero que a entrega foi muito bem sucedida e a chave disso foi a atitude positiva da equipe perante o desafio, sentimento de dono e sinergia entre o time de TI NIDEC GA, consultores da CAST e os usuários das áreas de negócio corporativo e local.”

    Luís Felipe Sad GrossiIT Manager – Digital Solutions


    “O cenário: pandemia global, usuários de quatro países diferentes e um processo de M&A. O Objetivo: Implementar o SAP na nova fábrica com diferente processo. Colocando a saúde de todos como premissa básica, vamos a estratégia. Abordagem MVP, flexibilidade e senso de propriedade foram os três fatores chaves de sucesso neste projeto. E o time de tecnologia, negócio e parceiro foram hábeis na execução. Parabéns a todos. Agradeço a Cast por comprar esta estratégia e, principalmente, estar junto na execução. Fez a diferença.”

    Luiz Gustavo de OliveiraHead of IT

  • Benefícios

    Um projeto de Roll out internacional é sempre um desafio, com planejamento, foco e flexibilização o projeto pode ser concluído em tempo record e amenizado os riscos em meio a uma pandemia global.

    • Quebra de paradigmas no tempo de entrega de rollout.

    • Flexibilidade e adaptação as necessidades do cliente sempre com senso de urgência.

    • A aquisição e o “service agreement” que possuíam data estipulada foi alcançado.

    • Operação de BackOffice estabilizada em tempo recorde com melhores controles de gestão de estoque, inventário e parte global da consolidação financeira.

    • Confiança e parceria do cliente.


Equipe Cast Group

Gerson Kuhn

Gerente Regional – SC

Fernanda Deus

Líder SD e S&OP

Dilson Jr

Líder MM

Leo Valles

Líder FI/CO

Wagner Yamanaka

Líder PP

Jamil Pastuch

Executivo de Negócios Regional – SC

Paulo Machado

SD Sênior / Interface

Carla Padilha

Trainee MM

Samuel Fink

PMO

Matheus Demetrio

PP Sênior, Conversão de dados e Interface

Diego Palhano

Trainee, Dados mestres e conversão

Diego Palhano

Trainee, Dados mestres e conversão

Leandro Cherubini

Desenvolvedor Sênior

Maria Dal Ponte

Líder de dados mestres e QM

Marcio Ribas

Especialista BW

Cris Ramon

PP Sênior, Conversão de dados e Interface

Lucas Montandon

Especialista BPC

Adelmo Verenicz

Gerente de Projetos

Denilson Landgraf

CO Especialista

Agradecimento


Gilmar Souza

Arquiteto SAP Nidec


“O Gilmar teve um papel crucial no sucesso do projeto em orquestrar tecnicamente o desenho do projeto pela Nidec.”