Case Randon - Cast group
Home » Case » Case Randon
Case Randon

VISÃO GERAL:

→ Nome da empresa: Randon S/A
→ Indústria: Manufatura Automotiva
→ Beneficiário: Controladoria e Custos
→ Solução:  Implementação SAP TDF e SOFICOM
→ Website: www.randon.com.br

A EMPRESA

Maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e entre os maiores do mundo, a Randon S.A., desde 1949, fabrica diferentes tipos de equipamentos entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider, furgão, entre outros.
A empresa conta com 400 mil unidades fabricadas, participação expressiva de mercado que mostra a sua import.

No Brasil, o atendimento é realizado através de uma sólida Rede de Distribuidores que está estrategicamente localizada em mais de 80 pontos do país.

OBJETIVO

→ O objetivo do projeto era de atender ao grande volume de demandas fiscais. Estas demandas exigem uma alta capacidade de processamento do ERP da Randon. A complexidade das rotinas fiscais e alta carga tributária exigia automatização e otimização para reduzir o tempo, os riscos e erros na área.

 

“Temos uma carga tributária muito alta, e precisávamos agilizar a elaboração e o envio das informações para o SPED, possibilitando as auditorias e correções dos dados necessárias”. Mateus de Abreu, Gerente de TI da Randon

A solução

Para atender ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a Randon adotou a plataforma SAP TDF (Tax Declaration Framework), desenvolvida pela SAP, unido ao SOFICOM, Solução Fiscal Complementar, que possui capacidades de automação e controle da plataforma TDF.

A implementação

O projeto foi viabilizado pela Cast group, líder nacional em serviços end-to-end para a área de TI, e uma das maiores parceiras de integração da SAP. Além de implantar o SAP TDF, a Cast group agregou o serviço de gerenciamento da plataforma, somada à sua oferta exclusiva, SOFICOM – solução fiscal complementar ao ERP da SAP, desenvolvida para suportar as demandas de mercado em relação às obrigações fiscais.

BENEFÍCIOS

“Ao gerar as guias de forma automática agregamos confiabilidade à área fiscal, evitando pagamentos em duplicidade, atrasos, e protegendo os dados contra possíveis fraudes”

Mateus de Abreu, Gerente de TI da Randon

Eliminação da inclusão manual de cerca de 830 guias de tributos no ERP
Redução tempo de geração do O SPED Contábil (ECD), de 12 horas para somente 30 minutos. Em um ano, a redução é de 144 horas para apenas seis horas
SPED Contribuições e o SPED Fiscal que levavam 10 horas, passaram para cerca de 10 minutos
Conformidade do sistema com as regras e prazos do Fisco, resultando em menos erros, maior controle e redução de encargos tributários

Planos Futuros

→ A Randon utiliza o suporte da Cast group para todas as demandas fiscais além de contar com a empresa para outros projetos.