Cast group confirma nível de maturidade 3 do CMMI - Cast group
Home » Institucional » Cast group confirma nível de maturidade 3 do CMMI
Cast group confirma nível de maturidade 3 do CMMI


DEZEMBRO
12
2019

Em: Institucional
Cast group confirma nível de maturidade 3 do CMMI

O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos. Foi criado pelo Software Engineering Institute – SEI, a pedido do Departamento de Defesa dos EUA, com o objetivo de padronizar a seleção de fornecedores de software.

O objetivo maior, considerando o CMMI e seus diferentes conceitos, está justamente em se obter melhor previsibilidade da qualidade das nossas entregas de software.

Existem 5 diferentes níveis de maturidade: 1 (inicial), 2 (gerenciado), 3 (definido), 4 (quantitativamente gerenciado) e 5 (otimização).

A Cast group conquistou o selo de nível 3, o que significa que temos um alto nível de maturidade e capacidade no desenvolvimento de nossos softwares.

Para conhecer mais sobre o processo que levou à esta conquista da Cast group, conversamos com o André Dolfini, responsável por conduzir este processo.

Andre Dolfini, ou Dolfini como é mais conhecido nos corredores da Cast group, está na conosco desde 2011, tem vasta experiência na condução deste trabalho, já tendo acompanhado 4 processos como este na Cast group, sendo um deles o MPS.BR nível C.

 

  1. Cast group: Dolfini nos conte um pouco mais de qual a importância do nível de maturidade para a Cast group?

André Dolfini: Primeiramente é importante conhecermos o CMMI, que é composto pelas melhores práticas de desenvolvimento de software, as quais compreendem disciplinas de suporte, qualidade, engenharia de software e gestão de projetos, tendo como um de seus principais objetivos a previsibilidade das entregas com menores custos, menor retrabalho, em menores prazos e com mais qualidade.

Para a Cast group esta maturidade só vem reafirmar os processos de qualidade adotados pela empresa e a sua busca constante pela melhoria continua.

 

  1. Cast group: Como se deu o processo para atingimento do nível de maturidade?

Dolfini: Antes de tudo a empresa tem que definir suas diretrizes estratégias e os benefícios que se espera dela. Na Cast group é um processo natural que nasce das revisões dos processos realizadas pelo nosso EPG (Grupo de Engenharia de Software) formado por profissionais altamente capacitados, e com diferentes habilidades técnicas que dão cadência aos ciclos de melhoria contínua. Com mais de 100 pessoas envolvidas e três fases de avaliações formais: o DPA (Diagnóstico pré-avaliação), RR Readiness Review e o SCAMPI A nas quais foram analisadas 17 áreas de processo, 338 práticas, 1458 evidências e mais de 384 horas de trabalho do time de avaliação.

 

  1. Cast group: O que você destaca como primordial para Cast group ter este nível de maturidade?

Dolfini: Na Cast group, não é a primeira vez que passamos por este processo, nossa maturidade de mercado aliada às nossas diretrizes de qualidade já estabelecidas e a forte experiência da equipe envolvida foram primordiais para obtermos o nível 3 de maturidade.

 

  1. Cast group: Podemos afirmar então que este nível de maturidade 3 vem propiciando uma melhor entrega aos clientes?

Dolfini: Sim! O nível de maturidade 3 do CMMI associada às ações de lean production em nossas fábricas vem nos proporcionando saltos de qualidade e entregas mais ágeis e assertivas, e quem sai ganhando com nisso, são nossos clientes.

Para a Cast group, essa é apenas mais uma etapa na inovação e na incansável solução dos desafios das empresas, trabalhando a cada dia mais motivada para melhorar os processos de negócios com o intuito de trazer ganhos de produtividade, competitividade e transformação dos negócios de nossos clientes, de forma mais inteligente e inovadora.



 
Compartilhar

VER TODAS NOTÍCIAS >