Case Brudden - Cast group
Home » Case » Case Brudden
Case Brudden

VISÃO GERAL:

→ Nome da empresa: Brudden
→ Indústria: Manufatura
→ Produtos e serviços: Equipamentos agrícolas, jardinagem e fitness
→ Website: www.brudden.com.br
→ Solução:  SAP S/4HANA 1610

SOBRE A EMPRESA

Desde 1980, a empresa Brudden é conhecida no mercado como fabricante de equipamentos agrícolas e jardinagem com alto padrão de qualidade.
Referência de comprometimento, inovação, qualidade e confiança. O propósito da empresa é oferecer aos clientes, produtos, serviços e soluções inovadoras que atendam as necessidades de lazer, bem-estar e conforto, despertando as pessoas para uma vida mais prazerosa e saudável. Os equipamentos Brudden, visam atender a integração do homem com o campo, apresentando inovações tanto no design quanto na funcionalidade para os mais diversos trabalhos. Atualmente, a Brudden oferece uma linha completa de produtos e serviços que atendem as necessidades dos mais diversos segmentos (Doméstico, agrícola, jardinagem, hortícola, parques e bosques, florestal, comercial, saúde pública e limpeza urbana) e usuários, sejam eles ocasionais ou profissionais. Indo além dos equipamentos agrícolas a Brudden também é detentora da marca Movement.

A Movement desenvolve e fabrica há mais de 30 anos, equipamentos fitness com tecnologia, qualidade, robustez e design mais do que premiado, numa busca constante pela saúde e bem-estar.

A Movement é uma das marcas mais confiáveis do universo fitness. 48% das academias do Brasil possuem pelo menos 1 equipamento Movement.

OBJETIVOS

O crescimento nos últimos anos e a transição da Brudden para a próxima geração administrativa demandou a necessidade de um novo sistema, mais confiável e mais aditável. A empresa já possuía um ERP que atendia os processos e funcionava, mas com o advento do S/4HANA a Brudden passou a se interessar. Aproveitando um ano de baixa e crise, a Brudden optou por implementar em 2016 o S/4 HANA.

Entre os fatores críticos de sucesso que o projeto visava atender estavam:

Aumento da confiabilidade nas informações
Aumento da capacidade analítica e apoio para tomada de decisão
Aumento da capacidade de planejamento
Processos de Vendas, Produção e Materiais
Aumento da acuracidade de estoque
Melhorias na gestão de assistência técnica

PORQUE A ESCOLHA?

A escolha da Brudden para implementar o S/4HANA com a Pelissari, uma empresa Cast group, foi feita porque a empresa se identificou com a Pelissari, os valores defendidos por ambas eram parecidos, empresas que pensam igual. A Brudden enxergou na Pelissari um fornecedor para uma longa parceria.

 “A Pelissari pensa como a gente!” (Joel Dutra – Gestor de TI da Brudden)

SOLUÇÃO

A solução implementada na Brudden atende a nova premissa da Pelissari e da SAP que é a transformação digital.

A solução escolhida, o S/4 HANA Enterprise Management é um conjunto de negócios completamente reinventado, criado para tirar proveito da tecnologia em memória mais avançada de hoje, modernizar dramaticamente a experiência de usuário em qualquer dispositivo e conectar nativamente o Big Data, a Internet das Coisas e as Redes de Negócios.

IMPLEMENTAÇÃO

A implementação do S/4 HANA Enterprise Management 1511 iniciou em junho de 2016 e o Go Live foi no mês de março de 2017. Em outubro de 2016 a SAP liberou a última versão do S/4 HANA, a 1610, versão posterior a 1511.

Com essa nova versão a Pelissari iniciou imediatamente a migração para a nova versão. Mesmo com este novo trabalho foram necessários apenas 8 meses de projeto. O projeto de implementação do S/4 HANA Enterprise Management 1511 já era o primeiro projeto de implementação do Enterprise Management no Brasil e quando a versão 1610 saiu em outubro a Brudden queria efetuar o Go Live já na nova versão., mesmo que tivesse que postergar o Go Live, a Pelissari então preparou o ambiente e migrou durante o projeto para a versão 1610. A Pelissari foi a primeira a obter a certificação e fez a primeira implementação do S/4HANA na versão 1610 na indústria no mundo.

“ Não iriamos implementar sabendo que em pouco tempo teríamos que mudar a versão. Juntamente com a Pelissari já começamos a montar o ambiente e começamos a trabalhar na nova versão, a Pelissari foi muito parceira e tivemos um suporte muito grande da SAP. Sinalizamos para a SAP que queríamos ir para a versão 1610 e a própria SAP questionou se era a hora”

(Joel Dutra – Gestor de TI da Brudden)

Foram implementados todos os processos de negócio no S/4HANA 1610, incluindo suprimentos, logística, controladoria, finanças, produção e vendas. O projeto trouxe ainda mais uma exclusividade, a primeira implantação da solução de incentivos e comissões da Vistex para o S/4HANA. Para a governança fiscal, foi utilizada a plataforma SAP TDF com instalação integrada ao servidor do S/4HANA. Com complemento da solução fiscal da Pelissari, o SOFICOM, todas as obrigações fiscais e tributárias foram contempladas no projeto. As inovações não param aqui, vale destacar que 100% dos ambientes SAP foram hospedados em uma nuvem privada pela parceria da Pelissari com a EQUINIX, maior player de Data Center do mundo.

“A equipe soube aproveitar essa oportunidade e soube se lançar no projeto como nunca vi, sem medo do desconhecido, foi encarado como uma oportunidade de novos aprendizados, em algo que eles sabiam que seria o futuro no mundo SAP.”

(Gerson Kuhn – Gerente de projetos da Pelissari)

BENEFÍCIOS

Os principais benefícios observados foram a qualidade na entrega das informações e a velocidade nos processos.

Com a visão simplificada de processos proporcionada pelo S/4HANA, a Brudden conseguiu criar uma central de cadastros e unificar o processo de compras, além de melhorar o alinhamento do planejamento de produção com a previsão de vendas.

PLANOS FUTUROS

A Brudden não tinha ERP SAP e curva de aprendizado é um pouco mais lenta pois a empresa precisa se adaptar a processos de negócios novos, não apenas a uma ferramenta.

“Esperamos que a partir de agora tenhamos uma maior assertividade nas decisões gerenciais com engajamento e informações em tempo real, compliance.”
(Joel Dutra – Gestor de TI da Brudden)

“Somos pioneiros em algo que todas as empresas em um curto espaço de tempo vão estar usando.”
 (Gerson Kuhn – Gerente de projetos da Pelissari)